Leituras de 3a Feira

Um cabeleireiro se aproximou de Steve Prefontaine e disse que poderia fazê-lo correr mais rápido. Ele aceitou o conselho. Depois algo que só o destino explica aconteceu. Bela história sobre o compromisso ao qual Pre nunca compareceu.

Low-Carb-Diets-and-RunningAlex Hutchinson pode parecer um cético sobre os benefícios ou superioridade da dieta de restrição de carboidratos na corrida. Não, não é. Ele apenas frisa que tem muitas dúvidas quanto à efetividade dela na corrida em provas olímpicas e em atletas igualmente olímpicos. Quantos dos que passaram até hoje aqui neste blog pertencem necessariamente aos 2 grupos?? Este texto dele aponta justamente para o inverso: um corredor amador, mesmo que correndo maratona abaixo de 3 horas, pode ter enormes benefícios do ponto de vista de desempenho ao restringir esse macronutriente. Do ponto de vista de saúde, prefiro nem me estender… o artigo dele é um alento, ainda que nem ele mesmo saiba disso!

Leitura Obrigatória - BLOGLeitura Obrigatória: são coisas muito diferentes algo não ser essencial ou esse mesmo algo ser inútil. Eu NUNCA, jamais disse que treinador é inútil. Só acho que ele está longe de ser essencial, do contrário você não teria grandes atletas sem treinadores e/ou o índice de lesões entre os sem-treinadores seria muito maior. Nem um nem outro é observado no mundo real. Além de nunca ter chamado a categoria de “inútil”, acho que os treinadores têm um papel incrível em 2 aspectos: eles são grandes motivadores para que executemos com regularidade justamente uma atividade que é difícil e dolorosa. E eles são grande fonte de experiência, podendo assim evitar barbeiragens (ao mostrar “atalhos”) e também evitar um determinado grupo (tipos!) de lesões. Aqui um “porém”, um treinador evitará que você se lesione com uma miríade de lesões e vai muito provavelmente torná-lo mais susceptível e exposto a outra categoria delas. É o custo de ter treinador… voltando… sempre que alguém mais iniciante vem perguntar sobre “melhor treinador” eu faço questão de recomendar profissionais que eu sei que serão rédeas, ou seja, que terão o papel de não deixar você se machucar. Por que rédea e não chicote? Porque se você não for um cara experiente, rodado, QUALQUER coisa que você faça te fará correr melhor. Para quem tem muito pouco volume de experiência, dar cambalhotas, correr caranguejo, fazer aula de step… qualquer coisa te fará correr melhor e não o tipo de treino! Você só não pode se machucar! Este texto que separei aqui hoje do monstro Steve Magness é meio antigo, mas é muito didático ao mostrar o porquê é uma ilusão acreditar em qualquer método de treinamento que trouxe melhora repentina. No começo, amigo, qualquer coisa que você faça dá resultado!

Etiquetado

9 pensamentos sobre “Leituras de 3a Feira

  1. Julio Cesar Kujavski disse:

    Balu, se fala tanto na eficácia do low carb, paleo, etc para a perda de peso, mas para o cara que está com 123 kg, 98 kg, 100 kg, qualquer coisa diferente que ele faça pensando em perder peso, ele vai perder peso.

    Quanto à corrida, acho legal quando alguém escreve algo do tipo: Baixei meu RP mais de 05 minutos na meia maratona ! -> Ora, se fez a primeira meia em 2:00, 2:10, não é tão difícil assim baixar 10 minutos né…
    Eu por exemplo corri a minha primeira meia em 1:23 e nunca mais consegui baixar…. rsrsrs…

    Curtir

  2. Rafael disse:

    Eu testei a dieta paleo e em relação ao peso foi tudo bem, perdi 2 quilos e senti pouca fome.
    Já em relação a performance, foi bem ruim, não consegui correr bem, me senti fraco e sempre cansado. Talvez eu precise de um tempo maior para me adaptar, mas por enquanto, voltarei para o carboidrato.

    Curtir

    • Rafael, qdo eu comecei a seguir low carb, senti o mesmo que você na questão de performance (sem falar no mau humor, for de cabeça, etc…). Mas é o que se fala bastante na literatura a respeito: o corpo vai demorar a se adaptar.
      Se der, dê uma segunda chance: com o tempo o corpo se adapta e você começa a sentir os outros benefícios.
      PS: nunca segui paleo, que ao meu ver é bem mais restritiva, mas imagino que ocorra o mesmo.

      Curtir

  3. Marcel Pracidelle disse:

    Não tenho a menor dúvida da eficácia da dieta low-carb. E não tenho a menor dúvida que não vivo sem pizza, hambúrguer e doces. Então, para mim não serve.

    Curtir

    • Fabio disse:

      Hoje eu vejo muito esse tipo de observação! Pra mim um grande mal-entendido!
      O fato de “precisarmos” da pizza, do doce, do hambúrguer não nos obriga a ficar longe da gordura. (Eu tbem “preciso” de um doce… é a minha fraqueza e está sempre por perto)
      Quem aumenta a ingesta de gorduras na dieta come menos naturalmente e isso por si só já é benéfico!
      Agora surgiu esse conceito que ou é Low-Carb ou é Low-Fat… A opção pelo low-fat na década de 70 criou a tragédia atual. Fugir do low-fat aumenta muito a chance de acertar!

      Curtir

      • Enio Augusto disse:

        Também pensava que não vivia sem pizza, hambúrguer e doces. Aí experimentei um mês sem. Deu tudo certo e ainda descobri que consigo viver sem e me sinto bem melhor.
        Ainda como vez ou outra. E é MUITO BOM, mas logo depois e no dia seguinte já não é mais tão bom como antes.
        Quanto aos doces, nunca os larguei. Apenas diminuí.
        E um hambúrguer sem pão é muito bom 😀

        Curtir

      • Danilo Balu disse:

        1. Hambúrguer sem pão é MTO melhor do que com pão…
        2. Não deixei de comer nada, mas vc disse TUDO, agora que reduzi mto, qdo como é mto melhor!!
        3. Não é sobre não comer, é sobre comer menos e depois nem perceber.

        Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: