Leituras de 4a Feira

O monstro Alex Hutchinson lista uma série bem interessante de fatores não-fisiológicos que influenciam em nosso desempenho. Desde torcida até o sexo de quem torce por nós passando pelo tipo de frase/palavra usada.

O igualmente monstro Steve Magness tem certo apreço por escrever textos longos. Mas ele vale sempre a leitura! Ele, sempre tão científico e exigindo evidências, filosofa sobre a Maratona em 2h00 e sobre a necessidade de não ignorarmos a prática que ainda não foi corroborada pela ciência.

Falei ontem de um blog sobre pistas de atletismo e a Adriana Piza mandou o link com a imagem aérea daquela que deveria estar em qualquer lista das pistas mais lindas do mundo.

Eu achei que já tivessem enterrado qualquer uso promissor da L-Carnitina. E eis que explode a notícia que o pessoal orientado por Alberto Salazar recebe injeções com esse suplemento. É imoral ou errado? Não. Mas quem se submete a isso parece sempre ser capaz de muito mais, esse é o drama! Essa bomba aparece na mesma semana que a Nike decide patrocinar o duas vezes dopado Justin Gatlin. Pior timing impossível. Aqui mais considerações.

O que Adharanand Finn aprendeu com um monge que teria corrido 1.000 maratonas.

Com todos os problemas e limitações das federações esportivas estaduais Brasil afora, justiça seja feita, temos sempre que lembrar que a FPA, Federação Paulista de Atletismo, é a ÚNICA a divulgar balanços anuais sobre o crescimento do mercado de corridas de ruas, eventos que é bom lembrar, elas cobram um pedágio sem oferecer algo muito perceptível em troca. Veja aqui o relatório com dados. Comentários sucintos: eu sou chato, não consigo entender essas duas casas depois da vírgula (risos). Não há muita informação sobre a fonte dos dados, abrindo dúvidas sobre a credibilidade. Sobre os números em si, é assustador, as corridas parecem crescer sem nenhum freio! Até quando?! Se pedissem a resposta de cabeça eu nunca adivinharia que o 2o semestre é tão mais movimentado que o primeiro… por fim, que as demais federações criem vergonha na cara e sigam o exemplo! Deixei passar algo? Comente!

A Olympikus lança sua nova campanha. Abaixo você tem mais um belo vídeo!

 

5 pensamentos sobre “Leituras de 4a Feira

  1. Esses monges zen corredores representam o pólo oposto do ceticismo do Balu que vive dizendo que a corrida não faz de ninguém uma pessoa melhor… rsrsrsrs.

    Se bem que se os monges estão certos tem que correr MUITO.

    A propósito, algum desses monges que correm dezenas de quilômetros por dia, todos os dias, morreu por causa dos tão badalados males que a corrida causa?

    Curtir

  2. David disse:

    Sobre a lista do Alex Hutchinson, não consigo parar de rir ao pensar em alguém correndo e de repente entrar na playlist Beatles “I’m so tired” nos metros finais!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Nishi disse:

    Então, não sei dizer se os dados de mercado são uma “bolha” ou o Brasil, em termos de corrida de rua, era a economia da China no início dos anos 80: um treco ínfimo perto do potencial que possuía. Os números apresentados para SP têm crescido muito e são enormes se comparados a 10 anos atrás, mas ao mesmo tempo continuam sendo minúsculos em comparação com EUA, por exemplo. O potencial do Brasil, obviamente, está bem longe dos EUA, mas quão longe? Estamos perto do pico possível? Ou o crescimento é assombroso porque saímos praticamente do zero?

    Curtido por 1 pessoa

  4. Marcelo Hideki disse:

    Interessante esses números da FPA,mas será que são confiáveis?Existe uma mania de querer aumentar as coisas…,porém,uma coisa é certa,a Federação arrecadou um bom dinheiro “oficializando” 361 provas em 2014.Além da medição do percurso,o que mais ela oferece em troca da taxa que é cobrada?

    Curtido por 1 pessoa

    • Danilo Balu disse:

      Tenho confiança próxima a zero nesses números. Se a FPA quisesse, poderia pedir o Excel (em dados pessoais) pra estudar minuciosamente), mas DUVIDO que o façam. E tem mais, como calcular até a 2a vírgula aquilo que NÃO é regular? Ela parece mais preocupada em conseguir mais $$ com as irregularidades do que nos mostrar ou convencer que sua chancela traz alguma vantagem ou valor percebido…

      Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.