Leituras de 5a Feira

Ontem eu falava da mania do aumento das distâncias em busca de diferenciação e o leitor Estevam enviou o que acontece no triatlo quando alguém busca algo do gênero: um cara resolveu fazer 33 Ironman em 33 dias seguidos. Já o Pedro Ayres, que pedala faz tempo, me trouxe o exemplo de um cara que se não ganha na prova que existe, cria uma competição só dele, daí não tem como perder, né? Este caso é o de um ciclista bem amador que quer bater o recorde de quilômetros pedalados em um ano. Sei lá… sou meio old school mesmo… não consigo entender 100% essa necessidade de se diferenciar a qualquer custo… nem eu que sou inseguro demais preciso disso… Não sei se vocês checaram 2 dados que me espantam e coloquei aqui: primeiro é o (baixo) ritmo de quem ganhou as maratonas no desafio 7 em 7 dias. A outra é o ritmo (pace não!!!) de quem correu o Desafio do Dunga. 8´00”/km de média! Ou seja… tinha gente bem mais lento! Se você corre rápido, ok! É que sempre achei muito mais saudável ganhar velocidade em provas menores a expor o corpo tanto tempo a um esforço tão repetitivo como fazem os mais lentos (justamente geralmente os mais pesados!). E isso me fez lembrar do K21 na Serra do Japi que fui acompanhar em dezembro. Havia muita gente fazendo os 10km em trilha acima de 2h00. Pergunta: pra quê?!?

Off-topic: Já postei bastante coisa da Red Bull aqui que entra sempre timidamente na corrida, mas quando o faz, arrebenta! Abaixo o vídeo deles comemorando 1 bilhão de visualizações. *quer exemplos? Eles fizeram duas provas SENSACIONAIS em subida (trilha) que são incríveis (procure no arquivo) e fomentam o atletismo patrocinando a bela Lolo Jones.

Corredor adora comer banana entre outras coisas porque um mal informado propagou a ideia de que é bom para câimbras por causa do potássio. O tomate parece que seria melhor que a banana. Então os japoneses fizeram esse vídeo SENSACIONAL para falar de um lançamento (não se sabe se é sério!) a ser feito na Maratona de Tóquio agora em fevereiro. Veja! Demais!

Etiquetado ,

14 pensamentos sobre “Leituras de 5a Feira

  1. Julio Cesar disse:

    Balu, um exemplo da lentidão das corridas de hoje: Mesmo fazendo um tempinho bem sem vergonha de 41:32 nos 10 km do troféu cidade de SP no domingo passado fiquei entre os 4 % mais rápidos no geral masculino e entre os 5% mais rápidos na faixa etária.

    Outro dia fiz 20:10 em uma prova pequena de 5 km e fiquei em 5 no geral !

    Se eu conseguir meu objetivo de voltar a fazer 19 nos 5 km este ano quem sabe eu ainda acabo vencendo alguma prova por aí.. rsrsrs

    Tô é gostando dessa lentidão da galera.

    Curtir

    • Rafael disse:

      tem provas e provas. no Adidas boost da Adidas de São Paulo por exemplo. que é 10 k + 5k+ 1k , acredito que não ficaria entre os 150 primeiros.

      tem gente que usa essas provas com tempos baixos, para ficar no podium e se sentir importantes e postar no facebook.

      Curtir

      • Danilo Balu disse:

        Sim, são os caçadores de prêmio por categoria.

        Curtir

      • Mas Balu, vc é muito ranzinza. Se o cara faz 10 km em 2 horas vc acha ruim.

        Se o cara vai em prova pequena e fica no pódio com tempo relativamente fraco (mesmo sendo o fortíssimo se comparado com cara dos 10km em 2 horas) vc tb acha ruim.

        Resumindo: Vc acha tudo ruim..rsrs..

        Mas voltando ao assunto dos muitos km… não vejo tanto mérito atlético ou coisa do tipo. Pra ser ultramaratonista é preciso sim bastante teimosia e um pouco de falta do que fazer pra poder dedicar tantas horas semanais às rodagens e trotes intermináveis.
        No momento estou preferindo fazer um treino forte e sofrer durante 45 minutos e ter o resto do dia pra fazer outras coisas. Treinar durante 2, 3, ou 6 horas num domingo não é atraente pra mim, sem falar que vai me dar uma baita dor nas costas.

        Sobre pessoas que inventam suas próprias provas, conheço dois ou três ultramaratonistas que fazem isso. Viraram ultramaratonistas, no começo tinham destaque, mas como nunca ganharam nada começaram a fazer “desafios” e aqueles trecos de “compre km” pra doar pra alguma entidade. Assim eles sempre vencem a prova e continuam em destaque. Mas como a coisa vai aumentando, outras pessoas começam a criar desafios vai ficando difícil criar algo diferente.

        Curtir

  2. Vinicius Morais Nunes disse:

    Balu virei leitor diário do seu blog é sempre muito bom. Mas o pessoal ta de sacanagem né no Desafio do Dunga. Desejo fazer esta prova por achar legal unir o passeio com várias provinhas. Mas num ritmo bem mais baixo que isso, afinal, quem treina mesmo corre bem mais que 78km por semana. ABraço

    Curtir

  3. Pra que fazer as provas lentamente? Ora isso é a predileção de cada um. Se o sujeito prefere fazer 10k na montanha acima de duas horas do que 5k no asfalto abaixo de meia hora porque estaria errado? O Objetivo de praticar esporte não é, além da saúde, o lazer? Se é lazer cada um escolhe suas provas e distâncias com base em critérios subjetivos. Perguntar o objetivo disso é a mesma coisa que perguntar pra que alguém joga videogame (por exemplo) quando a resposta é óbvia: joga porque gosta. Não tem “pra que”.

    Curtir

  4. phrayres disse:

    Olha, eu corro por prazer, e obviamente me satisfaço com minhas conquistas pessoais (em tempo: não tenho redes sociais para me auto-congratular).

    Agora, não precisa ser mestrado em psicologia para perceber o comportamento obsessivo-compulsivo‎ desse tipo que quer bater o recorde de km num ano no ciclismo. Para ter uma ideia, o recorde atual é de 1939! Faz mais de setenta anos que ninguém se interessa nessa birosca!

    Enfim, cada um faz o que quer, é direito garantido por lei, e cada um tem o direito de achar patético. Como o Balu citou, sou um ciclista de longa data, e um corredor novato, e fiquei constrangido com os tempos dos desafios Disney. Morando na periferia de Portalegre, percorrendo uma mistura de calçadas péssimas, acostamento de terra, brita, corro menos lento que essa galera disney-deslumbrada, haja paciência!

    Curtir

  5. Adriana Piza disse:

    Como já disse, o que me espantou mais do que os 8min/km da maratona no Dunga foram os 7:44min/km dos 5k! Mas isso explica porque muitos acham estranho alguém correr 5k sem ser iniciante ou lesionado…Muitos não prestam atenção ou não se importam com o ritmo, é sempre o mesmo, não importa a distância, então por quê correr 5k se tem opção de correr mais? Se tivesse mais uma prova no Dunga, tipo uma prova de uma milha antes do 5k, a média ia ser essa mesma, aposto! Seria preferível as pessoas se concentrarem em ganhar mais velocidade em provas curtas como você disse, tivessem isso como objetivo, e não querer ficar correndo trocentos kms no mínimo de dias… Não estou dizendo que tem que correr rápido, tem que correr como quiser, mas essa neura por mais kms a qq custo não faz sentido…

    Esse vídeo japonês….fiquei curiosa de ver o que era Kagoma X Maywa Denki (mostrado no final). Uma empresa de produtos derivados do tomate X um artista que fabrica coisas completamente malucas…se não for um gel de ketchup, deve ser mesmo uma brincadeira!

    Maywa Denki: http://youtu.be/4e3UnyGf76I

    Curtir

  6. Gustavo Bianch disse:

    Balu, o Vladimir Nunes já fez 100km em 6h18m. Isso significa um pace de 3´46min/km. Se isso é apenas teimosia e nada de talento, eu paro por aqui.

    Curtir

  7. Enio Augusto disse:

    Não duvido nunca dos japoneses. Capaz até de um dia eles inventarem uma banana que evite câimbras mesmo.

    Curtir

  8. Nishi disse:

    Bosta, dá vontade de voltar a estudar japonês só pra entender essa porra de vídeo!!!!

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: