Leituras de 2a Feira

Usar órteses (ou então palmilhas) acontece até nas melhores famílias, até tenho amiga que usa. Na verdade tenho opinião firme: sou radicalmente contra. Deve haver quem realmente precise e essa turma eu sei que é uma minúscula minoria. Como diz um grande e inteligentíssimo amigo: pra quem só sabe usar martelo, todo problema é prego. Eu acho um tanto quanto curioso que toda pessoa que saia prescrevendo palmilha sempre tenha um parceiro comercial. Mas sabe como é, né? Ele é pôficional, não há conflito de interesse. Basicamente o dotô está dizendo que nem o Cara lá de cima nem milhões de anos de evolução talhando nosso aparelho locomotor fizeram o trabalho direito. Ele acha que um pedacinho de material sintético corrige tudo. Daí você coloca uns milímetros a mais de calço e ignora que tudo isso tem efeito em cascata numa cadeia de articulações. Você muda um e não combina a jogada com todo o resto do time. Sério, respeito mais aquele médico do SUS que prescreve anti-inflamatório pra tudo do que o profissional que prescreva palmilha com essa mesma naturalidade. Um é mal pago. O outro faz da órtese um filão bem rentável. E o atleta, que gosta de ter algo desenhado especialmente pra ele e atropela a lógica para ganhar segundos na pista, compra a ideia. E paga caro. Aqui um texto interessante no tema.

Uma das experiências mais legais de ter morado na Irlanda foi de treinar várias vezes na neve. É diferente de tudo. Aqui a Runner´s World fez uma brincadeira com 14 pensamentos que todo corredor tem ao correr em um lugar muito, mas muito gelado.

Off-topic: durante uma longuíssima corrida de aventura pela Amazônia (que envolve também “correr”) uma equipe de estrangeiros alimenta um cachorro vira-lata sem dono e o animal decide acompanhar o time até que… bom, deixo pra vocês descobrirem como terminou essa história incrível.

Com um pequeno atraso, o (ótimo) canal do COI fez um vídeo com os melhores bigodes dos Jogos Olímpicos. #Movember #NovembroAzul

Eu não sei quem de vocês já sonhou em ser profissional. Eu sonhei quando era moleque, depois nunca mais. E se pudesse “escolher” hoje, não o seria! Pois atletas de elite dão 10 motivos pelos quais eles são gratos por correrem profissionalmente. A 8ª é ótima!

Ostrava será a cidade que sediará a Copa Continental da IAAF em 2018. Esse vídeo sobre a candidatura da cidade é bem bacana!

Etiquetado , ,

9 pensamentos sobre “Leituras de 2a Feira

  1. Não tenho qualificação pra falar sobre as órteses em geral. Mas é fato que me sinto muito melhor quando corro com tênis com drop baixo, simples, sem aquele monte de trecos pra “controle de pronação”. Não sei se é “o melhor” para todos mas para mim certamente é muito mais prazeroso e confortável.

    Curtir

  2. martinhovneto disse:

    Eu sempre desconfio de quem mostra o problema e lhe “vende” a solução. Pra mim esse conflito de interesses não condiz com a prática de saúde. Ou seja, me prescrever palmilha que você vende = – 100 pontos de credibilidade. Melhor comprar aquela chinesa cheia de imã para ativar o chi.

    Emocionante a historia do cachorro.

    Tenho um desejo de correr a pelo menos 10º C rsrsr. Continuo falando, aqui em Teresina quem colocar uma pista climatizada ganha milhões kkkkkk.

    Curtir

  3. Adriana Piza disse:

    “…nem o Cara lá de cima nem milhões de anos de evolução talhando nosso aparelho locomotor fizeram o trabalho direito.”

    O grande problema é que já estragamos tudo nos primeiros anos de vida ao colocar sapatinhos nos nenês antes mesmo de aprenderem a andar! Nossos pés foram muito bem projetados sim, e projetados para serem usados, o que não fazemos adequadamente. Compare um pé de uma criança que cresceu na cidade com o de uma que cresceu na roça. A diferença é enorme! Será que se usássemos os pés desde criança, andássemos descalço, na terra, o dia todo, teríamos menos problemas ortopédicos? Acho que sim! O que ocorre hoje é que quando adultos, muitos tem os tais problemas porque o pé nunca foi usado adequadamente conforme “projeto”. Aí é muito mais fácil usar a palmilha para aliviar os vícios decorrentes do mau uso do que começar a tentar usar músculos e ligamentos fracos que nunca foram usados (ou muito pouco, ou de maneira inadequada com sapatos de saltos etc.). Mesmo assim, acredito que alguns (muito poucos ) se beneficiariam de órteses….não sei dizer em que casos, não entendo disso, mas seria como corrigir nossos olhos com óculos. O olho também é extremamente bem projetado….. porém algumas pessoas nascem míopes, e se beneficiam muito com os óculos! Talvez algum defeito também ortopédico poderia ser corrigido com a órtese? Será?

    Off Topic: Demais esta equipe com o cachorro! me lembrou esse texto “Um parasita do afeto humano”: http://www.ufcg.edu.br/prt_ufcg/assessoria_imprensa/mostra_noticia.php?codigo=3884

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      Sobre os sapato/óculos é difícil eu conseguir concordar mais… fico louco vendo meus sobrinhos (2 e 4 anos) com tênis rígidos E com entressola de 3cm…. eles precisavam andar NECESSARIAMENTE descalços ou de meia com grip de borracha tipo aqueles de aula hidro…

      Qto ao óculo, o Daniel Lieberman fala que acha que os óculos acabam nos fazendo ser mais míopes… ou seja, eles ajudam quem nasce com problema, mas hj a sociedade é desenhada de maneira tal que “enfraquece” nossa visão, então hj temos por isso estranhamente MTO mais gente “precisando” de óculos. nesse sentido. Ou seja, tênis/palmilha ajuda alguns, mas na maioria (???) seria dispensável se fizéssemos certo desde lá de trás.

      Qto ao texto, salvei aqui pra ler… estou com dívida nos seus textos… demoro, mas leio 100%! rsrs

      Curtir

    • Danilo Balu disse:

      Mto bacana esse texto do cachorro como parasita… mto interessante esse pto de vista!!!

      Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: