Leituras de 3a Feira

*post automático. Em viagem de férias não sei quando poderei responder ou mesmo liberar comentários “presos”…

Para continuar a lista da Flotrack, agora a lista das 20 maiores garotas da história do atletismo no ensino médio (high school) nos EUA! Vários nomes conhecidos!

Na TV Globo uma série de desafios no programa Planeta Extremo. O Clayton Conservani correu* com a Carol Barcellos a Ultramaratona da Selva Amazônica em programa de semanas atrás. Veja aqui a edição completa do programa (31min).

Já falei 3 vezes aqui do dedicado treinador Antonio Ferreira que faz o possível e o impossível em uma pequena e pobre cidade do interior baiano. O que mais me incomoda é ter que a Globo ir fazer por ele mais do que qualquer federação ou entidade do atletismo e do esporte deveria já ter feito. Dessa vez é o Esporte Espetacular quem traz sua incrível história de dedicação em rede nacional.

Um recente documentário alemão veio fazer uma denúncia gravíssima mostrando todo o mar de lama do atletismo russo que organizou um esquema fabril de doping nunca antes visto na história do esporte. É desolador, mas tem que ser encarado! Na internet você acha o filme alemão, mas a barreira do idioma sem legendas em inglês complica tudo, por isso eu nunca tinha visto. Mas eis que o Esporte Espetacular saiu na frente e fez uma matéria excelente mostrando a máquina de trapaça russa. Clique aqui e veja porque é revelador!

O que o domínio húngaro na matemática no século passado pode explicar da supremacia de quenianos na Maratona? Uma reflexão interessantíssima de Graydon em seu blog!

Off-topic: Se você tivesse recursos financeiros ilimitados e fosse o Ministro da Saúde e lhe sobrasse boa vontade, como nos Nutricionistas, me diga se você faria essas duas ações (sempre lembrando que dinheiro não é problema!): colocaria um cardiologista altamente qualificado em tempo integral em todos hospitais e centros de saúde 24h por dia. Permitiria a todos uma consulta gratuita ao dentista a cada 3 meses. Parece lógico, certo? Mais é melhor, não? E se ir ao dentista numa frequência maior do que 1 vez a cada 6 meses fizer mal, como mostra um estudo? E se a ausência desses cardiologistas está relacionada com menor taxa de mortes em casos graves, como mostra outro levantamento? Pois é. Temos sempre que lembrar que na saúde lidamos com profissionais humanos, com todas suas limitações, fraquezas e vícios. Por exemplo, para um médico errar e te matar, você precisa ir até ele, conceito esse que muitos não entenderam semanas atrás quando falei do péssimo negócio que é o ato de ir ao Nutricionista Esportivo. Gosto MUITO do The New York Times porque ele é talvez o único grande veículo de imprensa que pensa fora da caixa quando o assunto é saúde! Aqui um texto explicando o porquê não deveríamos ter o hábito de ir anualmente fazer check-up médico. *bem resumidamente, Nassim Taleb explica que não deveríamos ir nunca ao médico preventivamente porque o organismo nos avisaria quando a coisa é séria.

Mais uma novidade japonesa! Na mesma prova que lançaram o porta-tomate, abaixo o vídeo da banana usável e comestível. Demais!

Etiquetado ,

Um pensamento sobre “Leituras de 3a Feira

  1. adolfont disse:

    Muito boa a matéria do Globo Esporte. Brasil, Estados Unidos e Rússia parecem ter muito em comum.

    Adolfo Neto

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: