A São Silvestre é nossa melhor prova, que não deem ouvidos aos palpites…

Todo começo de ano na corrida é época de postar o texto sobre a São Silvestre, nossa maior e mais importante corrida de rua. Ela muito provavelmente só atingiu esse patamar porque a Globo resolveu investir nela, do contrário sua tia, sua avó ou seu amigo não-corredor jamais iriam perguntar se você iria correr ou qual a posição que te deu direito à medalha que te deram. Mas como um dos esportes favoritos do brasileiro é odiar a Rede Globo, falar bem da prova não ganha muito apoio. Mas eu queria dar sugestões à dupla Globo/Yescom: não ouçam os ~especialistas~!

Não mexam na corrida porque a São Silvestre é nossa melhor corrida de rua, não deem ouvidos ao que eles dizem!

Uma vez eu falei aqui, quando não entendo muito de um assunto sendo discutido, eu tomo direção contrária ao tomado pela classe intelectual mais organizada. Se os artistas querem a Lei Rouanet, eu sou contra. Se “jornalistas corredores” querem mudanças na São Silvestre, eu não quero, afinal, uns 70% deles nunca fizeram a prova. Indo nessa contramão, minha chance de acertar assim aumenta sempre exponencialmente.

A prova poderia largar mais cedo (8 e não 9 da manhã)? Poderia, mas e a graça de receber o povo do bate-volta? Poderia ser por ondas? Pra quê?! O legal é a prova ser esse mamute que é. Se nem brasileiro que corre sabe o que é largar por ondas, por que tentar ensinar isso justo na São Silvestre? Além disso, fazer por ondas é transformar a micareta de Salvador na Sapucaí do Rio. Enche os olhos de quem vê de casa pela TV, como os jornalistas, mas quadrada pra quem quer se divertir lá.

sao_silvestre_1925

Lanche ao final? Você veio pra correr ou pra beber? 15km não exigem nutrição especial! Colocar 25.000 maçãs e bananas é gerar uma quantidade imensa de lixo no palco do réveillon. O kit não era “recheado”? Biscoito tem que ter recheio, kit tem que ter número de peito, chip e camiseta. Se o seu número veio com escrita errada e você ficou revoltado, acho que você está no lugar e no clima errado…

A prova teve problemas no 4km? Sim. Provavelmente levar esse posto mais para perto do 5km (a IAAF não “permite” que seja depois disso) ou antecipar para a avenida Pacaembu (~3km) é uma alternativa. Solução simples não existe. Vai ter gargalo!

De resto, não consigo entender tanta bronca com a prova. Acho acertadíssima a obrigatoriedade de ir pessoalmente retirar o kit. A corrida tem muito mais acertos do que erros. Que continue do jeito que está! Ela é parte obrigatória ao menos uma vez na vida de todo mundo que corre no Brasil! Não tem nada igual!

Como também já disse antes: cuidado com quem quer ensinar a fazer um evento desse tamanho e não consegue organizar sequer um pega-pega em volta do próprio quarteirão…

Etiquetado , , ,

33 pensamentos sobre “A São Silvestre é nossa melhor prova, que não deem ouvidos aos palpites…

  1. Acho que a Sâo Silvestre não “tem que” fazer nada, A prova é um sucesso absoluto de público os boicotes que foram propostos algumas vezes nunca fizeram nem cosquinha.

    Mas acho uma pena que a prova não aproveite a visibilidade que tem pra aprimorar a organização. Se fizesse largada em ondas, por exemplo, todas as provas grandes no ano seguinte estariam fazendo, a influência que eles tem não pode ser subestimada. Mas, claro, isso exigiria uma visão de longo prazo que quase não existe no Brasil. Então, novamente: vai quem quer.

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      Eu acho que poderia ter uma baia pra gente veloz e tal, mas a única prova que tem largada por onda no Brasil, a Meia da CORPORE, está definhando ano a ano (não me atrevo a dizer que seja por causa da largada, mas sinal de que não a valorizamos assim como pensam)… Como diz e vivenciou um amigo, até na Maratona de NY os caras não respeitam o ritmo e vão pra baias mais velozes, não vai ser no clima de véspera de festa que a SS vai conseguir conscientizar mta gente…

      Curtir

      • Aliás, esse “definhamento” da Corpore bem que merecia um post porque eu, pelo menos, não consigo compreender. Fui umas três vezes na corrida dos fuzileiros navais no Rio quando eles organizavam. Achei a organização excelente, preço razoável e ainda tinha as bandas da Marinha animando os corredores durante o percurso. Se morasse em São Paulo com certeza prestigiaria as provas dessa organizadora. O que está havendo?

        Curtir

      • Danilo Balu disse:

        Não tenho resposta, mas ela meio que um pouco parou no tempo, ela parece voltada pra quem corre mais forte, um grupo pequeno dentre os corredores. Fora isso veio a concorrência de gente profissional enqto ela é uma “ONG”. Tem ainda a expectativa de quem achou que o mercado ia crescer sem parar, teve um ano que projetaram um crescimento absurdo… Não tem resposta simples.

        Curtir

  2. Thiago Oliveira disse:

    É o pangaré querer ser tratado como elite, eu como pangaré me contentei em quando fui correr a SS de curtir a prova, sem ligar para a confusão, pois eu estava lá justamente pela confusão.
    É a micareta das corridas, é uma das corridas que tem que estar na lista dos entusiastas pela corrida, quem quer performance dia 31/12? Esse tem que correr na pista sozinho mesmo, se foi para SP no ia 31/12, tem que saber que vai ter tudo isso e tem que se DIVERTIR.

    Curtir

  3. José Luís disse:

    A prova realmente é fantástica e deve haver espaço para todo tipo de corredor (do que treina forte ao que vai somente para festejar). Acho que se a separação na largada por ritmo fosse respeitada já melhoraria muito a prova. Mas na prática não funcionou. Como sou um corredor lento larguei no verde mas tive que ultrapassar “milhões” de outros participantes que estavam caminhando. Falta um pouco de bom senso e instrução aos participantes.

    Curtir

  4. Julio Cesar disse:

    Assino embaixo.

    Acho engraçado quando dizem:

    “não faço provas da Yescom pq são desorganizadas e não respeitam os corredores”.
    “só vou fazer a SS quando tiver largada por ondas”
    “aquilo la é uma festa e não corrida pra performance” como se correr 15 km em 1:10 fosse performance”

    Daniel, largada em ondas já foi feita algumas vezes em algumas provas da Corpore, e aí ? Quase ninguém comentou nada. É como o Balu falou, pra quem vê na TV a largada em ondas só vai confundir e deixar sem graça, e os anunciantes que pagam caro pra colocar seus comerciais na Globo não vão gostar disso.

    Quer “correr pra tempo ” ? Vai pra Golden Four da vida, lá é tudo perfeitinho pra todo mundo bater seu recorde pessoal, pelo menos é o que dizem.

    Fiz a SS duas vezes e achei super legal. Só não faço mais pq não moro em SP e prefiro viajar com minha esposa nessa nessa data para algum esconderijo.

    Curtir

  5. Concordo com você, Danilo, atualmente.
    Quando corri a primeira vez a SS fui com a expectativa errada (ah, a expectativa sempre trás desilusão, né?): eu queria ir lá e fazer tempo, correr “bem” e tal.
    Hoje em dia entendi que ela é um evento do que uma corrida. O corredor que treina o ano todo tem que encará-la como o último evento do ano, tem que ir pra curtir, já relaxado, sem meta. E pra quem não corre ainda, ela pode ser a “porta de entrada”, aquela corrida de incentivo.
    Abs!

    Curtir

  6. Enio Augusto disse:

    Não gosto da São Silvestre, nada nela me dá vontade de ir correr novamente. Já fui 2 vezes e já vi que não é o tipo de corrida que gosto. Lento ou não, tenho meus objetivos de tempo e sei que não é na SS que vou conseguir, então não vou.

    Mais de 30 mil gostam dessa confusão, de correr por festa e por diversão.
    Quando é em uma color run da vida, pessoal reclama e fala mal porque a corrida virou festa, na SS é “tradição”.

    Só penso que deveria ter espaço para todos os tipos de corredores, mas entendo que a maioria que manda e não faz sentido atender uma minoria que gostaria de correr por tempo, já que o retorno com o outro grupo é MUITO maior.

    Achei uma boa ideia a separação de ritmo por pulseiras neste ano. Ajuda um pouco se uns 50% seguirem ela. Ainda pode dar certo, mas no Brasil sempre duvido, visto os bandits na SS este ano. Devia ter uns 5 mil, não? Aí não tem largada por onda, nem pulseira, nem nada que dê jeito.

    Curtir

  7. Uma das grandes vantagens da São Silvestre: é uma das únicas provas no Brasil em que você sabe em que data ela vai acontecer nos próximos 5 anos, pelo menos.

    Acho que esse pessoal que reclama deveria parar de reclamar e começar a organizar provas pequenas, com voluntários, estilo Park Run ou, se tiver algum patrocínio, até mesmo um pouco mais sofisticadas. Provas que impactem menos o trânsito (usando espaço em que não passem carros), sem medalhas para todos, sem fru-frus.

    Curtido por 1 pessoa

    • Adolfo, vejo uma leve tendência nesse sentido, em Curitiba, sua cidade, já existem circuitos de corridas nos parques (Tingui e Barigui), onde o órgão de trânsito não se envolve e as provas são geralmente à noite.
      E pelo que vi na hora da inscrição vc escolhe se quer camiseta e etc, e pra quem não quer a inscrição é mais barata, mas ainda um pouco cara na minha opinião, na faixa de 30 a 50 reais, sem camiseta e etc.

      Curtir

  8. Depois que comecei a encarar a SS como festa de reveillon para quem gosta de correr, parei de me estressar. É festa, então que se dane… Quanto ao kit ou o lanche no final, que se dane também, não preciso de nem um e nem do outro… A única coisa que fico puto é pagar caro, deveria ser mais barato. Mas como tenho certeza de que a prova só existe para que a Gazeta (FCL) feche o ano no azul, então a tendência é ficar mais caro (ah e tem a lei da oferta e da procura também)… Se tem gente pra comprar coisa cara, tem gente pra vender coisa cara.

    De qualquer forma, o que aconteceu no km 4 foi piada, não podemos passar a mão na cabeça do organizador. Não precisa ser muito inteligente pra saber que alí daria m****. Eu vinha no trotão à 5:30 e o pace naquele Km foi de 9:19, sendo que grande parte fiquei parado e sendo empurrado igual em show de Rock.

    A globo/yescom tem 2 opções. Uma é fazer o que o Sr. está dizendo, não mudar nada.. Aí continuarei pensando que é um desfile de reveillon e boa… Vamos pra zuar, vamos andar fazendo high five com os expectadores, fantasiados (e por que não levar alguns carros alegóricos? se bem que este ano teve o cara do piano)… Já estou bolando algo para o ano que vem na linha do papa-móvel que vi ano retrasado… É isso aí! Festa!!!

    A outra opção é deixa-la mais com cara de corrida e para isso precisa de um controle mais efetivo como limitar o número de inscritos, fazer baias de largada (de verdade, controlada), se preocupar um pouco mais com o trajeto e aumentar a premiação (para vir caras um pouco melhores da elite mundial).

    Se o Sr. me permite, esta é a minha singela opinião.

    Curtir

  9. carolina disse:

    São Silvestre é prova para festejar e ponto final. Estava com uma amiga que nunca tinha corrido a prova e que corre muito forte, ela se animou no começo a tentar ultrapassar a galera e vi que algumas horas ela ficava impaciente pq não tinha como ir mais forte, mas ela se divertiu demais com o clima da prova e com as pessoas fantasiadas. Esse ano tinha muita gente assistindo nas ruas, foi muito legal. Acho largada em ondas sonho, pq tenho amigo brazuca que quando vai pra majors quer largar em baia mais rápida e aqui fica de mimimi. Mas, acho que discutir o percurso sempre vale a pena, não gosto da ladeirona que vai pro Pacaembu, já teve acidente com cadeirante, aquele é um ponto a ser discutido. Quando aos postos de água, todos estavam muvucados, na curva ou não na curva vc tinha que parar e pegar água e mesmo assim levava empurrão de quem vinha atrás.
    Vi que alguém comentou das provas da Corpore, eu sempre corria as provinhas de 10K deles e a organização sempre foi impecável, o preço é ótimo, acho que as pessoas estão preferindo pagar grife de corrida patrocinada com kit recheado de bobagens ao invés de pagar preço justo por provas bem organizadas.

    Curtir

  10. Fernando Tsuda disse:

    Os problemas não são exclusivos da SS pois fiz uma Major e tive os mesmos problemas da prova com congestionamento, ou seja, não consegui impor meu ritmo devido a multidão mesmo levando em consideração que não tinham pessoas caminhando e/ou fantasiadas. A questão da hidratação poderia ser amenizada antecipando o posto como o Balu mencionou e para acabar de vez com o mimimi poderiam implementar um pelotão premium assim como a Tribuna 10km assim quem quer correr mais rápido não teria do que reclamar.
    No restante, mesmo com todos os problemas, a prova é ótima na minha opinião pois junto com a Tribuna não há nenhuma prova com tanto apoio nas ruas até onde eu sei.

    Curtir

  11. Eduardo disse:

    Já que a prova é só festa, que se cobre um valor simbólico para participar. O valor que a Yescom cobra e o retorno que dá, não justifica. Ah, já fiz 3 SS, com 15.000 e com 30.000 corredores, terminando na Paulista e no Ibirapuera, já tive que chegar 2h antes da largada e ficar cozinhando em pé para conseguir correr (é uma corrida, não é?), acho que posso opinar né?

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      O Carnaval em Salvador é uma festa popular, já pensou se fosse R$30?? Mas são R$800… Na Vila Olímpia aqui em SP vc fica na fila e paga R$80 “a seco”… o que fazer?

      Curtir

  12. Marcelo Hideki disse:

    “… Ela muito provavelmente só atingiu esse patamar porque a Globo resolveu investir nela…”
    Discordo nesse ponto,a SS já era sinônimo de corrida muito antes da Tv Globo existir e se hoje a prova tem esse tamanho é porque as corridas de rua se popularizaram e a emissora pegou carona nesse filão.
    As vezes tenho a impressão que qualquer coisa que a Globo/yescom fizer será aplaudido pelo colunista,antes a prova era de tarde e também crescia o número de concluintes e ninguém reclamava de ser disputada naquele horário.
    A entrega antecipada da medalha e a chegada no Ibirapuera são 2 exemplos recentes de como a organizadora erra ao não “ouvir os corredores/especialistas/consumidores”.

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      Vc acha MESMO que a SS teria essa importância se a emissora não comprasse a ideia?? Vamos fazer o raciocínio contrário… qtas pessoas corriam as 1as edições da Volta da Pampulha? E ela foi criada sem a Globo já qdo haviam mtas corridas. Ela decolou em um estado que não tem nenhuma prova gde. Tem prova todo fdsemana na Lagoa, NENHUMA gge. A Meia do Rio… a da Globo tem quase o DOBRO da 2a maior e quase 3x o da 3a. A Corrida do Cirio é a ÚNICA corrida no Norte do país entre as maiores do país. A 3a maior corrida do país passa na Globo local. Quer mais? A Corrida Eu Atleta que era no Rio e passava na Globo em Novembro, era gigante, “definhou” sem ela. Posso continuar… os 10k da Maratona de SP, um dos maiores do país.

      Enfim, a Globo abraçou um filão, ela não é tonta. Mas ela o alçou a um patamar quase inimaginável. Tire da TV e ela perde MTO da força. Só não vê quem não quer…

      Não aplaudo qq coisa da Yescom, estou me lichando pra eles… acho a emissora mto melhor do que eles… a prova saiu da tarde não foi por causa de meia dúzia de críticos, saiu SÓ porque a festa do reveillon (tb bancada pela TV) precisa daquele espaço com horas de antecedência. E SÓ por isso. A chegada no Ibira e a entrega da medalha antes da prova foram excrecências que espero que nunca se repitam. Eu não tinha o blog à época, então eu vir aqui com um discurso de que eu era contra seria desonestidade.

      Por mim, que elas duas continue não “nos” ouvindo.

      Curtir

      • Marcelo Hideki disse:

        A TV Globo tem sim muita força e pode impulsionar qualquer prova,mas a São Silvestre já era gigante mesmo sem a emissora,apenas isso que eu quis dizer.

        Curtir

  13. Delmir dos Santos disse:

    Acho que vocês não conheceram a São Silvestre como eu conheci, e posso lhes garantir que hoje a São Silvestre é uma corrida grande, ainda faz parte do planejamento de muita gente, mas isso se deve ao fato de a maior referencia que a prova perdeu e que a fez famosa no mundo que era a largada noturna na qual muitos passavam o ano correndo, A São silvestre é uma referencia para quem corre sim.

    É fato, quando alguém diz que é corredor imediatamente é interpelado sobre se já correu a São Silvestre e qual colocação chegou, mas duvido que os índices de audiência nos dias de hoje sejam iguais aos de antes pelo menos quando era vespertina..!!!
    Mas que se danem os românticos e viva os expertos..!!

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      Oi Delmir! Se for o Delmir que estou pensando ser, é uma honra tê-lo aqui comentando no blog! É mto bom ouvir alguém com experiênca no alto nivel.

      Eu concordo com mta coisa que vc disse, mas acho que a gde mudança é que os tempos são outros. A prova perdeu relativamente importância (mas não força!) porque o mundo mudou em seus 90 anos de existência, ou ainda de 1980 pra cá. Com a criação do reveillon na Paulista, ela seria transferida para outro ugar e perderia o brilho e exclusividade que largar e chegar na avenida Paulista dá.

      A audiência bruta caiu? Com certeza! Hj as mídias são inúmeras, ela compete com mtas outras coisas… não é só a audiência dela que caiu, mas a do Jornal Nacional ou do último capítulo da novela das 8 tb. É assim, o mundo dá voltas…

      Eu sou pouco romântico. Acho que ela cabe bem de manhã e tem apenas que melhorar atendendo melhor aqueles que querem correr forte.

      Saudações!

      Curtir

  14. Vagner disse:

    na minha opinião, que participei de algumas SS, as minhas impressões com relação a prova de 2014:
    pagar R$135,00 numa inscrição é muito caro para uma prova dita popular.
    o número de pipocas é muito grande, fato!
    a falta de um isotónico no final da prova e um lanche merreca arrebentam!
    a parada forçada no primeiro posto de hidratação é inaceitável.
    para quem mora em outra cidade, não poder deixar uma única pessoa pegar para todo o grupo e todos terem que ir até o local de entrega do kit é muito ruim.
    mas enfim é uma prova legal pelo clima de virada e que requer paciencia.

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      Oi Vagner! Tudo bem?
      R$135 é caro? É apenas um pouco acima da média as provas feitas e SP, por exemplo. Só que nenhuma delas corre na Paulista e apenas uma passa na principal TV do país. Lanche e isotônico no fianl? Como dar vazão a tanto lixo com um povo tão porco qto o brasileiro?? A parada na água é inaceitavel? É! TEM que melhorar! É ruim pra quem mora fora de SP ir pegar o kit? E quem mora aqui? Como faz? Não tem que pegar tb?? Abrax

      Curtir

  15. Alicino disse:

    Eu corri a SS em 2013 e fui pq queria conhecer, mas não sei se volto tão cedo. Primeiro pq pagar 135 reais para um evento desorganizado, cujo objetivo é estar na onda, não me satisfaz. Toda prova pra mim é um desafio pessoal e correr se não for em busca de tempo, pra mim não vale a pena. Sei que cada um tem seu gosto, sua opinião e seu objetivo, mas pra mim não casam as afinidades nesta estrutura atual da SS. A Tribuna 10K de Santos dá de 10 a zero na SS, apenas não tem a divulgação da TV.

    Curtir

  16. arthur lobao disse:

    Corro a S.S. desde 1980,varios anos a noite,e em 2014 completei 30(trinta) S.Silvestres. Cada ano a organização foi melhorando,mas,esse ano ainda falhou no KM 4.Houve afunilamento,a ponto de ficarmos parados,enquanto varios corredores “espertos”cortaram caminho no atalho a direita,,e não tinha nenhum fiscal da S.S. para impedir.Ao toque da sirene anunciando a largada,demorei 10 minutos até a faixa onde é realmente a largada e marcação do ship.Sugiro que a largada nos proximos anos seja na praça do Pacaembu,,parte mais larga,continuando nas duas pistas,com chegada na Paulista. Quando ea a noite,a inscrição era gratis.Hoje é .R$ 135,00. Se analisarmos friamente,sai a R$ 9,00 cada kilometro corrido,mais caro que kilometro de taxi etc.!!!!!

    Curtir

  17. fabio rosario disse:

    Perdi o prazo da inscrição, quem não for correr e quiser vender o kit me avisem ok

    abraçoss

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.