Leituras de 2a Feira

Estariam os novos corredores apenas interessados em diversão e pouco em desempenho? Não é bem o que aponta uma nova pesquisa americana! Os novos corredores, à sua maneira, querem sim correr “bem”.

Um levantamento diz ser possível prever o condicionamento físico de alguém com 70 anos em função do quão fisicamente ativa a pessoa é no ensino médio. Pois uma lógica que nos parece tão clara que parece inegável é que aulas de Educação Física fariam as crianças fisicamente mais ativas. Será? Uma dica excelente do Adolfo Neto mostra que escolas com mais aulas de Educação Física aumentariam apenas… a quantidade DE HORAS de Educação Física! Ou seja, há um efeito compensador: mais ativo na escola, mais sedentário em casa e vice-versa. O ser humano é SEMPRE mais complexo do que as lógicas rasas. A ideia de que seríamos uma potência olímpica E um país saudável com aulas nas escolas não sobrevive muito a uma pesquisa mais cuidadosa…

shoe_count_ustrials2016Na Maratona de Los Angeles, dessa vez no sábado, quais marcas foram as mais usadas entre os atletas da seletiva americana? Brooks, Nike e adidas, nessa ordem! Clique para ampliar a imagem ao lado, roubartilhada do Eduardo Suzuki do Tênis Certo! *sim, o patrocínio tem grande peso na escolha das marcas, sei disso… 

Alguns dias atrás falei de um texto do The New York Times que debatia como se lesionar menos correndo. Basicamente correndo mais delicadamente, um dos princípios indiretos do minimalismo. O problema é que ele simplificava uma solução que está longe de ser única. Aqui Alex Hutchinson explica o porquê não é tão simples sem nem precisar citar a multifatorialidade do assunto.

Uma pegadinha que seria divertida se não fosse pela primeira parte, a ideia idiota de fazer de bobos corredores da Maratona de Los Angeles, o resto foi interessante!

Abaixo confira o vídeo pós-prova da Maratona de Curacao 2015. Cenário incrível! *dica do Correr pelo Mundo.

Etiquetado ,

2 pensamentos sobre “Leituras de 2a Feira

  1. Nishi disse:

    Eu chutaria uma coisa básica: aumentou a base de corredores, aumenta o número absoluto de corredores ditos “sérios” e de corredores “for fun”. A questão é saber qual a proporção de cada uma dessas categorias…

    E os 5km que corri em Curaçao em férias anos atrás me fizeram pingar de suor só de pensar nos 42km por lá…

    Curtir

  2. adrianapiza disse:

    Não me parece uma boa medida quantificar a participação de corredores em vários tipos de eventos para concluir se a corrida é por diversão ou não. É possível e acredito que muita gente corra desde 5k até maratona por diversão também.

    Acredito que pessoas mais ativas quando jovens tendem a manter isso no futuro, como o primeiro artigo sobre o tema conclui. Não acredito que impor atividade física na criança irá resultar em um adulto ativo…

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: