Primeiras Leituras de 2017!

A The New Yorker separou os 11 melhores minutos do esporte em 2016. Estão lá um recorde mundial nos 400m e Usain Bolt em dose dupla!

Uma matéria incrível do The New York Times com um dos maiores fundistas amadores do mundo: o maratonista Ed Whitlock. É reconfortante ver que ele corre com tênis velhos, sem gadgets, sem massagem, alongamento, tênis especiais, planilha… nada! Muito bom seu perfil! *soube depois pelo Fausto Carvalho que a Folha de SP publicou a matéria em português.

Uma das provas que mais me impressionou nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro foi ver a dupla indiana que saltava em altura ainda que com graves problemas nos pés. Soube depois que havia um brasileiro na prova (só vi a parte final da final). Eis que a Globo faz uma matéria espetacular falando do brasileiro Jeohsah dos Santos e de sua treinadora. Demais!

Aqui um vídeo da Salomon com aquele que é apontado por muitos como o maior ultramaratonista de trilha da história, Kilian Jornet. Como bem me disse o Pedro Ayres quando me mandou o link, chama a atenção como um corredor tão talentoso e dedicado NÃO se considera corredor. Enquanto isso, um monte de pangaré aí que… ah, deixa pra lá! Eu fiquei com medo mesmo é só de vê-lo correndo em grandes alturas!! Do mal!

Um dia pretendo voltar mais ao tema que o treinamento de corrida é tão simples que é uma enorme receita de bolo (e isso não é ruim!). Basicamente, corrida em provas acima de 5km é sobre volume, constância/regularidade, paciência, baixo peso e dissipação de calor. O resto (planilha individualizada, periodização…) é muita espuma para pouco resultado. É como aquele cara que toma BCAA logo depois do treino, mas treina duas vezes na semana. É o cara que se preocupa com o 1% caro, se esquecendo dos outros 99%. O texto na Runner´s World de Alex Hutchinson com o Michael Joyner nos relembra de coisas que funcionam desde sempre: 20x400m e alguns poucos tiros longos de 3 a 5 minutos fortes dão resultado. Sempre. 100% das vezes. É das poucas regras que não encontram a exceção. Mas não falta corredor mais lento e treinador mais novo procurando e prometendo atalho.

Etiquetado

6 pensamentos sobre “Primeiras Leituras de 2017!

  1. Julio Cesar Kujavski disse:

    Muito inspiradora a história do Ed.

    Atentei para alguns detalhes, além dos que o Balu já citou: Ele parou de correr, por fatores diversos, durante um bom tempo algumas vezes durante a vida.

    E ao que parece nunca fez quilometragens astronômicas nos treinos

    Sendo assim, continuarei com meus 50 km semanais e algumas semanas de descanso durante o ano e deixo as km acima de 100 km por semana para os amadores mais “sangue no zóio”.

    E veremos quem de nós estará ainda correndo aos 70 anos de idade.

    * Outra coisa que achei legal: Ele considera os treinos uma chatice e não corre por motivos de saúde. Igualzinho a mim.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Achei meio maluco, digo, bem maluco, que ele treine 3 horas por dia.
    Será que a matéria está certa?
    E só corrida.
    Duplamente maluco.
    Mas é uma estória fascinante justamente por seu um freak, um anormal.

    Curtir

    • No NYT está

      “He runs laps for three or three and a half hours at a time, unbothered by traffic or the eternal inhabitants or the modern theories and gadgets of training.”

      É muita paciência…

      Curtir

      • Danilo Balu disse:

        Jornalista é uma praga…. em vídeo que coloquei aqui tempo atrás ele explica dizendo que faz alguns (não lembro qto) longos de ~3h30 e ritmo bem lento/confortável para maratona. Aí alongaram o longo de maratona como sendo treino diário dele…

        Curtir

  3. Nishi disse:

    Só digo duas palavras: Killian Jornet!!!!

    Curtir

  4. GILSON MARIANO NERY disse:

    Muito bacana a matéria do paraolímpico, ontem assisti ao vídeo no qual Haile faz 10km em 28′ com mais de 40 anos de idade. São exemplos de superação. Você poderia ser meu treinador no futuro. Aceitaria? No momento estou fazendo o treinamento de Daniels e estudando sobre o treinamento dos quenianos (More Fire). Abraço Balú! Agradeço pelas informações de qualidade que você compartilha.

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: