São Silvestre e posts livres como um taxista…

Faltam poucos dias para a maior e mais tradicional corrida do país, a São Silvestre (SS). É o tempo que falta também para surgirem entre jornalistas e colunistas de corrida posts e textos explicando que ela é intragável, ruim, mal organizada, que perdeu seu charme e uma tradição que nunca existiu. Personagens esses que coincidentemente não correm nada que não sejam as provas das concorrentes às quais pedem (e ganham) suas cortesias e seus kits-imprensa.

Eu tenho uma proxy nesse assunto: se colunistas de corrida dizem que X, eu escolho Y. É sempre mais seguro. Quando estão em bando, eles têm muito talento para escolher o errado.

A verdade, porém, é que a Yescom nunca teve muito estômago nem tempo para puxar o saco dessa gente, o que explica boa parte da má vontade deles com a empresa. Tivessem feito isso com a categoria, hoje não haveria muita crítica, porque você compra bem fácil o silêncio deles. Outro ponto, mais generalizado, é que o brasileiro ama odiar a Rede Globo e seus parceiros. Conheço quem assista a prova pela TV Gazeta (sempre dizendo a todos que faz isso), porque esse é um dos jeitos modernos de sermos rebeldes.

Pois se você para e tenta racionalizar uma avaliação da Yescom, verá que ela tem suas vantagens e desvantagens quando comparada às suas concorrentes. Preço: com exceção da SS, ela é mais barata que outras grandes provas no geral. Horário de largada: recentemente ela vem melhorando, ela não é pior que as demais. Claramente as críticas são limitações impostas pela TV. Quando você olha para Percurso e Hidratação vê que não há nada, absolutamente nada que tenha ocorrido com ela que tenha havido com enorme maior tolerância em outras provas.

Já corri inúmeras provas deles e até hoje paguei por todas. As que não contam com TV são mais baratas e tecnicamente IGUAIS as outras. Eles insistem em errar com a largada sem pelotões controlados, algo que ocorre frequentemente nas provas da Vetor ou Iguana, que por terem corredores mais experientes, parecem fluir melhor. Mas sempre, SEMPRE que você conversa sobre a SS, os corredores parecem ter memória curta… trazem episódios de quase uma década atrás para justificar sua não-ida. O corredor apela ao passional quando não sabe se explicar. Já os colunistas, jornalistas e blogueiros, para emitir sua opinião contrária, apenas olham ao taxímetro mesmo…

quanto-ganha-um-taxista

Etiquetado , , ,

13 pensamentos sobre “São Silvestre e posts livres como um taxista…

  1. Joao disse:

    Comentei isso no Twitter do CNA.
    Eu corri as últimas 3 SS, e a cada ano eles melhoraram um ponto em relação ao anterior.
    Pela mudança no trajeto desse ano, estão melhorando novamente (mais ruas largas e menos funis).

    Pessoas reclamam que não dá pra correr rápido na SS. Mas quem corre, corre pela festa. Tem que saber o que se espera da prova. Como comentei, uma amiga foi assistir O Aviador e saiu reclamando pois esperava um filme cult.
    Não dá, tem algumas coisas que valem pela diversão.

    Ah, esse ano estou inscrito novamente.

    Curtir

  2. Nishi disse:

    Eu gosto de assistir pela Gazeta. É o Wanderley Oliveira que comenta lá!!!

    Curtir

  3. Marcel Pracidelle disse:

    O bom de ver pela gazeta é que eles conhecem todos os espectadores pelo nome

    Curtir

    • Hahahahahahahaha! Melhor comentário!

      Curtir

    • Julio Cesar Kujavski disse:

      Uma vez assisti pela Gazeta e o locutor ficou bravo quando viu a elite passando por um atleta com deficiência (esta categoria larga antes) e ficou reclamando pq os batedores não tiravam ele do caminho da elite. ele achou que o cara tinha invadido a pista.

      Quer dize: Nem os funcionários da dona da prova sabem que existe um pelotão de atletas com deficiência que larga antes.

      E minha parte já fiz duas vezes, e por enquanto está de bom tamanho. Qualquer ano desses me dá vontade de fazer de novo, veremos.

      ** Outra coisa que acho divertido é lá pelo dia 29 e 30 de dezembro sempre tem alguns atletas de outros estados tentando treinar em plena Avenida Paulista. Alguns até tentam treinar forte. É bem legal de se ver.

      Curtir

  4. Corri a SS ano passado (2015), e a única coisa que realmente desaponta é a falsa largada em ondas que eles não controlam. Até tem os setores vermelho, amarelo e etc, mas não tem o controle. Tirando isso, a prova não teve nada que desabonasse.

    Curtir

  5. Marcelo Hideki disse:

    Do jeito que o Balu escreve parece que os corredores estão sempre errados e a Yescom está certa,mas lembro que muitos corredores/blogueiros reclamaram quando tiraram a chegada na Paulista e a organizadora nem deu bola,mas no ano seguinte retornaram com a chegada no prédio da Gazeta e também houve a bizarra entrega da medalha junto com o kit(também com muitas reclamações).
    Deixei de participar da SS ( e das provas da Yescom) há alguns anos,por não concordar com esse horário matutino,não vejo lógica em colocar uma prova desse tamanho em “dia útil”(esse ano cai no domingo) e ainda tendo que interditar e desinterditar ruas duas vezes no mesmo dia e também perdendo audiência na tv e público na rua.

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      Eu? Eu não! Sou cliente! Quero o que é meu, aquilo que paguei e quero mais é que as empresas se danem! Podem abrir e fechar… quero só é correr a prova que escolhi e pela qual paguei!
      Reclamaram qdo tiraram a chegada da Paulista (o maior erro já feito no percurso)… O lance das medalhas foi SETE anos atrás! SETE! E falam como se tivesse sido em 2014… Isso aí é rancor, já… não é crítica….
      Sobre o horário, é coisa da Prefeitura de SP… daqui a pouco vcs vão reclamar que é culpa da Yescom que é todo dia 31… Parece ser ruim ser de manhã qdo de tarde ou de noite seria bem trash demais… por mim, seria era 8h00! É por logística oficial que seja de manhã, é pela TV que é às 9h00. Mas vcs reclamam com a parte fraca da corda…

      Curtir

      • Marcelo Hideki disse:

        Eu faria a largada as 17:30 e um percurso que possibilitasse o maior número possível de espectadores nas ruas,mas acho mais fácil criarem as opções revezamento e 5 km de caminhada,aí chegará fácil nos 50 mil inscritos.
        Sobre ser de manhã,acredito que seja ordem da TV Globo,a prefeitura apenas obedece

        Curtir

  6. Alexandre Borges disse:

    Da Yescom só corro a SS, o restante nem se ganhar o número e mandar me pegar de Uber em casa! Eles não estão nem aí! Pra ficar ruim tem que melhorar muito! Escrevo depois da corrida, fiquei sem água no km 4. Tive que parar em um posto na Duque de Caxias e comprar, a gente vai porque gosta do apelo da corrida, o resto é conversa

    Curtido por 1 pessoa

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: