Leituras para a Páscoa

As 9 melhores cenas de corrida de perseguição no cinema!

Off-topic: uma das ideias toscas que perduraram na Nutrição por décadas foi que o consumo de vitamina C ajudaria em resfriados. Se na Nutrição e Medicina estudassem mais matemática, descobriríamos que a regressão à média explica muitas das mazelas das Ciências da Saúde. Sempre que alguém diz que um sedentário deve procurar “um profissional habilitado”, eu me contorço em um princípio de úlcera. Um sujeito assim precisa se movimentar, colocar obstáculos nessa decisão somente piora. De qualquer jeito. Ele está tão mal, mas tão mal, que dar cambalhotas 15 minutos ao dia o fará melhor. Um treinador nesses casos funciona quase como um auxiliar animando um auditório de programa dominical. Adaptando Voltaire: o papel do treinador consiste em divertir o cliente enquanto é a natureza que faz o resto. Escrevi tudo isso para deixar com vocês um texto ESPETACULAR. Nele, o autor explica como placebos nem são tão fortes, é a regressão à média que faz tratamentos ruins (fisioterapeutas picaretas, treinadores ruins, nutricionistas vendedores de martelo…) parecerem que têm alguma serventia.

Se você gosta de atletismo de alto nível e história leia a ótima matéria do The Japan Times sobre a saltadora romena Iolanda Balas! Nessas horas sinto quase que como justiça sendo feita…

Off-topic 2: cientistas destacados podem atrasar a… ciência!

A série A Seeker Story feita pela fabricante Saucony segue este ano! Desta vez o primeiro filme que vi foi o do americano Ben True. Sensacional! *dica do Sergio Rocha.

Um curto vídeo falando sobre uma equipe de corrida, o NJ-NY Track Club.

Se você é daqueles que vive dizendo que no passado era melhor, que o dinheiro acabou com o atletismo maroto, moleque, improvisado; talvez devesse assistir abaixo à chegada da Meia Maratona de Nova Iorque. No feminino a Molly Huddle deu uma cutuva malandra de U$10.000! O que eu acho? Que foi mais ingenuidade da queniana do que maldade da americana. A rua, ao contrário da pista, é enorme, se você põe o cotovelo e alguém quer dar uma bocada nele, azar o dessa pessoa. Cansei de dar (tomar não porque não sou tonto), só nunca ganhei tanto por tão pouco. Confira a partir dos 55 segundos!

Etiquetado ,

3 pensamentos sobre “Leituras para a Páscoa

  1. Rafael disse:

    Acabei de comprar vitamina C, para ajudar no resfriado kk.
    Balu, fica a sugestão, de um post sobre sua opinião a respeito do percentual de gordura no corredor e os métodos de medição: Adipometro, bioimpedânciae outros.
    Gosto de ir no nutricionista, para fazer esse acompanhamento. Falam que um corredor amador deve ter no mínimo 12%, procede? mais uma invenção? kk
    obrigado

    Curtir

  2. adrianapiza disse:

    Só hoje li o texto sobre o efeito placebo e regressão à média. Gostei muito! Gostaria muito de ter tido mais matemática nos cursos de graduação que fiz. Sempre busquei aprender um pouco mais sozinha, mas ainda tenho que aprender muito! Faz muita falta, e sim, são absolutamente fundamentais, embora grande parte dos profissionais não ache…

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: