Leituras de 4a Feira

A Run Society fez uma lista com 10 das maiores, mais famosas e mais difíceis ultramaratonas pelo mundo. *Uma é no Brasil (e não é a BR!). **A Comrades não está entre elas. ***Conheço 4 das 6, isso já me faz quase um ultra mesmo não querendo fazer nenhuma delas?

Uma lista com 14 coisas que algumas organizadoras de provas não querem que você saiba…

Um produto para amadores que une kinesio tape e suplementação em um mesmo produto. Não tem como dar errado, né!? Quanto tempo vai demorar para um nutricionista escrever recomendando?? (risos) *dica do Luis Oliveira.

Uma lista que é meio desanimadora: os homens mais rápidos da história e suas infrações com as leis antidoping. 8 dos top 10 (80%), 9 dos 16 melhores (56%) e 17 dos 75 seguintes (22%) são os que foram pegos.

6% das pessoas que vão à Barcelona o fazem por causa do clube de futebol homônimo. Isso gera impacto de1,2% no PIB local. Quanto será que uma corrida bem feita não faria em um cidade? Vira e mexe coloco aqui o efeito das majors nas cidades. Um dia a administração pública verá corridas como as organizadoras a veem, como um negócio que gera dinheiro.

Corredor deveria usar protetor solar? Até tempo atrás, apesar da minha cor, eu era muito metódico e disciplinado, usava sempre protetor solar quando ia ao sol. Principalmente porque quando via a pele dos atletas mais velhos, ficava meio preocupado. Usava em treino, mas em competição NUNCA. Motivo? Medo de me incomodar ao cair nos olhos e desconfiança de não perder calor com o corpo besuntado, capacidade essa fundamental na longa distância. Se você tem receio do protetor por isso, pode ficar menos preocupado, aqui um texto explicando que eles parecem influenciar pouco. Porém… não uso mais protetor solar a menos que tenha que ficar muito tempo exposto (ex: praia). Motivo? Quem disse que a agressão baixa da luz solar não faz BEM ao corpo? Por que temos essa insistência de achar que essa proteção é sempre benéfica? Esse debate sobre usar ou não filtro solar, ao contrário do que diz a música famosa, NÃO é um consenso, principalmente porque além dos benefícios indiretos da baixa agressão, usá-lo muda nosso comportamento. Enfim, é com vocês!

Abaixo mais uma imagem motivacional. Basta adaptar o ciclista a um animal um pouco mais lento…

bike motivacao

15 pensamentos sobre “Leituras de 4a Feira

  1. Julio Cesar Kujavski disse:

    Protetor solar, não uso mais.

    Assim como você só em casos mais extremos, se fizer um treino com mais de uma hora ao meio dia no verão.

    Aliás, nunca me adaptei com protetor solar, eu transpiro muito, testei várias marcas que falavam que não saía no suor e todas saíam, e todas ardem os olhos. E não gosto do cheiro.

    E não adianta dermatologista tentar me assustar falando em câncer de pele.
    Quantas pessoas você conhece que tiveram câncer de pele ? Eu pessoalmente conheço apenas uma pessoa, de pele bem clara, que teve um tumor nas costas. Não era corredor e nem andava sem camisa por aí.

    Sempre que me falam em câncer de pele eu penso naqueles pescadores do nordeste, que ficam metade da vida no sol. Será que já fizeram algum estudo pra ver quantos deles morrem de câncer de pele ?

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      A história do protetor solar é meio bisonha…. Venderam um produto e nós comprados e introduzimos no dia a dia sem questionar….

      Curtir

      • Não tenho uma opinião formada sobre o assunto. Meu pai e minha vó já tiveram cancer de pele, que foram retirados sem maiores problemas. Ambos não são tão brancos, mas gostavam de ir a praia e nunca passaram protetor solar. Mesmo assim, eu também não costumo usar protetor, mas costumo correr bem cedo e é raro ir à praia. A questão da mudança de comportamento provocada pelo uso do protetor é algo a ser considerado.

        Curtir

  2. Adolfo Neto disse:

    Quanto ao protetor solar, o mesmo vale para óculos escuros.

    Curtir

  3. Dr. Michael Hollick, o grande nome mundial no que diz respeito à Vitamina D, diz em seu livro “Vitamin D Solution”, afirma com embasamento em estudos que o melanoma (tipo mais grave de câncer de pele) ocorre com mais freqüência em quem USA protetor solar do que naqueles que NÃO USAM.

    Curtir

  4. martinhovneto disse:

    Coitado do Bial….

    Curtir

  5. Lia Campos disse:

    Meu avô morreu em razão de um câncer de pele. Não ia à praia e não era corredor, mas trabalhava se locomovendo pelo interior do Ceará no solzão brabo e sem usar protetor (na época dele acho que nem tinha)…
    Pelo lado familiar (além do avô, uma tia também tem), pelo fato de treinar sempre pela manhã em Fortaleza, onde 99,98% dos dias são ensolarados, mas, principalmente por vaidade mesmo. Para minimizar o ressecamento, manchas e envelhecimento precoce da pele, eu uso sim. Sempre. E muito! Saio para treinar mais parecendo um fantasma de tão branca de protetor.
    Quanto ao fato de cair nos olhos, basta não passar na testa (pra essa área, o boné protege).
    Comigo funciona.
    Lia Campos

    Curtir

    • Aqui em Teresina também é a mesma coisa: não saio para correr sem protetor solar! Conheço pelo menos cinco pessoas que tiveram câncer de pele e nenhuma delas tinha o hábito de usar protetor. Por via das dúvidas e para evitar manchas e rugas, não abro mão de pelo menos um FPS 30. Os protetores japoneses são os melhores: não tem cheiro forte, não ardem e resistem bem à agua e ao suor.

      Curtir

      • martinhovneto disse:

        Finalmente alguém que entende como é correr em Teresina! De dia só se for as 4h da manhã e a noite tem que aguentar o asfalto a 2.000º C kkkkkkkkkkkkkkkkk

        Realmente aqui Aline não tem como não utilizar. É isso ou uma camisa de mangas longas com proteção UV, mas essa piora e muito a troca de calor na corrida.

        Curtir

      • Danilo Balu disse:

        Logo mais vai aparecer alguém dizendo que eu acho que não devemos nunca usar protetor… acho que quem mora perto da Linha do Equador deve se proteger mais do que quem vive mais distante dela. Mas tomar sol e agredir a pele um pouco com sol não é ruim, faz bem! Só isso…

        Curtido por 1 pessoa

      • martinhovneto disse:

        Balu concordo contigo sobre o uso excessivo de protetor x tempo de exposição ao sol (e ainda acredito na teoria da conspiração da indústria cosmética). Concordo com seu ponto de vista e vivo o mesmo dilema, ou utilizar uma camisa sufocante ou me besuntar e arder os olhos ou perder o fator de troca de calor. A minha solução é correr cedo, para pegar o melhor do sol e não precisar de protetor. 🙂

        Curtir

  6. adrianapiza disse:

    E essa onda de protetor solar trouxe a moda de que todo mundo tem que tomar vit D….conheço criança com prescrição de vit D via oral até completar sei lá quantos anos! Isso porque ninguém mais quer o sol….faz mal, e quando vai ao sol, se enche de protetor, e aí não consegue sintetizar vit D. É claro que um pouco de sol direto na pele faz muito bem sim!

    Curtir

  7. Isabel disse:

    Sempre fui a louca do protetor solar, por medo do envelhecimento precoce da pele e de manchas, porém ano passado, em meio a exames de rotina, descobri que estava com uma deficiência muito grande de vitamina D, mesmo correndo no sol, meu corpo não absorvia nada por causa do protetor.
    Conclusão, depois de um ano sem protetor durante as corridas -recomendação médica-, meus níveis estão melhores mais não perfeitos.

    A gente acaba comprando conselhos vindos de todos os lugares e repetindo fórmulas que podem mais prejudicar do que ajudar.

    Curtir

  8. Ainda é um começo, Balu, muito longe do ideal, mas no caso de Barcelona (e pelas características turísticas excelentes da cidade, com a questão do futebol também) hoje, proporcionalmente, a maratona catalã é a que recebe mais estrangeiros (europeus em sua maioria, claro) de toda a Europa. E oscila entre a quarta e quinta do continente em concluintes (algo perto de 15 mil neste momento, sendo quase 10 mil de estrangeiros, ou seja, um impacto positivo grande também).

    Curtir

  9. Marcelo Hideki disse:

    Bolt,Nesta Carter e Richard Thompson entre os top 10 são os que estão limpos(pelo menos por enquanto) nessa lista,o curioso é ver tanto norte-americano pego por doping,justo eles que viviam reclamando dos países do Leste europeu…

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.