Leituras de 2a Feira

Qual a melhor distância a ser treinada? Temos uma obsessão pela maratona que tem sua explicação. Faço um adendo. Quando eu dava treinos para universitários, eles corriam provas de 3.000m e 5.000m, a maior distância em competições regulares dessa turma. O treino era pancadão… tiros, quase todos acima da velocidade de competição, pouco volume, força, longo de (no máximo) 14km… sem rodar lento igual peru como fazem uns 95% do pessoal de assessoria. Quando eles iam nas raras vezes correr 10km, giravam em 35´, 36´… sempre abaixo dos 40 minutos, sonho de muita gente. Quer melhorar seu 10km? Melhore seu 5km, afinal, quem corre isso em 18´, vai ter mais chance de correr 10km em 40´ do que aquele que faz 5km em 20´. Quando você melhora o 5km, você melhora seu 10km. Quando melhora seus 10km, sua Meia Maratona fica mais rápida. Pra ir dos 5km aos 21km, basta que jogue uns treininhos de volume e pronto! Tudo muito lógico, certo? Para os 42km fazemos o contrário, esquecemos a intensidade, vai entender… Escrevi tudo isso para fazer a introdução de um texto do 538 que defende o 5km como a melhor distância a ser treinada. Não consigo pensar diferente… Tento, mas não consigo…

O UOL publicou um ensaio bacana com atletas olímpicos registrados pelo famoso fotógrafo J. R. Duran.

Aqui um curto vídeo teaser do New Balance Nationals Outdoor!

Longo texto do The New York Times mostra a lama da corrupção, incompetência e incapacidade da WADA de combater o doping generalizado e endêmico no atletismo.

Um belo comercial da Gatorade estrelando um de seus maiores astros, Usain Bolt!

Etiquetado ,

25 pensamentos sobre “Leituras de 2a Feira

  1. Julio Cesar Kujavski disse:

    Balu, me identifiquei totalmente com seu texto de hoje.

    Não tenho paciência pra ficar correndo 3 horas a 5´00″.
    E tem gente que consegue e gosta de ficar rodando a 5´30″, 6´00″, 6´30″ durante horas e acha isso o máximo.
    Eu acho o máximo da chatice.

    Gosto de treino curto e intenso, e meu treino longo hoje em dia está difícil de chegar nos 12 km.
    Saio pra rodar 12 km e no meio do treino sempre mudo pra 10 km ou 9 km.
    Ontem era pra rodar 10 km ou mais, na hora mudei pra 8 km, sendo 5 de rodagem e os últimos 3 km de moderado pra forte.

    Sei que pra correr bem maratona precisa rodar, mas o pessoal sobrevaloriza os longões, e geralmente fazem longões demais e lentos demais.
    Chega na hora da prova a maratona sai lenta, porque o cara só treinou lento, e só sabe correr lento.

    E sobre os 5 km, faz algum tempo que é a minha única prova.

    A minha maratona mais recente foi em 2014, meia maratona apenas uma e também em 2014. Prova de 10 km não lembro qual foi a mais recente, faz bastante tempo. Só estou fazendo provas de 5 km e 5.000 mts.

    Correr maratona é chato.

    Curtido por 2 pessoas

  2. Nishi disse:

    Lembrei dos meus tiros de 200m e 400m quando tava treinando pra Comrades. 24 tiros de 200m dá “só” 4,8k, mas eu terminava em um estado de semicoma… pra Comrades? Ééééé…

    Curtir

  3. Tertu disse:

    Minha prova preferida é os 5 km. É uma prova rápida: uma pessoa normal que treina pelo menos 3 vezes por semana vai terminar em menos de meia hora (provavelmente). Além disso, não precisa exagerar nos longões. Aliás estou seguindo o plano intermediário do Daniels: meus treinos de limiar são mais longos que os “longos” (que não passam de 9 km).

    Curtir

  4. Desde 2012 comecei a treinar com foco nos 42Km, mas ainda assim, buscava melhorar a velocidade nos 10 e 21 em pelo menos um periodo do ano. Esse ano as Maratonas já foram e agora, quem sabe só em 2017 ( ou mais pra frente). Eu gostei de treinar para Maratona, nem acho longão tão chato ( principalmente se for progressivo ou em ritmo de Maratona), mas não ter uma Maratona próxima ou com alguma despesa já desembolsada é algo muito libertador…rsrsrsrsr
    Tô treinando até mais leve, bem menos volume e com foco nas distâncias mais curtas (5km /10km). Indica algum 5km rápido e aferido, bom como a Tribuna nos 10km??? Sempre vejo que as provas ou tem mais ou tem menos que 5km. Acho que o jeito vai ser tomar chapeu ( alguns??) em alguma prova de pista…. Abs

    Curtir

  5. Faísca disse:

    Boa professor! penso assim… “senta a bota!”

    Curtir

  6. Ralph disse:

    Sem questionar o ser saudável ou não, acho que no fundo, existem muitas pessoas que tem preguiça de treinar pra maratona. Tem preguiça de fazer longão, preguiça de rodar e usam como desculpa pra dizer que não gostam, que é chato e tal.

    Mas eu suponho que se pudéssemos pegar a sinceridade de todos e perguntar a qualquer corredor amador (pangaré como eu), o que ele preferia:
    Ser sub-40 nos 10k ou sub-3 na maratona (usei esses tempos como referência), acho que, se não fosse possível mentir, o sub 3 na maratona ganharia, por vários motivos.

    Off topic; Queria saber como é “tentar pensar diferente”….rs

    Curtir

    • Julio Cesar Kujavski disse:

      Minha preguiça pra maratona veio depois de ter completado 18 delas. Quase todas abaixo de 3:30.

      Só no ano de 2004 corri 5 ou 6 maratonas, emendava uma na outra, cheguei a fazer duas em 21 dias.

      Hoje em dia sinceramente acho uma prova de 5 km bem mais divertida. É uma pancada só, com falta de ar e pernas queimando durante 19 minutos ou menos. Acabou, dá pra tomar uma cervejinha e no outro dia já treinar novamente.

      E nem precisa ser “guerreiro” e ter muita “superação”.

      Curtido por 1 pessoa

      • adrianapiza disse:

        Concordo, mas para mim bastaram 2 maratonas para dar essa preguiça. Também sou das mais curtas e velozes, intensas! Apesar de achar que até machucam mais do que correr muito e lento (com o pé meio ruim que estou basta um tiro de 1000 para mancar por 2 dias, mas se rodar 10, 12k lento não manco).
        Tem gente que faz longão parando para comer, beber, parada mesmo de 10 minutos. Pra mim já era, isso já contaria como 2 corridas com intervalo e não um longão.

        Curtir

      • Danilo Balu disse:

        Longo que parou por mais de 3min pra mim é passeio…

        Curtir

      • Hélio Shiino disse:

        “É uma pancada só, com falta de ar e pernas queimando durante 19 minutos ou menos.” (Julio Cesar Kujavski)

        Julio Cesar Kujavski, me lembro a +/- 1 ano e meio a 2 anos atrás que você havia feito um comentário-pergunta em um Post do Blog de como você poderia conseguir baixar dos 19min. Pelo seu comentário atual vejo que conseguiu baixar dos 19min. Meus Parabéns! Muuuito Bom!

        No fim de cada prova a gente sempre lamenta ou por ter faltado pernas ou por ter faltado pulmões. Será que as 2 coisas acontecem igualmente??? Na maioria das vezes, se eu tiver bem treinado, faltará ar no fim das provas. Claro que também chego com a musculatura da perna queimando, mas a falta de ar, você querendo puxar o ar e não vindo… é alucinante.

        Julio Cesar Kujavski, tão difícil quanto correr uma prova de 5K, também acho complicado decidir quanto tempo antes da largada começar o aquecimento (trote / corrida leve / alongamento dinâmico). Também qual a distância e a intensidade do aquecimento. É uma equação de várias variáveis. Devemos elevar o batimento cardíaco até qual percentagem do batimento de corrida? Elevar o cardio respiratório, vascularizar os músculos…
        O que torna complicado é a temperatura no dia da prova. Meu corpo superaquece muito rápido. Pode estar fazendo 20º~22ºC que, depois de um aquecimento, já me posto na Largada suando em bicas. Mas isto não sinaliza que eu estou cansado.

        Curtir

      • Danilo Balu disse:

        Só um cuidado…. a sudorese não é um identificador de boa/má forma… o bem treinado sua menos eletrólitos e começa a suar “mais tarde” porque melhor condicionado. Mas esse momento X não é sinal de fadiga, mas de controle de temperatura.

        Curtir

    • Danilo Balu disse:

      Sub-3h é mais difícil que sub-40…. por isso preferem o primeiro…

      Curtir

      • Ralph disse:

        O que quis dizer não é que é mais difícil, mas o que tem mais status…..
        Se alguem (hipotéticamente, claro) chegasse pra um corredor amador e dissesse “Eu te transformo em um sub 40 nos 10k ou sub 3 na maratona”, o que vc escolheria? Pelo status, acho que a maratona venceria.

        Curtir

    • Lia Campos disse:

      Ralph, no fundo, a preguiça vem do não gostar, né não?
      Eu, pelo menos, não tenho preguiça de fazer o que gosto.
      Já a maratona…
      Não gosto, logo, tenho preguiça .
      Ou, tenho preguiça, logo, nao gosto. 🙂 🙂 🙂

      Mas preferiria ser sub 3 nos 42km haha

      Curtir

  7. O Matt Fitzgerald Publicou um livro há algum tempo dizendo que a proporção ideal seria 80/20. 80% de rodagem e 20% de treinos intensos (tiros, fartlek, etc). Isso como regra para qualquer distância de 5k pra cima.

    De resto ainda estou pra conhecer esse mítico maratonista que corre “pela saúde”. Todos os que conheço dizem que correm maratona pelo desafio, como motivação para se exercitar ou algo assim. Se for pela saúde acho que todos sabem que algo em torno de 40 km de treino por semana é mais do que suficiente. A maratona é o “Everest do homem comum”. E ninguém nunca disse que escalar o Everest é saudável…

    Curtido por 1 pessoa

    • Adolfo Neto disse:

      Muito bem colocado, Daniel. Maratonista não corre pela saúde. Basta ler o livro do Drauzio Varella: Correr. Mas ele também diz que os treinos que faz para maratonas os ajudam a trabalhar e a manter-se saudável.

      Curtir

  8. Nishi disse:

    Ah, a discussão sobre maratona, a velha confusão entre o mais e o melhor… bom, pelo texto, não tem desculpa: tem que treinar bastante intensidade pra baixar tempo, qualquer que seja a distância.

    Agora, se o negócio for só completar, a diferença é que terminar uma maratona “pra completar” é mais difícil que terminar um 5km “pra completar”. Até porque tem muito 5km que nem tem 5km…

    Curtir

    • Julio Cesar Kujavski disse:

      Ué, mas caminhando e dando uns trotinhos, parando pra ir no banheiro, tirar foto, beber água, bater papo, também dá pra “completar” uma maratona dentro do tempo “oficial”, que geralmente e de 6 horas.

      Mas quem apenas “completa” 5 km não fica se vangloriando e sendo herói e guerreiro, já quem “completa” uma maratona…….

      Curtir

  9. Adolfo Neto disse:

    Interessante é que tenho gostado dos 5Km mas por razões bem diferentes das suas ou da Christie Aschwanden (do 538). Já fiz prova de 5Km sem dignidade, isto é, me esforçando demais, respirando a maior parte do tempo pela boca, terminando acabado. Em alguns casos fiquei doente depois da prova.

    Hoje minha ideia é fazer provas com dignidade, num ritmo mais lento do que antigamente, mas terminando bem. Como isso provavelmente vai me fazer terminar a prova em 30 a 35 minutos, e sempre me aqueço antes das provas (10-15 minutos) e desaqueço (5-10 minutos), uma prova de 5Km é mais do que suficiente para me testar.

    Curtir

    • Ralph disse:

      Gostei da idéia da “dignidade”. Penso assim também. O que mais se vê é a busca pelo tempo, independente do jeito que se termina. Nem sempre sua melhor prova é a do melhor tempo.

      Curtir

  10. Marcel Rodrigues disse:

    Corri minha primeira maratona há duas semanas.
    O que percebi é que o grande difencial da maratona, é o fato de ser uma prova bem tecnica e que requer estratégia para conseguir recordes pessoais. Por ser uma prova bem longa, é uma prova que tudo pode acontecer, se começou forte demais vai pagar no final, se treinou +ou- vai sofrer para terminar. Hoje com o GPS(pace médio em tempo real), essa parte tecnica da prova fica meio que mais facil de executar, mas fico imaginando com seria desafidor correr uma maratona sem GPS, tentando um recorde pessoal. Sei que em distancias curtas também tem muita tecnica e muita estratégia, mas tenho a impressão que na maratona isso é maior.

    Curtir

    • Hélio Shiino disse:

      “O que percebi é que o grande difencial da maratona, é o fato de ser uma prova bem tecnica e que requer estratégia para conseguir recordes pessoais.” (Marcel Rodrigues)

      Nunca corri uma Maratona mas acredito que durante o percurso tenhamos tempo suficiente para aplicar diversas estratégias como você bem disse. E além de poder aplicá-las, visualizá-las, “sobre a mesa”, todas as estratégias elaboradas durante o treino. Já a de 5K, não sei se alguém teria a capacidade de variar a estratégia durante a prova por sê-la quase que um tiro. Acredito que a dica para saber qual utilizar é, na largada, observar qual são os seus adversários.

      “Por ser uma prova bem longa, é uma prova que tudo pode acontecer, se começou forte demais vai pagar no final, se treinou +ou- vai sofrer para terminar.” (Marcel Rodrigues)

      O outro extremo também. Se começou lento demais, não terá como correr atrás do prejuízo.

      “Hoje com o GPS(pace médio em tempo real), essa parte tecnica da prova fica meio que mais facil de executar, mas fico imaginando com seria desafidor correr uma maratona sem GPS, tentando um recorde pessoal.” (Marcel Rodrigues)

      Menos GPS e mais feeling de esforço que está se aplicando. (risos)

      “Sei que em distancias curtas também tem muita tecnica e muita estratégia, mas tenho a impressão que na maratona isso é maior.” (Marcel Rodrigues)

      Como eu disse acima, acho que na Prova de 5K não lhe permite tempo hábil para mudança de estratégia. É o que eu penso e também é o que diz a minha experiência.

      Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: