O retrato das Maratonas Brasileiras (2015)

Finalmente terminei o retrato das Maratonas Brasileiras em 2015. No infográfico que postei aqui você tem uma análise dinâmica dos números das provas brasileiras e da participação amadora brasileira nas principais e maiores provas internacionais. Alguns dados interessantes:

  • NUNCA tivemos tantas provas! Foram 19 em 2015! Cinco a mais que 2014, que já era o recorde anterior.
  • Foram mais de 15.000 concluintes no país, um recorde absoluto!

  • Aumento de mais de 23% nos concluintes!

  • NUNCA houve tantos homens nem tantas mulheres correndo 42km no país.

  • Outros mais de 5.000 brasileiros concluíram a distância no exterior!

  • Graças principalmente à Maratona do Rio de Janeiro, as mulheres lentamente vão chegando a 20% dos concluintes totais.

  • Excluindo-se nossas 4 provas grandes, as 10 provas com mais brasileiros no exterior reúnem mais brasileiros do que 15 aqui!

Outras observações. Pela primeira vez o crescimento nas provas aqui supera o de brasileiros no exterior (23% vs 17%). A razão talvez a presidente Dilma saiba explicar. Apesar dos números positivos, a distância ainda está MUITO longe de ser um sucesso aqui, não se empolgue assumindo dívidas achando que vai ficar rico organizando uma prova complexa como são os 42km. Há enorme chance dela ser um retumbante fracasso de público. Assim como em 2013, é a prova carioca quem impulsiona os números.

O maratonista brasileiro médio é homem, que corre em pouco mais de 4h14 e tem 50% de chance de correr sua prova no Rio de Janeiro ou no exterior!

Por fim, fica novamente meu convite para você ver o infográfico completo aqui!

maratonas 2015

Etiquetado , , , , , ,

16 pensamentos sobre “O retrato das Maratonas Brasileiras (2015)

  1. Breno disse:

    Excelente levantamento, Balu! Ao que tudo indica, o Rio caminha a passos largos para ser definitivamente A maratona tupiniquim, com merecimento, diga-se de passagem: organização sem percalços e percurso bem atrativo visualmente. Outro dado que me chamou a atenção foi o tempo mediano de Porto Alegre, 3:49 para homens é bem forte, acredito que poucos maratonas no mundo entregam um resultado assim, ou seja, não precisamos ir muito longe mesmo para quem busca performance. Em 2016 planejo entrar nesses dados, só não sei em que prova ainda…

    Curtir

  2. Excelente! Mas a Uphill Marathon conta? Ela é uma prova de rua? Teve percurso aferido? Porque se for para considerar prova de montanha de mais outras.

    Curtir

  3. Flowers disse:

    Off-topic: é possível receber emails com os post publicados?

    Curtir

  4. Igor Oliveira disse:

    Feliz por saber que tô sempre melhor que a média (Vou mandar isso pra namoradinha pra ela ver que não é fácil acordar as 5 da manhã pra comer torresmo rs)

    Curtir

  5. Marcelo Hideki disse:

    Os números da Maratona do Rio são impressionantes,ainda mais se lembrarmos que ela não tem transmissão pela TV(diga-se Rede Globo),ou seja é no boca a boca dos corredores(e turistas também).

    Curtir

  6. adrianapiza disse:

    Belos números!
    Impressionante o crescimento de concluintes nesse ano de 2015! Quanto as maratonas estrangeiras, Buenos Aires prece que sempre foi procurada, justifica-se pela proximidade. Santiago também cresceu muito ano passado, talvez pela crise…O crescimento Disney assusta…
    Em relação às maratonas brasileiras menores, muitas delas para atrair mais gente ao invés de adicionar outras distâncias junto com a maratona, possibilita a categoria duplas, quartetos, octetos….além da solo, que acaba às vezes tendo quase ninguém! Acho que nem precisa citar a mediana nesses casos. Se não me engano, nessa de Piracicaba houve apenas 2 concluintes na categoria solo feminina, foi isso?

    Curtir

  7. Nishi disse:

    Dois destaques no levantamento, pra mim: o grandes crescimento de brasileiros em Santiago e a estagnação de São Paulo ao longo dos anos. E achei interessante também o número de 100 brasileiros em Boston, a maior parte, creio eu, se classificando por performance.

    Curtir

  8. […] sobre os dados que postei aqui no Recorrido referente às Meias Maratonas brasileiras, das Maratonas nacionais e das 50 maiores corridas de rua do país. Faltava tempo, mas […]

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.