Leituras de 5a Feira

Sempre falo que os vídeos de prova gringos pecam ao não contar uma história, carecem de emoção… aí o Alê Augusto me mandou essa pérola feita pelos alemães sobre a Maratona de Berlim. Demais! Veja!

Dias atrás vi uma nutricionista recomendar em portal de corrida que corredores bebessem água diariamente em quantidade igual a algo como 30ml/kg de peso corporal. Por quê? Acho que ela queria ser diferente… tirava e inventava um número da cabeça dela para ter um ar mais sério. Só pode ser isso… Sempre que um nutricionista diz isso ou que a sede “é sinal tardio de desidratação”, um golfinho é sacrificado. Aqui um vídeo excelente sobre nossa obsessão quando o assunto é estarmos constantemente desidratados. *dica do Adolfo Neto.

Jon Mulkeen escreveu a jornada de medalhas brasileiras na história do atletismo nos Jogos Olímpicos.

Um texto com um assunto que acho que vocês já sabem tanto do teor quanto o que eu penso: “estou treinando para uma maratona, então por que não emagreço?” Um ponto que gosto sempre de enfatizar é que correr gasta MUITO menos calorias do que pensamos. O isotônico que sua assessoria oferece aos sábados provavelmente quase mata os benefícios do seu treino do dia. Um dado MUITO interessante do artigo: apenas 11% dos atletas perderam peso treinando para Maratona! (treinador: tente explicar aquele lenga-lenga mentiroso que o professor ensinou na faculdade de que “é gordura virando músculo mais pesado” para quem só queria correr para emagrecer… repetir esse mantra diz mais sobre quem fala do que sobre quem ouve). E por fim, outro ponto interessante é como as pessoas comem mais apenas ao OUVIR que vão fazer uma caminhada esportiva… há inúmeros estudos mostrando que apenas ter a palavra “sport” na embalagem nos faz comer mais E pior.

O queniano Kip Tisia, que vive nos EUA, liderava uma maratona almejando o recorde do percurso. Faltando menos de 1km para a chegada ele travou. O vídeo (veja aqui) é impressionante ao estampar toda nossa fragilidade! Aqui uma entrevista com o atleta que não se lembra do episódio e abandonou a prova a 300m da chegada!

Uso com reservas textos de profissionais de pista, mas sempre vale o que a velocista Sanya Rychard-Ross tem a dizer sobre a carreira dela!

Aqui o vídeo promocional da Meia Maratona em Cardiff (País de Gales) que será palco do campeonato mundial em março. É uma ideia excelente da IAAF de permitir que os atletas disputem a mesma prova da elite!

Etiquetado ,

8 pensamentos sobre “Leituras de 5a Feira

  1. Marcio Manzi disse:

    Excelente pauta de hoje…obrigado !!!

    Curtir

  2. Rafael disse:

    Balu, Aqui aparece que não tenho permissão, para assistir o vídeo do queniano Kip Tisia.

    Curtir

  3. Estevam disse:

    Será que o queniano não travou devido a uma hipoglicemia de rebote? Ele não fala na entrevista se tinha usado algum gel nos km iniciais.

    Curtir

  4. Estevam disse:

    Tens toda razão! Como aponta este texto de 2004 da runner´s world, a resposta poderia estar na fadiga mental. http://www.runnersworld.com/nutrition-for-runners/the-science-behind-bonking.

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: