Leituras de 3a Feira

Moro em São Paulo que fica a 780m de altitude. Meus recordes pessoais nos 5km, 10.000m e 10km são ao nível do mar. Sempre achei coincidência! Pois um texto MUITO bacana mostra que mesmo em elevações bem modestas de 100m a 300m(!!!) já temos prejuízos no desempenho!

Momento-Jabá pessoal: durante minha viagem ao exterior recebi notificações de que havia sido citado no Esporte Espetacular da Globo, a quem já critiquei e elogiei aqui. Isso mostra o tamanho da gentileza e seriedade deles, como ainda o fato de escreverem pedindo autorização e avisando. No vídeo com o resumo da cobertura da maior Meia Maratona de SP eles citam os dados das estatísticas da distância postadas aqui no Recorrido.

Uma dica de conteúdo ao pessoal do Correr pelo Mundo: a The Competitor lista 7 corridas imperdíveis de 5km nos EUA!

O Pedro Ayres me mandou o link de um feito que mostra uma capacidade surreal de recuperação: um ultramaratonista americano correu 50km em uma esteira e 30 horas depois descobriu que teria que fazer tudo de novo mais rápido para bater o sonhado recorde mundial! Ele não é conhecido, mas seu currículo impressiona!

Não gosto quando as pesquisas têm foco buscar qualidades que a corrida proporcione no caráter da pessoa. Ela nos transforma, não necessariamente para melhores. Um texto legal da Outside fala como ela nos deixa mais calmos. E isso não tem relação com régua moral.

Todo começo de ano a temporada de competições indoor traz a mesma pergunta: qual o equivalente dos 60m em pista coberta para um sub-10s em pista aberta? O ótimo Track Stats tenta descobrir. A resposta? 6.48.

Abaixo um comercial novo da Skechers. É mentira de quem disser que ele está aqui só porque é estrelado pela Kara Goucher!

15 pensamentos sobre “Leituras de 3a Feira

  1. Luis Oliveira disse:

    Balu, um dia de visitas a lojas de running aqui nos EUA e posso te dizer que o mercado de espuma EVA está EXPLODINDO. Todos os modelos parecem maiores, mais altos e mais pesados. Como esse GoRun 4 do video

    Curtir

  2. Marcelo Hideki disse:

    No início do video o Cleber Machado fala que são 12 mil inscritos,aí no site da yescom aparecem poucos mais de 6 mil concluintes nos 21 km e pouco menos de 1500 na prova de 5 km…,não gosto dessa mania de querer aumentar as coisas,6000 já é um número expressivo,qual é a necessidade de ficar inventando números?

    Curtir

  3. Julio Cesar Kujavski disse:

    Moro a aproximadamente 800 mt de altitude, tem lugares qui que cegam a 1.004 mt, e meus melhores tempos foram feitos em Floripa e Porto Alegre, cidades ao nível do mar.

    Falando em altitude, no início do ano estive no morro da igreja, em Urubici-SC, a 1.850 mt de altitude. A temperatura na cidade estava 25 graus e lá em cima estava uns 10 graus com vento gelado, no auge do verão em janeiro.

    Curtir

  4. Qual a diferença entre as provas de 10.000m e as de 10K?

    Curtir

  5. Breno disse:

    Interessante! Meu melhor 10 km é aqui em Brasília mesmo, a quase 1200 mts de elevação. Para meia, o RP foi em BsAs. 2 a 4% é bem siginifcativo! Mas Balu, as cidades ao nível do mar não tendem a ser mais úmidas? Bem sabemos que esse aspecto é crucial para a performance…portanto a referida melhora não pode ser um pouco minimizada por uma provável maior umidade? E em relação àquelas calculadoras muito loucas (tipo esta: http://runsmartproject.com/calculator/), que corrigem o tempo de acordo com a altitude e até temperatura, há alguma procedência?

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      Sim, são mais úmidas! E mtas são quentes! Mas numa prova de 5km, por exemplo noturna, vc tem MTO a ganhar, por exemplo. Numa noturna de 10km com tempo bom tb. Já corri bem em São Leopoldo (RS), Amsterdã, Peruíbe (SP) e até 1x no Rio, mas eram 5km só…

      Essa calculadora é famosa, é do treinador que dá nome (Jack Daniel). É por base de dados até onde sei…. Tem uma fórmula que a originou.

      Curtir

  6. adolfont disse:

    Claro que você não postou o vídeo pela Kara. Foi pelo Meb! 🙂

    Curtir

  7. Adriana Piza disse:

    Saiu um “complemento” do texto da Outside, agora a opinião de algumas pessoas bem interessantes….

    http://www.huffingtonpost.com/brad-stulberg/endurance-sports-and-personal-growth-ask-the-experts_b_6866760.html

    Curtir

  8. […] Semana passada falei de um texto interessante da Outside que falava que correr longa distância nos faz pessoas mais calmas. A Adriana Piza mandou um texto bem bacana do Huffington Post que pergunta aos MUITO pertinentes David Epstein, Alex Hutchinson, Michael Joyner, Steve Magness e Matt Fitzgerald como participar em esportes de resistência mudou a pessoa deles. Muito bom! […]

    Curtir

  9. […] Semana passada falei de um texto interessante da Outside que falava que correr longa distância nos faz pessoas mais calmas. A Adriana Piza mandou um texto bem bacana do Huffington Post que pergunta aos MUITO pertinentes David Epstein, Alex Hutchinson, Michael Joyner, Steve Magness e Matt Fitzgerald como participar em esportes de resistência mudou a pessoa deles. Muito bom! […]

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.