Leituras de 6a Feira

Um artigo bacana para entender melhor as limitações e como funciona o cálculo das tabelas e calculadoras de resultado na maratona em função da idade.

O Esporte Espetacular trouxe uma longa matéria sobre a vida e a carreira de nossa melhor maratonista, a Adriana Silva!

Uma ideia tão simples que você se pergunta o porquê até hoje ninguém tinha feito assim… O EdgeGear é um projeto para fabricar relógios de posição mais anatômica. Aqui você tem o site da vaquinha do projeto com um vídeo explicativo. E aqui mais informações.

Longa Leitura do Dia: maratonistas russas enfrentam resistência para poder correr a Maratona de Nova Iorque como resultado da disseminada política de dopagem sistemática da federação de seu país. Não há como ser frio nessas horas…

Uma lista da Running Competitor com os 25 dos melhores livros de corrida da história. Tem modernidades ótimas (Running With the Kenyans, 2012), históricos (Duel In The Sun e The Perfect Mile), referências (The Complete Book of Running, 1977), “Bíblias” (Lore of Running), biografias excelentes (PRE, Running With the Buffaloes e Bowerman and the Men of Oregon), clássicos (Born to Run e Once a Runner) e alguns inexplicáveis. Enfim, listas são listas…

Tenho certas reservas quando se comercializa a doença… A W21K da ASICS associa a prova ao combate ao câncer. Sei lá… não fica legal quando não parece genuíno, sincero ou não emociona… ou eu que sou muito ranzinza mesmo…

 

Etiquetado ,

18 pensamentos sobre “Leituras de 6a Feira

  1. Luis Oliveira @slowatfifty disse:

    Nessas coisas de associar com doenca so nao fica legal quando nao e feito de forma profissional. Nao parece ser o caso. Ainda assim o cinico em mim nao pode deixar de notar que a preferencia pela promocao do cancer de mama tem a ver com o profissionalismo dos promotores da doenca. Outros tipos de cancer, mais simples e mais trataveis, que se beneficariam muito de uma campanha de sensibilizacao, nao tem a mesma infra e, portanto, o mesmo apelo que o cancer de mama.

    Curtir

  2. Gustavo Bianch disse:

    Vídeo top e a causa melhor ainda. Sim, vc é ranzinza! HAHA

    Curtir

  3. adolfont disse:

    Sobre a lista de livros:

    Muitos livros novos (ano >= 2010). Estanho ou é porque a literatura sobre corrida é nova mesmo?

    Não deu vontade de ler nenhum que eu já não tenha lido.

    Li apenas Born to Run (genial), Running With the Kenyans (ótimo).

    Talvez eu leia um dia: – A Race Like No Other: 26.2 Miles Through the Streets of New York http://amzn.to/1XUg8jF – Why We Run: A Natural History http://amzn.to/1lalNE0

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      Went we run parece ser mto bom, a de NY não leio… Acho que os títulos recentes são sobrevalorizados.

      Curtir

    • Para os corredores que se interessam por espiritualidade o “Running With The Mind of Meditation” é ótimo, escrito por um lama maratonista. Aliás, a relação entre corrida e espiritualidade é algo fascinante. Tem um livro sobre os “monges zen corredores” do Japão (não está na lista) que tenho muita vontade de ler mas não tem pro kindle e a edição de papel é caaaaaaaraaaaa…

      O Running & Being do Dr. George Sheehan é datado na parte técnica mas ele tem um “approach” filosófico da corrida que acho muito interessante. Lançaram recentemente uma coletânea de textos dele que vale mais a pena para quem nunca leu.

      O “Nascido para Correr” é um livro muito subestimado (isso mesmo). Ele é conhecido como a “bíblia dos corredores descalços” mas é muito mais profundo do que isso, tem insights sobre a natureza humana e sua relação com a corrida que são brilhantes. Vale muito mesmo pra quem não é adepto do minimalismo (meu caso).

      O “Once a Runner” achei chatérrimo, parei no meio.

      O livro do Scott Jurek só é realmente interessante para atletas veganos. O do Murakami também é esquecível, parece mais um desses blogs sobre corrida que tem as pencas na internet. Só foi editado porque ele é o Murakami (brilhante romancista).

      Não li o “Accidental Athlete” mas acho “Penguin” um cronista divertido, deve ser legal pra ler na rede numa tarde sonolenta de verão.

      Bom, essas são as dicas que eu tenho pros colegas. Alguém mais?

      Curtido por 3 pessoas

  4. Adolfo Neto disse:

    Sobre o vídeo da meia de mulheres:

    Tem cada passada feia…
    Especialmente esta em 1:33 https://youtu.be/fW6LfEhGhFk?t=1m33s

    Curtir

  5. adrianapiza disse:

    Uso bastante (por curiosidade) essas tabelas. Bom saber dessas atualizações…embora faça pouca diferença. Segundo a tabela estou conseguindo chegar nos tempos que fazia aos 30, pelo menos nos 5 e 10k…acaba sendo um estímulo.

    Muito interessante essa idéia do relógio. Sempre tenho dificuldade de olhar e parar o relógio quando dou tiro na pista. E andei reparando….gosto muito de assistir aos treinos dos profissionais no clube (Pinheiros), e as meninas quando dão tiros na pista, incluindo a Adriana A. Silva, correm segurando o relógio na mão (!!) para facilitar a visualização na chegada e nas parciais. Vou dar a dica a elas!

    O ano passado a W21K Asics também associou a corrida ao câncer de mama ou foi só esse ano? Sabe que não sabia disso até agora…não corri, mas vi muita propaganda, conheço muita gente que correu, e nem sabia. Na verdade é diferenta de uma corrida em que o objetivo é arrecadar alguma quantia para a causa, ou uma corrida para a causa. Nesse caso parece que houve apenas a associação , conscientização, foi isso? Meio que aproveitando que foi em outubro, as camisetas eram rosa…De qualquer forma, só posso dizer que o vídeo, sim, me emocionou! Aliás, lindíssimas as imagens tomadas de coma ali na raia da USP! Custei a acreditar que era São Paulo!

    Curtir

  6. Luis Oliveira disse:

    Agora, essa pulseira torta…. Típica solução para um problema que não existe. Como 99,9999% das coisas no kickstarter, diga-se

    Curtir

  7. Esse livro nunca aparece nas listas dos melhores mas recebi indicação da Amazon e gostei bastante. Bom para entender melhor o “running boom” dos EUA e legal que cita varios outros momentos/ fatos da corrida…

    http://www.amazon.com/Kings-Road-Shorter-Rodgers-Alberto-ebook/dp/B008LQ1PXG

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: