Leituras de 6a Feira

Dica do Dia: JAMAIS comemore antes de cruzar a chegada sem dar aquela checada por sobre os ombros…

Longa Leitura do Dia #1: a epopeia de uma corredora para mudar sua passada, gastar menos com tênis e parar de discutir com o marido.

Longa Leitura do Dia #2: uma corredora vem liderando uma maratona nos EUA, pega a direção errada, passa perrengue e ainda assim vence uma prova da bandeira Rock n´ Roll Series!

Christopher McDougall, autor do best seller Nascido para Correr e, se tomado isoladamente, o maior propulsor do movimento barefoot (corrida descalço) em todo o mundo, prega em seu mais novo livro que deveríamos treinar fora de ambientes fechados, ao ar livre mesmo. É esse o teor de uma entrevista com ele no The New York Times que me chegou pelo Luís Oliveira. *ainda não li seu clássico e é uma lacuna pessoal…**Nassim Taleb diz que uma de suas resoluções deste ano novo é NÃO ir à academia mais do que 5 vezes ao mês e NÃO passar mais do que 30 minutos lá em cada ida. Seguindo sua lógica evolutiva eu não consigo discordar…

Ainda sobre Christopher McDougall, um texto muito duro com ele questiona se deveríamos seguir o que ele prega. Não gosto dos pontos, ainda que eu não acredite na corrida descalço. Os contrapontos do autor são fracos, rasos e baixos. Mas o talento de McDougall em contar histórias realmente pesa muito…

O que fazer para colocar emoção em um treino comum? Coloque um back flip no salto com vara. Veja aqui neste vídeo o que fez o recordista mundial indoor Renaud Lavilennie com o sarrafo a 5m, recorde mundial feminino… demais!

Abaixo uma paródia de música feita por um time de atletismo…

3 pensamentos sobre “Leituras de 6a Feira

  1. Sobre “a epoéia de uma corredora para mudar a passada e gastar menos com tenis…” me identificquei bastante com esse texto.
    Tbm achava que tenis com mais amortecimento no calcanhar era o ideal, e tinha que esperar algum parente/ amigo ir para o exterior e encomendar um NIMBUS da vida, e mesmo assim era caro ( acho que pouco mais de USD100,00).

    Eu não procurei um treinador como ela mas acho que foi depois de ler o Nascido para Correr que comecei a procurar informação sobre técnica de correr descalço e pisada com médio pé … e ao invés de video eu tentava analisar as fotos das corridas que participava.

    Vendo as fotos, conclui que tinha a pisada muito com o calcanhar e parecia que meu quadril “jogava” pro lado. Cheguei a fazer vários treinos contando passadas, assim como ela ( faz tempo que não faço pois acabei esquecendo mas se lembrar vou contar no próximo treino de ritmo por curiosidade ) e incluí exercícios de core na rotina ( são chatos mas faço até hoje).

    Acho que melhorei a postura e técnica mas ainda vejo algumas fotos em que parece que estou pisando com o calcanhar, principalmente no final das provas. Por fim, tbm consegui economizar muito com tènis e posso comprar tenis aqui, na faixa de uns R$200,00 sem precisar esperar algum amigo/parente viajar para encomendar um tijolo… rsrs

    Curtido por 1 pessoa

    • adrianapiza disse:

      Passei por isso também. Me convenci de que mesmo depois de anos correndo, tinha que reaprender a correr…não é fácil mudar, e em provas ou quando não estou concentrada no movimento, volta ao original, ao que o corpo está mais acostumado. Mas houve melhora em muitos aspectos, embora falte muito ainda!

      Curtido por 1 pessoa

  2. adrianapiza disse:

    Concordo totalmente em treinar ao ar livre! Ano passado quase enlouqueci, com o pé ruim, só podia fazer aparelhos na academia…até que resolvi começar a remar…um esporte ao ar livre e que deixa os pés meio que “descansando”! Agora trinquei o braço e não posso remar….mas ainda bem que posso correr. O negócio é diversificar as atividades e praticá-las ao ar livre. Penso que fomos planejados para isso!

    Hoje está no Daily Track Pic a pista aos pés do Pão de Açúcar!!

    Curtido por 1 pessoa

Duvido você deixar um comentário...

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.