Leituras de 2a Feira

Será que os exercícios realmente nos deixam mais inteligentes? Não há ainda resposta, mas tenho meu chute, minha lógica: Assim como há quem emagreça treinando, há quem tenha benefícios no tratamento da depressão, por exemplo. A individualidade biológica faz gerar resultados diferentes em pessoas diferentes. Não me imagino mais esperto por correr, assim como não acho que jogar vôlei de praia, por exemplo, aquele troço chato e aborrecido que há quem chame de esporte, se me fosse obrigado a praticar, me traria benefícios. É mais ou menos nessa linha.

Um texto em defesa do manguito. *mas lembre-se, se diferente da autora você estiver correndo no Brasil e não for no Rio Grande do Sul, esse acessório pode até ser estiloso e tal, mas numa Meia Maratona vai cobrar o preço lá na frente

A lista das barbas mais famosas da história dos arremessos/lançamentos.

Precisa de motivação pra treinar hoje? Aqui seguem 40 vídeos motivacionais. Quarenta! De nada!

Por que mesmo para nós, tão mais lentos, um recorde mundial na Maratona importa ou deveria ter importância?

As particularidades do nosso comportamento são fascinantes, mesmo que queiramos nos considerar seres racionais. Um texto bacana explica o porquê há enormes chances de você correr sua primeira maratona quando sua idade terminar com 9 (ex: 29, 39, 49…).

Um pouco de overthinking que me dá um pouco de preguiça: em ano sem competição grande, quem seria o melhor atleta do ano? Com a vitória do francês Renaud Lavillenie (salto com vara), fica mais interessante de ver o que disseram sobre Mo Farah, Dennis Kimetto, Muttaz Barshim (salto em altura) e do velocista Justin Gatlin.

Etiquetado ,

12 pensamentos sobre “Leituras de 2a Feira

  1. martinhovneto disse:

    40 vídeos motivacionais. Oba! kkkkkk
    Tenho um protesto! Nada de barbas! Quero a lista das pernas de atletas mulheres mais relevantes da história do esporte! Onde peticiono?

    Curtido por 1 pessoa

  2. Rafael Soares disse:

    Sobre o manguito e afins… Incrível é ver pessoas utilizando polaina e legging no friozinho de 30º aqui em Salvador

    Curtir

  3. alegmlima disse:

    Balu, também concordo com a manguito, meias de compressão e afins.
    Aqui no Brasil, é mais como acessório da moda do que seus efeitos. E quando vejo manguitos e meias de compressão de oncinha, zebrinha? É a velha história. A pessoa usa porque leu em algum lugar que melhora o desempenho. Mas se esquece que, se melhorar, será algo em um atleta de elite que já treinou muuuuito, e tem que tirar água de pedra. A pessoa come no Mc a semana inteira, tem uma taxa de cordura corporal de 20% e usa meia de compressão para melhorar o desempenho! Seria muito melhor baixar a gordura do corpo e treinar mais!
    Ah, mas o Marilson correu em NY com manguito. Ele pode! Lá estava um frio infernal e ele tem 4% de gordura corporal! Todo mundo sabe que gordura é um isolante térmico! Ele passa mais frio do que a maioria das pessoas.
    É complicado. As pessoas vão “na onda”. Pode me chamar de “hater”, mas sinto uma raiva que me toma quando ouço que Nimbus é o melhor tênis do mundo. A pessoa pesa 50kg e não se incomoda em usar um trator no pé, ou compra tênis porque combina com a roupa…
    Vou parar por aqui, senão vão pensar que dormi de calça jeans….

    Abraço, Balu!

    Curtir

  4. rlucchesi disse:

    Incrível, acabei de me dar conta que fiz minha 1a maratona com 29 anos!!!

    Curtir

  5. Adriana Piza disse:

    Hoje cedo estava lendo por acaso uma notícia no Jornal da USP sobre um simpósio sobre esportes e me chamou a atenção justamente um pesquisador do ICB que é físico falando sobre a influência do esporte no desenvolvimento cognitivo, dizendo que há aumento de sinapses, melhora de desempenho onde é preciso atenção, raciocínio. O nome dele é Ronald Ranvauld. Não sei…não procurei mais sobre as pesquisas dele, mas coincidentemente li isso hoje!

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      Pra mim é como aquela ideia tonta da qual vc tb deve ter sido vítima na nossa geração… aulas de xadrez nas escolas porque aumentaria a inteligência e o raciocínio matemático. Treinar xadrez apenas melhora nosso desempenho no.. xadrez!

      Curtir

      • Adriana Piza disse:

        Ou aulas de chinês…que também chegou a ser moda! Para mim a melhor frase (li em algum artigo de algum post do Recorrido) é essa:
        “The human body does best, what it does most often”. Quando li isso, guardei!

        Mas ele não deve estar errado….deve aumentar as sinapses necessárias para a execução da atividade esportiva em questão (e se for ainda alguma que requer concentração, raciocínio), e comparando com o sedentário…..rsrs

        Curtir

      • Danilo Balu disse:

        No meu colégio inventaram de ensinar japonês porque seria o país do futuro… veja onde estamos! Eles estão em recessão, MUITO melhor do que nós, mas lotados!

        Deve haver MTO benefício com o esporte, mas ainda acho que é específico, sempre pro esporte praticado. Transferível, mas não garantido.

        Curtir

      • Li um livro chamado CORPO ATIVO, MENTE DESPERTA.
        Traz algumas informações e correlações interessantes, inclusive casos práticos em escolas americanas. Mas correlação não é evidencia, já sabemos… mas a descrição de alguns mecanismos são bem interessantes!

        Curtir

  6. Hélio Shiino disse:

    – Precisa de motivação pra treinar hoje? Aqui seguem 40 vídeos motivacionais. Quarenta! De nada! –

    Na boa, sem demagogia.
    Quer saber o que eu acho desse tal de motivação, inspiração e “corre por mim”???

    Resultado:
    7 X 1. Sete a Um !!!!!!! Ainda não entendeu ou quer que eu desenhe???

    Pára de pensar que algo ou alguém fará alguma coisa por você! Levanta desse sofá e vá você mesmo correr atrás do seu!
    O click não tem que ser dado do lado de fora e sim do lado de dentro!!!
    Iluminai-vos!

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: