Quanto pesa 1kg de tênis de corrida?

Se você é nerd com números como eu, teoricamente o peso de um tênis deveria variar apenas em função da gravidade, não da marca da fabricante, do gênero (masculino ou feminino) ou do tipo dele (se de prova ou “de amortecimento”…).

Há dois tipos de pessoas que ficam felizes quando o peso diminui: a mulher quando vê a balança marcando menos e o corredor quando acha que seu tênis pesa menos. Por uma questão pouco lembrada na corrida, peso nas extremidades têm um custo energético muito alto. Não à toa, uma das vantagens competitivas inerentes aos quenianos são suas canelas mais longas e finas que a dos mortais amadores. E não à toa também a elite dos 100m aos 42km corre com modelos baixos e extremamente leves. Em uma inversão sem lógica (por que não dizer burra?), amadores se “esforçam” para perder 500g de peso na barriga (próxima ao centro de gravidade, ou seja, de baixo custo energético) e colocam 400g em cada pé antes de uma prova porque acham que é melhor assim. “É para evitar lesões”, dizem… Mas em suas cabeças, correr com tornozeleiras com areia como sobrecarga (ainda bem!!) ainda está fora de questão.

Dias atrás eu coloquei aqui como as informações sobre drop, quando raramente existem, são pouco confiáveis. Será que as informações de peso dadas pelas marcas são melhores, mais confiáveis?

Os números que levantei das marcas ASICS, Mizuno e Saucony não cobrem por completo todos os seus modelos. Seja porque alguém independente teria que ter medido, seja porque o modelo não veio para o Brasil. Mas o padrão é muito parecido. Foram ao todo 75 modelos, sendo 41 masculinos e 34 femininos. Do total, foram 44 ASICS, 15 Mizuno e 16 Saucony. Fiquei mais preso aos medidores independentes do que a outros marcadores, como fabricante ou modelos mais vendidos.

Assim como é um padrão homens dizerem que são mais altos do que realmente são, as marcas se comportam como mulheres reais, jogam para baixo seu verdadeiro peso. Com exceção dos modelos femininos da Saucony, que pesam 978g para cada 1kg que “vendem”, todas as demais, ASICS (masculino e feminino), Mizuno (masculino e feminino) e a própria Saucony em seus modelos masculinos, vendem 1kg que pesam na realidade entre 1009g (Saucony masculinos) e 1057g (ASICS femininos).

qto pesa 1kg

Eu acho que se engana quem acha que dá para tirar muito mais conclusões ou padrão do que o simples fato das marcas apelarem “mentindo” para menos no peso, esse um sinal claro de que é o cliente quem valoriza baixo peso nesse tipo de produto.

Se é grave? Não acho que seja, apesar das marcas “errarem” pra menos no peso na MAIORIA dos seus modelos, como mostra o gráfico abaixo. Arredondam para baixo números que agradam o cliente. Além disso, nunca é demais estar ciente da prática.

MAAAS… Uma coisa me ocorreu agora… Se uma marca mente em um dado que QUALQUER um com uma balança simples e um pouco de paciência pode mostrar que é tão inacurado, o que dizer de algo que é imensurável como amortecimento e controle de movimento? Deixo a resposta pra vocês…

 

qto a mais e qto a menos

Etiquetado , , ,

4 pensamentos sobre “Quanto pesa 1kg de tênis de corrida?

  1. Ralph disse:

    Ótimo post ! Adorei !

    Curtir

  2. martinhovneto disse:

    Cara, nerdão dos numeros mesmo você. Me identifico kkkkkkkkk, parabnes pelo levantamento. O bacana mesmo da divulgação do peso é o site dizendo: “pesa 250 gramas no modelos masculino tamanho 22” peraí né/ kkkkkkkkkk

    Curtido por 1 pessoa

  3. William Fortunato disse:

    Se as informações de peso e drop são tão escrotas e mentirosas no que, nós amadores miseraveis, deveremos acreditar?? Eita…

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: