Leituras de 3a Feira

*o Recorrido voltou antes do que eu mesmo imaginava… quase segurei este post só para o de ontem não perder a razão… Mas NÃO se acostume!! (risos)

A Outside tenta explicar os motivos que levam a Meia Maratona a prova mais desejada nos EUA.

No Globo Esporte o emocionante depoimento da velocista paratleta Terezinha Guilhermina no quadro Minha Medalha.

Meio” Off-topic: empresas de alimentos distorcem a ciência e moldam a Nutrição. Conheço professor universitário que prescreve e vende suplementos, mas não enxerga essa prática como conflito de interesse. A Ciência da Nutrição é quase um folclore, o que ela nos ensina indiretamente na corrida é que você jamais deveria ouvir opinião de treinador sobre tênis quando ele é patrocinado, por exemplo. Jamais. Ampliando a toda a categoria, repare quantos poucos deixam claro que o exercício é uma péssima ferramenta de perda de peso. Às vezes o discurso moldado/pago/patrocinado não é nem tanto pelo que é dito (“compre o tênis M”), mas pelo que NÃO é dito (“correr é ineficiente no emagrecimento”).

Alerta piada: Estudos mostram que correr escutando música aumenta o seu desempenho até o momento em que um carro o atropela por você não conseguir ouvi-lo chegando.

Eu estava receoso de ler este artigo da Runner´s World sobre estratégia mental durante provas porque tinha cara de receita vagabunda de bolo, mas é bom ver que deixa muita coisa em aberto em um tema tão complexo e fascinante. Tem duas coisas que já percebi MUITO em meus muitos anos competindo: na hora que o chicote está estalando nos metros finais, o melhor a fazer é você jogar pros bastidores do cérebro aquela sensação horrorosa/maravilhosa de dor e ficar pensando: “técnica, técnica, técnica”. A outra é que correr atrás colado de um pelotão conserva energia mecânica (vácuo!), mas o maior benefício ainda é o fato de você poder correr com o “cérebro desligado”, olhando a paisagem, relaxado (conservando mais energia!) porque tem alguém fazendo o trabalho sujo de controlar o ritmo por você. E indiretamente é mais uma ode contra “muito GPS”, ele seria muita informação inútil que mais atrapalha do que ajuda.

Longa-Leitura off-topic: comer não é apenas físico-químico, mas também psicológico. A Nutrição ainda engatinha no assunto, se quiser entender melhor como a indústria já domina essa arte, volto a recomendar o excelente livro Sal, Açúcar, Gordura de Michael Moss. *dica do Luis Oliveira!

Novo comercial da Under Armour dessa vez na linda Islândia, que pelo jeito não conseguirei visitar antes de meu retorno. *dica da Adriana Piza.

Etiquetado ,

2 pensamentos sobre “Leituras de 3a Feira

  1. Marcos disse:

    Sobre estratégia mental. Dessa vez involuntária, que deve ser a que dá mais resultado. Estava chegando no último km de um 10k domingo passado junto com mais dois caras. Aí passa de bike um conhecido de um desses que estava correndo junto comigo e solta: “está cansado fulano?”. O cara estava cansado mesmo, mas eu respondi: “Não. Estamos só brincando.”. O cara da bike ficou sem graça, mas o fato é que após isso eu fechei o último km 35 seg mais rápido que o 9º. Não sei se esse fato ajudou ou não, mas deve ter interferido algo. Além disso, ficou claro que podia ter forçado mais antes, mas como há um ano não corrida uma prova, fiquei satisfeito.

    Curtir

  2. Estevam disse:

    Valeu pela dica do Michael Moss. Por acaso encontrei essa matéria do The Guardian que fala do patrocínio camuflado pela Coca Cola do “Global Energy Balance Network”, entidade “sem fins lucrativos” que recomenda mais exercício em detrimento de menos junk foods como solução para a epidemia de obesidade. (http://www.theguardian.com/society/2015/aug/11/obesity-junk-food-exercise-global-energy-balance-network-coca-cola).
    Alarmante!

    Curtido por 1 pessoa

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: