Leituras de 3a Feira

Demorou um pouco, mas Dave Hunter do Run Blog Run fez sua lista de “os 10 momentos do Mundial de Atletismo”. Seleção cuidadosa!

Quando comecei a estudar, para mim a medição do volume das cargas de treino de um atleta deveria ser sempre em base dos quilômetros, afinal, as provas são assim! Até que um dia na assessoria me apareceu um aluno que corria NUNCA mais rápido do que 6´30”/km. Como calcular cargas para um sujeito assim?? Passei a usar tempo aos mais lentos, quilômetros aos mais rápidos. É um problema simples que chega com a experiência e surge quando você amplia seus horizontes. Aqui um belo texto que debate o que seria melhor: Tempo? Quilômetro? Você já deve desconfiar que não há uma única resposta, mas o questionamento ensina!

Esqueça o fato que pouca gente ainda acredita que os resultados dele não foram à custa de certas -hmmm – transgressões às regras vigentes. Dessa vez o ótimo Ato Boldon entrevista o melhor meio fundista da história, o marroquino Hicham El Guerrouj! *aos que não sabem, para tirar mais da entrevista, vale lembrar que El Guerrouj chegou em 1996 como um dos favoritos à medalha, mas tropeçou na final. Em 2000 era disparado  o favorito, mas estava tão confiante que tentou liderar a prova desde o início ao fim. Não deu certo. Então lhe restou tentar em 2004. Gênio! Monstro!

Aqui a edição da revista digital gratuita Level Renner. Para facilitar para vocês, na página 30 um guia de 3 páginas para o corredor amador se comportar melhor socialmente evitando a pecha (justa!) de que corredor é uma pessoa MUITO chata. E na página 37 um infográfico que mostra qual dos 50 estados americanos tem mais maratonistas per capita! Você vai se surpreender com a resposta, apesar de ela ser lógica!

Por que eu finjo conhecer Usain Bolt. Ou: uma jamaicana impagável se passa por conhecida de Bolt para ganhar descontos no Japão!

Minha memória me traiu e não sei se já listei esse texto em alguma das 3 fases do Recorrido… é leitura OBRIGATÓRIA! David Epstein escreve magistralmente sobre um caso INCRÍVEL que explica melhor nossa relação com a dor. Separe um tempo para ler! Se você ler e não gostar, eu reembolso!

A VISA, patrocinadora dos Jogos Olímpicos, lançou um vídeo MUITO legal promovendo o esporte paraolímpico e o evento do Rio em 2016. Veja! #TemQueIr

Etiquetado ,

10 pensamentos sobre “Leituras de 3a Feira

  1. Enio Augusto disse:

    Na maioria das vezes, treino por tempo. No mínimo tanto tempo. Dependendo do dia e do treino, o ritmo é mais forte ou mais fraco. E às vezes estabeleço que mesmo em x minutos tenho que correr pelo menos x km. Os longos de sábado geralmente faço por distância.

    Para mim, os treinos rendem mais por tempo. Parece que são menos rígidos e menos chatos.

    Curtir

  2. Vinicius Morais Nunes disse:

    O meu treinador sempre passava a distância a percorrer. Um dia pedi para ele começar a colocar o tempo x distância e hoje é assim. Acho bem melhor pra saber se ta evoluindo ou não. Tenho dias assim e dias tb só com a distância, geralmente longões. Acho que é pra testar a evolução hehehhehe

    Curtir

  3. martinhovneto disse:

    Pra mim depende muito mas do objetivo do treino. Se tou treinando velocidade vou sempre no km x t, se o negócio é resistência vamos por km. Mas confesso que não sou muito rígido nisso não. Alías, sou corredor recreativo, treino com disciplina por teimosia kkkkkkkkkkkk

    Curtido por 1 pessoa

  4. Igor Oliveira disse:

    90% das assessorias do Brasil treinam por tempo, inclusive a minha. Alguns treinos específicos que são por km…

    Mas é tudo questão de pedir pro treinador. Odeio treinar por tempo…

    Curtir

  5. Rafael disse:

    Gostei das dicas para corredor amador se comportar melhor socialmente,
    acho que com o tempo vamos melhorando.

    Curtir

  6. adrianapiza disse:

    Balu, estou com boa memória! O texto sobre dor do David Epstein já foi colocado aqui sim…lembro bem desse texto!
    https://blogrecorrido.com/2014/02/20/leituras-de-5a-feira-4/

    O Aries Merritt correu em Pequim com o rim quase parando…só 15% funcionava! Depois do transplante parece que está animado para chegar ao ouro no Rio 2016!! E a coisa parece delicada, ele colocou o rim sem tirar os outros 2…o que complicaria a cirurgia. Como ele diz, “agora tenho 3 rins, só um funciona!”. Os 110 com barreiras é uma das provas que vou ver nas olimpíadas…espero vê-lo competindo lá!

    O Alasca além de mais maratonas per capta deve ter as mais belas dos EUA em termos de paisagens!

    Curtido por 1 pessoa

  7. Adolfo Neto disse:

    Se teve uma coisa que detestei quando tive assessoria foi que o treinador passava os treinos por Km. Eu disse a ele que só treinava por tempo e ele disse para, a partir do meu ritmo, calcular o tempo!?

    Não vejo sentido nenhum em treinar por distância no dia-a-dia. Eu não tenho que eatar no trabalho aos 25km. Eu tenho que estar lá às 9:30. Eu tenho que buscar minha filha a partir das 17:30. O meu mundo gira em torno do tempo, não da distância.

    Além disso, treinar por distância acaba estimulando a treinar forte demais, segundo aquele livro 80-20.

    Curtir

  8. Pedro Ayres disse:

    Ontem, experimentando a pista pública aqui de Portalegre, lembrei da sua experiencia na Irlanda.

    Começa que a pista fica a 20km da minha casa (de bicicleta), não tem armário para deixar mochila (“aqui o pessoal vem com a roupa do corpo”, me disse alguém da administração. A roupa do corpo e o porta mala do carro, pensei).

    Felizmente deixei minhas coisas na casa de um amigo que mora perto e voltei para correr. Correr? 99% das pessoas caminhavam na pista. Eu, corredor iniciante, me vi correndo na primeira raia o tempo todo… Imagino que seja esse o público guerreiro-de-instagram…

    E as assessorias… Que comédia. Um sujeito que parece um boneco Falcon incentivando os clientes a cada volta. E o pessoal alonga antes, durante, depois… Terminei meus 5k, saí da pista e fui cuidar da vida (e ainda tinha 20km para pedalar de volta).

    Estamos mal de guerreirismo…

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: