Para quem gosta de história e atletismo de alto nível, a Runner´s World reconta um pouco da trajetória da pequena Nova Zelândia como potência em provas de longa distância, sobretudo no duríssimo 1500m.
Leitura Obrigatória: Sei que venho escrevendo demais sobre doping aqui, mas este texto do David Epstein é fundamental para quem quer entender melhor o antidoping, as chances e a eficiência desse aparato para pegar trapaceiros.
Uma bronca enorme que tenho na corrida é a visão imediatista do mercado (principalmente treinadores) que forma corredores até a próxima (ou primeira e única) Maratona/Meia-Maratona do cliente. Sim, cliente, não aluno. É muito legal ler histórias de corredores que estão ativos há décadas se adaptando às novas realidades de um corpo que já não é mais juvenil. Aqui matéria MUITO bacana da Runner´s World com veteranos que continuam a correr muito forte.
16 coisas eu você só entenderá se for uma corredora.
Quando comecei por um tempo a fazer musculação mais sério, pedi a um brilhante amigo que montasse minha série. Razão? Odeio musculação, se eu montasse meus treinos eu fugiria dos piores exercícios. Minha grande limitação sendo meu próprio treinador é fugir de tiros em ladeiras, core training, e intervalado com mudança de distância/velocidade (progressivo e regressivo). Essa é uma limitação que TEM que ser vigiada pelos autodidatas. Aqui um texto ÓTIMO da Runner´s World de um maratonista que decidiu fazer um trajeto que ele ODEIA.
Texto bem legal da Outside que listou as 4 maiores rivalidades da história do atletismo. *aviso: listas são listas!
O levantamento abaixo diz que se você quer ser uma maratonista de elite, deveria escolher nascer entre setembro e março (mas não fevereiro!). Homens têm menos opções: novembro a janeiro e junho.
Se voce nasceu em janeiro, olhe as chances! Esses capricornianos são ambiciosos mesmo….
CurtirCurtir
Abril não foi um mês bom para nascer. Eu já sabia!
Sobre os treinos. Quando treinava por conta, acontecia às vezes de ou deixar o intervalado para outro dia ou diminuir a série. Muito frequentemente quando não tinha prova alvo por perto. Tento fazer como o cara do texto. Os trajetos mais chatos são os que mais podem ajudar quando tudo parecer perdido no dia da corrida.
CurtirCurtir
Valeu Balu, a pauta de hoje está excelente.
CurtirCurtir
Vou imprimir a tabela (nascido em abril) e levar na carteira para ilustrar minha grande preguiça de correr uma maratona. Já procurei até embaixo do sofá e não encontrei motivação. Superar limites? Sério? A vida já é cheia de superações que não dão medalhas… Tem tanto guerreiro que não limpa o próprio banheiro…
CurtirCurtir
Ótimo! Nasci em novembro!
Só falta todo o resto! =P
CurtirCurtir
Que dirá em julho….está tudo explicado rs.
CurtirCurtir