Leituras de 5a Feira

O Chris Benseler me enviou uma dica importante que tenho que compartilhar por dever meramente informativo: a gracinha e barreirista australiana Michelle Jenneke protagoniza um comercial um tanto quanto… deixa pra lá! E lá se vão quase 3 anos que aquela dancinha de aquecimento rendeu bom dividendo$ à atleta… *aqui um pouco mais sobre ela e um paralelo ela com a bela Lolo Jones.

A linda psicóloga Emily Balcetis e sua equipe fizeram experimentos com pessoas em forma e fora de forma, motivadas e desmotivadas, e o que ela descobriu é fascinante: a percepção de distância pode mudar muito conforme essas variáveis. Como sabemos, mas subestimamos, é muita Fisiologia, mas também é muita Psicologia. É muito também sobre como vemos o mundo. Clique aqui para ver sua palestra de 20 minutos no badalado TED.

A ótima All-Athletics fez a lista dos 10 melhores resultados individuais do atletismo em 2014 baseada em seu sistema de pontuação e estatística. Denis Kimetto não foi o 1º! Há ainda outro resultado de maratona nos homens e duas Meias Maratonas no feminino.

O índice de lesões está relacionado entre outras coisas às horas de sono. Essa parece ser uma correlação que parece fazer sentido, apesar de ser mais forte do que poderíamos supor.

O tema até parece ser off-topic, mas não 100%. Steve Magness não só é um dos caras mais pertinentes, daquele grupo de meia dúzia que deveria ser lido por qualquer treinador, ele parece também ter descoberto e aplicado o que diz Nassim Taleb em seu atual livro, Antifrágil, que estou lendo e parece ser no mínimo espetacular. Para 2015 ele fez sua resolução de não se comprometer a fazer especificamente nada neste ano que se inicia. E a dica que ele dá aos corredores deste blog é: às vezes não insista em correr atrás de sua corrida, deixe ela vir até você. Sem, obviamente, deixar de treinar forte pra isso. Este seu texto é uma leitura excelente!

Naquele azar de quem se despede de Paris apenas uma semana antes, soube pelo Correr pelo Mundo que dia 20 de março rolará para convidados a Verticale de la Tour Eiffel, a primeira corrida vertical na torre mais famosa do mundo. Abaixo o teaser!

Etiquetado ,

5 pensamentos sobre “Leituras de 5a Feira

  1. Nishi disse:

    É, fiz a EcoTrail de Paris ano passado… pena que não tinha esse complemento no final da prova.

    Curtir

  2. Andre Berlesi disse:

    Depois de ver o comercial não vou conseguir trabalhar direito este resto de dia…

    Curtir

  3. phrayres disse:

    A primeira frase da psicóloga afirmando que a visão é nosso principal sentido já me deu um embrulho… A forma como vemos o mundo é mais uma figura de linguagem do que o sentido visão em si. Por exemplo, a surdez isola muito mais o indivíduo do que a cegueira. O cego pode perceber as pessoas pelo tom de voz, a respiração… Obviamente perder qualquer dos sentidos limita nossas experiências, mas a surdez leva a um isolamento maior do que a cegueira.

    Passando adiante: pessoas são motivadas ou não, independente da sua forma física. E ‘eyes on the prize’ me parece todo o contrário da ‘resolução’ do Steve Magness de seguir o caminho, e não a recompensa. Imagine supostamente que a maioria dos que se exercitam querem perder peso. E quando atingirem o suposto peso ideal, o que farão? O que as manterá motivadas? Será que daí é que decorre o efeito sanfona emagrece-engorda-emagrece-engorda…? Achei essa palestra um tanto… sei lá!

    Já o que eu achei da Michelle Jenneke… deixa pra lá!

    Abraços!

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      hahaha eu devia ter deixado o vídeo dela pra um outro dia… Mto boas suas observações, apesar de não concordar totalmente qto à dificuldade cegueira/suedez… fico até sem graça de avaliar isso tendo os 2 sentidos funcionando adequadamente. Abrax

      Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: