Leituras de 4a Feira

O monstro Alex Hutchinson lista uma série bem interessante de fatores não-fisiológicos que influenciam em nosso desempenho. Desde torcida até o sexo de quem torce por nós passando pelo tipo de frase/palavra usada.

O igualmente monstro Steve Magness tem certo apreço por escrever textos longos. Mas ele vale sempre a leitura! Ele, sempre tão científico e exigindo evidências, filosofa sobre a Maratona em 2h00 e sobre a necessidade de não ignorarmos a prática que ainda não foi corroborada pela ciência.

Falei ontem de um blog sobre pistas de atletismo e a Adriana Piza mandou o link com a imagem aérea daquela que deveria estar em qualquer lista das pistas mais lindas do mundo.

Eu achei que já tivessem enterrado qualquer uso promissor da L-Carnitina. E eis que explode a notícia que o pessoal orientado por Alberto Salazar recebe injeções com esse suplemento. É imoral ou errado? Não. Mas quem se submete a isso parece sempre ser capaz de muito mais, esse é o drama! Essa bomba aparece na mesma semana que a Nike decide patrocinar o duas vezes dopado Justin Gatlin. Pior timing impossível. Aqui mais considerações.

O que Adharanand Finn aprendeu com um monge que teria corrido 1.000 maratonas.

Com todos os problemas e limitações das federações esportivas estaduais Brasil afora, justiça seja feita, temos sempre que lembrar que a FPA, Federação Paulista de Atletismo, é a ÚNICA a divulgar balanços anuais sobre o crescimento do mercado de corridas de ruas, eventos que é bom lembrar, elas cobram um pedágio sem oferecer algo muito perceptível em troca. Veja aqui o relatório com dados. Comentários sucintos: eu sou chato, não consigo entender essas duas casas depois da vírgula (risos). Não há muita informação sobre a fonte dos dados, abrindo dúvidas sobre a credibilidade. Sobre os números em si, é assustador, as corridas parecem crescer sem nenhum freio! Até quando?! Se pedissem a resposta de cabeça eu nunca adivinharia que o 2o semestre é tão mais movimentado que o primeiro… por fim, que as demais federações criem vergonha na cara e sigam o exemplo! Deixei passar algo? Comente!

A Olympikus lança sua nova campanha. Abaixo você tem mais um belo vídeo!

 

Etiquetado

5 pensamentos sobre “Leituras de 4a Feira

  1. Esses monges zen corredores representam o pólo oposto do ceticismo do Balu que vive dizendo que a corrida não faz de ninguém uma pessoa melhor… rsrsrsrs.

    Se bem que se os monges estão certos tem que correr MUITO.

    A propósito, algum desses monges que correm dezenas de quilômetros por dia, todos os dias, morreu por causa dos tão badalados males que a corrida causa?

    Curtir

  2. David disse:

    Sobre a lista do Alex Hutchinson, não consigo parar de rir ao pensar em alguém correndo e de repente entrar na playlist Beatles “I’m so tired” nos metros finais!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Nishi disse:

    Então, não sei dizer se os dados de mercado são uma “bolha” ou o Brasil, em termos de corrida de rua, era a economia da China no início dos anos 80: um treco ínfimo perto do potencial que possuía. Os números apresentados para SP têm crescido muito e são enormes se comparados a 10 anos atrás, mas ao mesmo tempo continuam sendo minúsculos em comparação com EUA, por exemplo. O potencial do Brasil, obviamente, está bem longe dos EUA, mas quão longe? Estamos perto do pico possível? Ou o crescimento é assombroso porque saímos praticamente do zero?

    Curtido por 1 pessoa

  4. Marcelo Hideki disse:

    Interessante esses números da FPA,mas será que são confiáveis?Existe uma mania de querer aumentar as coisas…,porém,uma coisa é certa,a Federação arrecadou um bom dinheiro “oficializando” 361 provas em 2014.Além da medição do percurso,o que mais ela oferece em troca da taxa que é cobrada?

    Curtido por 1 pessoa

    • Danilo Balu disse:

      Tenho confiança próxima a zero nesses números. Se a FPA quisesse, poderia pedir o Excel (em dados pessoais) pra estudar minuciosamente), mas DUVIDO que o façam. E tem mais, como calcular até a 2a vírgula aquilo que NÃO é regular? Ela parece mais preocupada em conseguir mais $$ com as irregularidades do que nos mostrar ou convencer que sua chancela traz alguma vantagem ou valor percebido…

      Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: