Leituras de 4a Feira

Emil Zatopek em curtíssima entrevista com a simplicidade de um gênio fala sobre sua estratégia nos 10.000m e sobre dieta.

Vou abrir o jogo: tenho pavor de quem faz prova empurrando carrinho de criança. Pavor, zero respeito. Acho que correr com uma melancia na cabeça é mais eficiente pra chamar atenção e ajudar com problemas de autoafirmação. Agora leia a história desse casal que treinava para fazer uma prova juntos e uma fatalidade deixou um deles numa cadeira de rodas. Emocionante. E nos faz agradecer por mas um dia com saúde…

Ao pessoal chegado em ultramaratona, aqui um documentário da The North Face, o Curiosity, feito sobre o Ultra-Trail du Mont-Blanc® (UTMB). *dica do Helio Shiino.

Na Runner´s World uma belíssima e longa passagem sobre a vida do treinador Gabriele Rosa e o lançamento do livro que conta sobre sua vida e carreira. Muito bom para conhecer mais sobre ele!

Na excelente série da ESPN, Catching Kayla, um curta sobre a jovem atleta que apesar de um sério problema de saúde vem obtendo excelentes resultados. A vida e dedicação de Kayla Montgomery, de quem já falei aqui outras vezes, são inspiradoras!

Na Runner´s World uma bela e interessante análise sobre o porquê cai o recorde mundial da Maratona entre os homens enquanto os dos 5.000m e de 10.000m seguem firmes e imbatíveis

No dia 08 de março de 2015, Dia Internacional da Mulher (no Brasil e na Espanha), vai rolar em Mallorca aquela que até onde sei é a única maratona exclusiva para mulheres na Europa, a 261 Women´s Marathon. Essa prova parece ser bem legal, mas tenho uma enorme bronca com ela. Quando a americana Kathrine Switzer “proíbe” homens de corrê-la, faz o mesmo que fizeram com ela na Maratona de Boston em 1967. Você pode muito bem fazer um evento exclusivo! Mas, por favor, tire essa roupagem humanitária e libertária. Abaixo o belo vídeo promocional.

Etiquetado , ,

8 pensamentos sobre “Leituras de 4a Feira

  1. Hélio Shiino disse:

    – No dia 08 de março de 2015, Dia Internacional da Mulher (no Brasil e na Espanha), vai rolar em Mallorca aquela que até onde sei é a única maratona exclusiva para mulheres na Europa, a 261 Women´s Marathon. –

    Me permite citar 2 links estreitamente ligados a este clássico fato que motivou realizar esta prova?

    Kathrine Switzer: First Woman to Enter the Boston Marathon

    52 Powerful Photos Of Women Who Changed History Forever
    http://news.distractify.com/people/powerful-photos-of-women/?v=1

    Curtir

    • martinhovneto disse:

      Hélio, acho que o Danilo devia lhe promover a assistente de produção do blog rsrsrs. C sempre ta contribuindo com material relevente.
      Danilo, concordo com você sobre o tom separatista de uma visão feminista deturpada. Parece revanchismo. Desculpe se alguma feminista entender errado, mas acho que o feminismo atual tende a ser muito mais igualitário do que separatista ou exclusivista. Nenhum pro em terem provas esclusivas para mulheres. Mas não utilizando a premissa anti homem. E pergunto, pq feminismo é bom e machismo é ruim? Não seriam os 2 ruins?

      Sobre a prova em si. Lindo o video e a história que a cerca, sem as amarras ideológicas.

      Sobre dieta (alimentação e não restrição) tenho tentado seguir a paleolítica, mas poxa vida, como é difícil e caro comer saudável hoje em dia. Contrasenso não?

      Curtir

      • Julio Cesar disse:

        Cortei o açúcar pra zero, como pão somente no café da manhã, cortei o almoço na maior parte da semana (como umas barrinhas de cereal, chocolate light, frutas, amêndoas diversas, às vezes peço um bife e salada), não como mais macarrão de trigo (comprei o de arroz e descobri que existe macarrão feito de milho). Na janta dou preferência à carnes, e agora tenho um pequeno estoque de queijos diversos na geladeira.

        Eu não sou sou muito pesado, então é difícil perder peso, mas em mais ou menos um mês passei de 68,5 pra 66,5 kg. Já estou sentindo a diferença na hora da corrida.

        Mas devo dizer que não é nada fácil, e não tem muito milagre: Se quer perder peso tem que passar fome, pelo menos um pouco de fome. Agora fico com fome boa parte do tempo. Procuro estar melhor alimentado antes do treino.

        Curtir

      • Danilo Balu disse:

        Vc sabe qto tem de açúcar em barra de cereal, chocolate, frutas…? Cuidado com o que corta e com o que vc ACHA que cortou.

        Curtir

      • Hélio Shiino disse:

        Martinho,
        Eu, Assistente de Produção do Blog????????
        Menos, menos. (risos)

        Digamos que TUDO está a disposição de TODOS de forma IGUAL, mas há coisas que incomodam muito mais a uns do que a outros.
        Faço analogia com a Arte de Fotografia. Se alguém gosta do que eu fotografei. Simplesmente agradeço e digo que a fotografia é, nada mais, nada menos, do que a extensão do nosso olhar. O Mundo está aí igualmente para todos. A diferença é o quê e a forma como ele impressiona aos olhos de cada um!

        Mas que bom que esteja gostando. Material bom é para ser divulgado, apreciado e revisto. Tal qual este Blog, particularmente, para mim, tem sido um local de Happy Hour para conversarmos a respeito de corrida e suas vertentes comportamentais!

        Curtir

    • Hélio Shiino disse:

      Lá pelos 0:47~0:49 se alterna ela com e sem a calça moletom…
      … que ela deve ter jogado pelo caminho em algum kilômetro.

      Alguém deve ter pego e guardado, e quem pegou não se sabe quem é até hoje…
      … creio eu.
      Mas enfim…

      Curtir

  2. Julio Cesar disse:

    Gary Taubes agora em português:
    http://www.lpm.com.br/site/default.asp?Template=../livros/layout_produto.asp&CategoriaID=615261&ID=922994

    Curtir

  3. Adriana Piza disse:

    “It’s difficult to live with a disease where your own body is fighting against itself; so when I’m running I feel like I’m battling that, I feel like I’m safe from myself. As long as I am running, everything is fine.” Kayla Montgomery

    Muito bom esse vídeo! Impressionante a história!

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: