Sobre Periodização, Mo Farah e Melhores do Ano

Amanhã sai aqui no blog a premiação anual do Recorrido Awards, que elege os melhores do ano em diversas categorias sobre o mercado de corrida! Não se esqueça de conferir nesta 3ª feira!!

 

Antes disso, na semana passada recebi do Adolfo Neto um texto SENSACIONAL explicando o que há de fato e especulação no treinamento de longa distância atualmente. Confirma MUITO do que já foi dito aqui neste blog e ainda me conforta saber que vai muito com o que penso: volume e constância têm pesos enormes. Mais. Treinamento de alta intensidade (intervalado), que muitos hoje reenvelopam como HIIT, está por aí faz muitas décadas, por isso não queiram reinventá-lo facilmente, vocês provavelmente não irão conseguir.

Mais ainda. Periodização provavelmente funciona, mas é sobrevalorizada. Quem acompanha modalidades de quadra ou acompanha atletas profissionais percebe que eles treinam o ano inteiro e TÊM que estar prontos para competir vários meses ao ano, já que vivem ($$) disso. Por fim, polimento e treinamentos em altitude, calor, etc, são a cereja do bolo que são importantes SE você fez TODO o resto bem e direito. Joga pelo ralo todo aquele papo aborrecido que o treinador vai planificar sua temporada. Treinador tem que calcular carga, motivar e não deixar você fazer barbeiragem.

O texto é MUITO bom!

Uma das coisas que mais ouvi, no sentido de crítica mesmo, quando falei tempo atrás que treino de corrida é tão fácil que é receita de bolo (e que isso não é ruim por si só) é que não seria verdade porque os treinadores podem planificar e periodizar o treinamento. Poucas coisas a meu ver são tão sobrevalorizadas quanto esta suposta capacidade que uma assessoria teria. A impressão que passam é que sem isso, algo de bom não sai. E no texto, uma das coisas mais bem explicadas é como não sabemos o peso real da periodização, que parece ser fumaça em amadores. É a tal mania de dar importância àquilo que não sabemos se funciona, e quando damos prioridades a várias coisas, deixamos de lado aquilo que realmente conta (volume e consistência). Um dia volto ao tema!

 

Abaixo o trailer do documentário sobre Mo Farah que vai sair direto em DVD… No Easy Mile!

Etiquetado ,

16 pensamentos sobre “Sobre Periodização, Mo Farah e Melhores do Ano

  1. Hélio Shiino disse:

    (…) Por fim, polimento e treinamentos em altitude, calor, etc, são a cereja do bolo que são importantes SE você fez TODO o resto bem e direito. (…)

    – Treinamentos em altitude –
    Todo fim de ano eu escrevo uma Carta para o Bom Velhinho pedindo mais um pulmão mas nunca sou atendido…
    Elevation Training Mask – Funciona ou é mais um acessório placebo?
    Ciaran Fairman contesta.

    Curtir

  2. Julio Cesar Kujavski disse:

    Acho engraçado quando ouço um corredor amador falar que está fazendo ou vai fazer “polimento”, como se isso fosse mudar alguma coisa.
    Aliás outro dia li em algum lugar um corredor falando que teria um polimento de uma semana. What ?

    Mas até entendo esse lance de corredor amador tentar imitar corredor profissional, falando em periodização, polimento, e tem muitos que até gostam de falar que estão “lesionados”. São como papagaios repetindo o que ouvem de atletas profissionais. É até bonitinho.

    Curtir

  3. Julio Cesar Kujavski disse:

    Balu, aproveitando o ensejo sobre treinamento:

    E sobre treinar na hora que será a prova ? Será que influencia ou é bobagem ?

    Tenho uma corrida de 5.000 mt em dezembro que será bem no meio da tarde. Será que seria interessante eu fazer todos os treinos às 15:00 hrs de hoje até lá ?

    Curtir

  4. Carlos Tomita disse:

    Melhor matéria que vi nos últimos tempos (https://www.researchgate.net/publication/310725768_Seiler's_Hierarchy_of_Endurance_Training_Needs), ainda mais que tem poucas palavras e muitos gráficos e tabelas auto-explicativos… vou aproveitar muito…

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: