Leituras de 2a Feira

É AMANHÃ! O anúncio oficial do Recorrido Awards 2015, o mais importante e renomado prêmio do MUUUNDO que elege os melhores da corrida no ano! AGUARDEM!!!

*********************************

Um documentário obrigatório contando sobre a superioridade e a recente tradição queniana na longa distância. Aqui você assiste ao Born to Run!

A Raquel Castanharo ao lado do Alexandre Lopes são os 2 fisioterapeutas a quem recorro quando o assunto é fisioterapia na corrida. Não que não haja outros muito competentes (meu amigo Gustavo Gonçalves, menos envolvido com corrida, é meu terceiro consultor), mas esses ouço sem titubear. As coisas que saem sobre fisioterapia em publicações e portais são de assustar. Então deixo aqui o blog da Raquel que tem um conteúdo tecnicamente beirando o impecável. Ela é das poucas que sabe a tentação que é cair em conflitos de interesse e toma seus cuidados pessoais para não se trair.

Correr provas em pelotão é uma das condições mais simples para você se ajudar na busca por um recorde pessoal. Aqui a Runner´s World fez uma matéria com dicas.

Mês passado eu falei sobre o peso da data de nascimento no futuro dos atletas no atletismo (quanto mais cedo no ano, mais chances de obter melhores posições no ranking). Agora Alex Hutchinson traz estatísticas sobre os maratonistas com índice olímpico. Como era de se esperar, nascer em janeiro pode dar uma forcinha a mais… bela análise!

Texto excelente da Daily Relay contando sobre o talentoso Andrew Jordan, garoto que faz miséria correndo sem quase treinar tiros desafiando o senso comum.

Off-topic: abaixo o vídeo do YouTube com a retrospectiva dos vídeos mais acessados no ano. Estou ficando velho, não peguei mais do que 3 referências…

4 pensamentos sobre “Leituras de 2a Feira

  1. Adolfo Neto disse:

    Sobre o vídeo do Youtube:

    1. O pessoal jogando o nosso futebol na praia é uma referência ao vídeo de Cheerleader (a música do jamaicano O.M.I. toca no início)
    2. Depois tem uma referência ao Silento.
    3. Por um milissegundo (ou um pouco mais) apareceu o pessoal do Porta do Fundos (e um cara que deve ser de outro canal brasileiro)
    4. Apareceu o genial John Oliver do Last Week Tonight (já viu este https://www.youtube.com/watch?v=pX8BXH3SJn0 ?)
    5. Tem a música daquele vídeo do Avicii recontando de forma ficcional a criação da nova forma de salto em altura

    Enfim, meio decepcionante pois achei que o foco foi mais nos grandes vídeos de música e não naquilo que é realmente interessante no Youtube: pequenos vídeos independentes.

    Curtido por 1 pessoa

  2. adrianapiza disse:

    Quando você falou do peso da data de nascimento no futuro dos atletas usando aqueles dados da categoria menores ficou muito evidente a influência da data de nascimento. O interessante desta análise do Alex Hutchinson é que tenta mostrar se isso vai refletir nos maratonistas atuais, adultos. Não sei, mas fico imaginando que essa influência seja maior se analisar atletas de provas de pista, em média mais novos (?) e que exigem habilidades mais específicas, e aqueles que se destacam quando adolescentes acabam seguindo a carreira. Dá a impressão que na maratona essa influência seria menor, se inicia mais tardiamente, quando já não há a diferença de desenvolvimento pela diferença de idade, o peso desse fator parece não estar tão forte, na minha humilde opinião… E apesar de parecer que existe pequena diferença pelas análises dele, ele termina dizendo que não se pode concluir muita coisa a esse respeito, são muitas variáveis aí no meio para analisar.

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      Na verdade, Adriana, essa questão da data pesa mais nas categorias de base porque depois na idade adulta o efeito se dilui (mas permanece em parte, mas mais difícil de se identificar). E tb é mais claro em modelos esportivos que usam escolas (EUA, Brasil, Reino Unido…), o que não é o caso dos países africanos (Etiópia e Quênia). É como o aluno (menino) bonito que recebe mais atenção dos professores e tem mtos benefícios lá na frente, mas se dilui com as outras N variáveis.

      Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.