Leituras de 4a Feira

O que é real e o que é mentira no atletismo? Reflexão bacana no The New York Times. Não vamos nos esquecer de quantas pessoas acham que Usain Bolt era o BEM vencendo o MAL no duelo contra Justin Gatlin, ainda que não tenhamos certeza alguma se ali nenhum, 1 ou os 2 eram/são dopados…

O Rodrigo Lucchesi nos traz estatísticas do ranking de medalhas do mundial de Atletismo tomando como base as marcas esportivas. Domínio incrível da Nike! Levantamento bacana!

Off-topic: o Luis de Oliveira me mandou esse texto porque sabia que eu ia gostar… sabem que sou da ideia de menos intervencionismo, ou seja, menos “faca” e mais prevenção. Aqui um texto do The Wall Street Journal falando sobre como deveríamos usar a cirurgia nos pés como último recurso. É sobre atacar a causa, não o resultado!

Ainda sobre Usain Bolt, mais um texto, agora na BBC, tentando explicar aos leigos sua enorme superioridade. Dessa vez o principal ponto é a amplitude de passada.

Leitura Obrigatória - BLOGLeitura Obrigatória: Um texto incrível no ótimo Grantland sobre Usain Bolt (3x só hoje!) feito ANTES de sua participação no Mundial de Atletismo falando sobre o que  esperava e o seu peso no esporte.

Começou em toda Europa esses dias a campanha #BeActive. Bom, seu nome é autoexplicativo. O vídeo é bacana, animado e tal. Mas ao ficarmos latindo para a árvore errada, podemos deixar a raposa passar pelas nossas costas em direção ao galinheiro. Se você assistir o vídeo abaixo, que clama e chama a atenção por uma vida mais ativa, podemos vir a achar que a questão da obesidade e a crise de saúde que nos afundamos são resultados de falta de movimento, muita preguiça ou apenas força de vontade. Nada mais equivocado, já falei a respeito aqui. A Nutrição, Medicina e Educação Física são péssimas para compreender a problemática do controle/perda de peso (falei aqui), ainda assim, chamam para si essa missão. Essa ideia de que estamos sedentários e por isso estamos gordos, não sobrevive a alguns minutos de reflexão, ou a uma mísera visita às academias e corridas de rua. Nunca se engane, considero a atividade física (esporte ou não!) parte fundamental de um estilo de vida saudável. Mas ele é uma PÉSSIMA ferramenta para compensar uma dieta ruim. O problema é que os profissionais de saúde em sua maioria absoluta negligenciam isso ou sequer sabem diferenciar o que é causalidade, casualidade, bom ou ruim na Nutrição.

Etiquetado ,

Um pensamento sobre “Leituras de 4a Feira

  1. Faísca disse:

    BãOOO!

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: