30 meses!?

Vou ser meio repetitivo, mas é quase um mote desse espaço que reforço quando me pedem mais textos pessoais: a corrida é um esporte que não produz conteúdo em quantidade suficiente para que se produza material interessante em grande tiragem para reflexões de ordem pessoal. Amar a corrida não faz dela necessariamente mais interessante. Assim como nos treinos, ela é aborrecida mais de 90% do tempo.

E é justamente por isso que no Recorrido apelo para material de terceiros. Mais do que isso, foi assim que o blog nasceu em 2011 ainda no Webrun em conversa com meu amigo Alexandre Koda. O projeto era ser “o” blog que EU queria como leitor, trazendo o que mais interessante se produz de Corrida, Atletismo e Running mundo afora.

sorrisoEscrever tem um quê de Corrida. Ambas são um exercício de paciência, egoísmo e vaidade. Escrever o Recorrido é um exercício pessoal de controle dos 3. O egoísmo eu controlo colocando textos e opiniões dos quais discordo (assim como aprovo qualquer comentário, desde que não se recorra aos palavrões, e assim foi até hoje!). Já controlar a vaidade é um exercício que eu faço de duas maneiras. A primeira é tentando ignorar qualquer elogio que seja, qualquer um. A segunda maneira é ser extremamente sucinto nos meus comentários e adendos, até porque a dose é crucial para que o remédio não vire veneno.

A paciência, o 3º ingrediente, está no dinamismo e regularidade de escrever um blog que foi tomando corpo e já passou pelo Webrun, depois pela Revista Contra-Relógio (e sou muito grato aos 2 veículos!) e culminou em uma independência que me deixa muito mais à vontade.

Enfim, estou escrevendo este texto em plena 6ª feira porque o Recorrido chegou a uma marca singela da qual só me dei conta dias atrás, quando descobri que ele chegou ao 400º post neste endereço. Mas muito mais importante do que isso: faz exatamente 2 anos e meio que este blog DIARIAMENTE publica um post. São 30 MESES postando diariamente! Nem eu esperava chegar tão longe lá atrás quando uma amiga disse que eu deveria escrever em todos os dias úteis, descansando apenas nos finais de semana e feriados nacionais. Deu certo!

Obrigado-pela-AtençãoQuando eu disse que escrever tem um componente de vaidade, eu o disse porque corredor é vaidoso e quer ser lido e ouvido. Não há ouvidos e leitores para tantas histórias, mas esse espaço conta com leitores incríveis que me ajudaram a seguir com meu egoísmo de escrever um blog ao meu jeito, postando ao fictício Balu que me lê.

Eu poderia dizer ainda que o fato do conteúdo do Recorrido ser com absoluta maioria de material gringo é um sintoma da baixa qualidade do que se produz no Brasil. Mas essa verdade é desnecessária reforçar porque acho que vocês já sabem disso. Eu espero – não sei por quanto tempo ainda – continuar dando dicas aqui e contar com a presença de vocês. O meu maior motor é uma combinação com o inconformismo do mercado, aditivado pelo quanto eu acho lindo esse esporte.

Só me resta agradecer a atenção por todos esses 30 meses ininterruptos! Eu me sinto genuinamente independente para escrever a vocês deixando sempre claro minha agenda. E no dia que eu tentar escondê-la e vocês me pegarem no pulo, o Recorrido – podem cobrar! – tem o compromisso moral de chegar ao fim.

Era isso! Bons treinos! Boas leituras!

E obrigado novamente!

Etiquetado

19 pensamentos sobre “30 meses!?

  1. Não lembro quando comecei, mas acompanho faz tempo. Interessantes estes seus princípios.

    Alguns comentários:

    – “o fato do conteúdo do Recorrido ser com absoluta maioria de material gringo” >> na verdade, em absoluta maioria em inglês. Outras línguas são mesmo pobres em material sobre corrida ou é a gente que não consesegue ler nelas?
    – “corredor é vaidoso e quer ser lido e ouvido.” Ser humano é vaidoso… OK, você não disse nada contra isso, mas é importante deixar claro.
    – “Assim como nos treinos, ela é aborrecida mais de 90% do tempo.” Discordo. A corrida tem algum meio de ocupar a mente que não a deixa “aborrecida mais de 90% do tempo”. Não sei o que é, mas se fosse tão aborrecida assim eu não faria.

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      Existe algum material bom na Espanha e às vezes na Argentina. Qdo sai, faço questão de colocar aqui!
      Talvez minha escolha de palavras tenha sido infeliz, quis dizer que a maior parte do tempo na corrida parece produzir pouco… o princípio de Pareto!

      Curtir

  2. alvarotimbo disse:

    Parabéns! Belo blog, belas postagens, e por sinal, inspira muita gente, tanto da área como não.

    Mais uma vez, parabéns!

    Curtir

  3. Breno disse:

    Nós que agradecemos! Conteúdo sempre em alto nível, passo por aqui diariamente – ainda que não consiga ler nem 10% do que você posta, me falta tempo mesmo! Com toda certeza sua visão mais “sistemática” do mundo running nos faz pensar fora da caixa! Abs

    Curtir

  4. Thiago disse:

    Parabéns, aqui eu sei que vou encontrar material interessante sempre, posso deixar de ler por uma semana ou quinze dias, mas quando retorno faço questão de ler todos os que deixei passar e é sempre gratificante.

    Curtir

  5. Jorge disse:

    Uma dúvida: qual a diferença entre corrida e running?

    Curtir

  6. Luiz disse:

    Caro Balu

    Raramente comento aqui, porém leio sempre seus textos. Parabéns pelo ótimo trabalho!

    Curtir

  7. Marcelo Hideki disse:

    Balu,fuçando na internet encontrei o arquivo digitalizado da revista “Viva,a revista da corrida”,publicação carioca que dá um bom panorama do “mundo das corridas de rua” na primeira metade do anos 80,incluindo reportagens sobre as maiores maratonas que já aconteceram no Brasil (Atlantica Boavista no Rio),que chegou a ter mais de 5 mil concluintes,para quem se interessar:

    http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=392600&PagFis=219&Pesq=

    Curtir

  8. Gustavo Bianch disse:

    Leio isso aqui todo dia, apesar de comentar pouco. Acho uma loucura alguém conseguir postar todos os dias da semana. Acompanho outros blogs de corrida e ninguém ainda chegou a esse ponto. Acho que vc poderia agregar alguma marca ao Recorrido, sei lá, ganhar alguma grana com o blog, será que dá? Abraços.

    Curtir

  9. Luis Mello disse:

    Parabéns, Balu. Assim como a corrida, acessar teu blog é atividade diária obrigatoria para mim. Abração.

    Curtir

  10. William Fortunato disse:

    É a primeira vez que o vejo tão sensível. Uma surpresa! Parabéns, cara! O conteúdo do blog é muito bom!

    Curtir

  11. anaminarelli disse:

    Parabéns!!!! É passagem obrigatória, de segunda a sexta por aqui… Vida longa!!!! Abraços

    Curtir

  12. adrianapiza disse:

    30 meses…acho que é o tempo que faz que comecei a seguir o blog, talvez um pouco antes…e é o único que sigo diariamente! Torço para que continue por muito tempo!

    Curtir

  13. Parabéns mestre, pelo blog e pela perserverança!

    Curtir

  14. Aloísio Pacífico disse:

    Parabéns Balu!!!!!

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: