Leituras de 2a Feira

Para começar o dia, um texto divertido lista os 10 piores tipos de terapia que existem. Adivinha quem é listado como o 2º pior tipo de terapia? Começa com K e termina com Kinesio Taping! HAHAHAHA A KT na corrida é mesmo uma piada…

Algo que MUITOS (a maioria!) dos treinadores e nutricionistas parecem jamais entender é nossa busca intrínseca pelo menor padrão de movimento possível. Sempre que eu ouço treinador falando em “ganhar músculos para aumentar o metabolismo em repousoeu tenho urticária porque isso é uma obsessão da categoria que não encontra respaldo em NENHUM estudo minimante sério e bem controlado. Esse é um apelo à fé, tão comum (e caro!) à Nutrição. Por seu lado, sempre que um nutricionista fala para “fracionarmos as refeições a cada 3-4 horas”, ela remete à tradição da profissão, estabelece uma teoria REZANDO e torcendo para uma prática que não condiz. Infelizmente o que se sabe até hoje é que (mais uma vez) a Nutrição erra ao fazer isso. Quebrar a dieta em pequenas refeições cheias de carboidrato apenas aumenta o estresse insulínico, assim, apenas pagamos para um profissional mal informado nos engordar e forçar-nos com diabetes. Recentemente Alex Hutchinson nos brindou com um texto que fala em parte disso! O ser humano chegou até aqui conservando energia quando possível em um gesto inerente, não pensado. Por isso que não adianta querer enganar achando que não haverá compensação. Então quando seu treinador vier falar em “fazer músculos para aumentar metabolismo em repouso” ou a nutricionista vier repetir a bobagem de “fracionar refeição para acelerar metabolismo”, deixem-nos falando sozinhos. Você não precisa de alguém para te falar bobagem, você é capaz de errar sozinho sem ter que pagar para isso.

A hierarquia da ciência do treinamento de corrida. *Graydon é MUITO subestimado! Não há UM dia sequer que se passa sem que eu ache que Treinadores e todo profissional da Saúde deveria ler MUITO mais sobre Risco, aleatoriedade, antifragilidade

Às vezes falo mais do que devo aqui no blog… vou confessar, já pensei em fechar a seção de comentários porque as raríssimas vezes que fui em portais de corrida achei que era tanto lixo produzido que eu não queria que isso se repetisse aqui. Mas na verdade recebo alguns comentários TÃO felizes apontando coisas que deixei passar na minha leitura que nem passa mais pela minha cabeça isso. Já repeti diversas vezes: corredor é um sujeito chato, aborrecido, geralmente careta de doer e sem talento para ser o astro no basquete ou no futebol, então foi se destacar pela teimosia. O Adolfo Neto postou um texto sobre uma discussão surreal feita no fórum do Let´s Run, principal site de atletismo que existe. Erro número 1: tirar conclusões de uma pequena amostra. Erro número 2: ler fóruns. Erro número 3: ler fóruns do Let´s Run. Mas o texto é sintomático, corredor vive em grupo, mas parece não saber “viver em sociedade”. Como incontáveis não-corredores, lógico. A diferença é que corredor insiste que é especial…

Se você puder, abra este vídeo na telona de um desktop e com som alto. Dá vertigem! Mas vale cada segundo! *dica preciosíssima do Alê Augusto!

No começo do ano a Under Armour estava com uma série de vídeos de uma campanha que falava sobre o próximo time da marca, em referência às crianças que seriam os atletas famosos do futuro. Não sei o que achar dessa obsessão americana pela periodização precoce ou insistência em treinar tão duro desde cedo. O vídeo é belo com a pequena Jordon falando sobre sua brincadeira de competir no atletismo, mas enfim… * dica do Pedro Ayres. #UANEXT

Etiquetado ,

6 pensamentos sobre “Leituras de 2a Feira

  1. Estevam disse:

    Os textos do Graydon e do Alex Hutchinson se complementam e como se diz por aí: “sempre há uma solução simples para algo complexo e normalmente ela está errada”.
    Por isso, como corredor amador e pangaré que sou, hoje eu prefiro fazer minhas bobagens e errar sozinho do que pagar alguém pra isso, já que as fórmulas de treinamento estão e longe de compreender a complexidade da fisiologia humana.
    Valeu pelas dicas de leitura!

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      Sempre me arrependo qdo falo da fção de treinador, mas eles basicamente deveriam servir para nos dizer o que NÃO fazer. “NADA” mais!
      “Acha que posso correr 30km hj?”
      “Não, melhor correr menos” (mas SEM dizer o qto!)
      “Acha bom eu fazer tiro 3a e 5a?”
      “Não! Dê descanso!” (mas SEM dizer o qto!)

      Curtir

      • Julio Cesar Kujavski disse:

        Rá ! Nessa planilha pra 5 km que faço, originalmente os tiros eram terça e quinta, na quarta eu estava cansado rodava mal, e na quinta já tinha tiro de novo.

        Instintivamente achei melhor fazer na terça e sexta, e rodagem quarta e quinta, a rodagem de quarta mais leve e a de quinta um pouquinho mais forte.

        A recuperação ficou melhor e estou conseguindo não matar nenhum treino.

        E não precisei pagar ninguém pra me dizer isso.

        Curtir

      • Estevam disse:

        Perfeito. Concordo plenamente, mas onde se acha um treinador que entenda sua limitação e deixe de intervir onde não é necessário?
        Não sou contrário às assessorias, mas sou contrário ao treinador que se acha “o sabichão”, prescrevendo treinos padronizados e que não aceitam qualquer contestação, ainda mais vindo de alguém que não é da área. Acabam se encaixando na linha do idiota do bem.

        Curtir

      • martinhovneto disse:

        Pra treinador com planilha padrão é só baixar de graça o addidas MyCoach ou o Runkeeper. Sai mais barato.

        Curtido por 1 pessoa

  2. Ralph disse:

    Nossa, essa discussão é bizarra! Impressionante…..

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: