Leituras de 6a Feira

*diretamente da aprazível sucursal maranhense de São Luís vou quebrar a regra duas vezes deste blog que não gosta muito de dar notícias, mas elas valem

Primeiro. Na mesma semana que o mundo se questiona sobre a validade dos resultados quenianos em maratonas após a ótima Rita Jeptoo (campeã de Boston e Chicago) ser pega dopada, a Alemanha transforma o doping em crime comum, afinal é trapaça e frade, passível de até 3 anos de cadeia! Pois vem a IAAF, entidade maior do esporte, e anuncia os 12 novos nomes do seu Hall da Fama do atletismo. A discussão de nomes que ficaram de fora é besta porque é apressada, já que é só uma questão de tempo para alguns deles entrarem. Mas quando você coloca a Marita Koch que foi um produto da fábrica da ex-Alemanha Oriental de produzir atletas dopados, aí é uma decepção sem tamanho. *nenhum nome da lista me deixou mais feliz que o de Wilma Rudolph.

A segunda notícia, essa em dose dupla, é sobre maratonas. Uma atleta corta caminho, “vence” a prova e é desclassificada. 2 fatos chamaram atenção. Sua 2ª metade foi um split negativo. Ela fez os últimos 21km em 49 minutos. Você não leu errado. E sua entrevista pós-prova também mostraram seu mau caráter. A outra notícia é um monstro que correu a Maratona de Nova Iorque tricotando e bateu o recorde mundial da “especialidade”. Tempo? 3h56. Tricotando!

Quando falei de um novo site com calendário de corridas aqui, o Julio Cesar nos trouxe 3 bons exemplos. O Minhas Inscrições (que tem as provas parceiras deles), o ASSESSOCOR e o Corridas em Santa Catarina que como o nome diz, é para provas catarinenses. Bela dica! *alguns dos sites do gênero vão e vem porque dependem da colaboração dos organizadores e porque outros cobram anúncio. Dificilmente irá surgir um grande portal central e 100% completo.

Vem mais uma vez do amigo PC lá do Paraguai mais uma dica. Ele mandou o vídeo bacana do K42 no Salar Uyuni (Bolívia)! Bateu vontade de fazer esse K21!

Aqui o curto vídeo da IAAF com os melhores momentos das 3 indicadas ao prêmio de a melhor atleta do ano.

Pra quem tem vontade ou curiosidade de participar de uma prova de obstáculos, abaixo um vídeo com uma das franquias mais famosas e bem sucedidas:

Etiquetado , ,

11 pensamentos sobre “Leituras de 6a Feira

  1. Fernando disse:

    Sem querer fazer propaganda, até pq nem conheço o Nilton do site “Corridas SC”, como catarinense e trabalhando em São Paulo, posso afirmar que todo mundo que corre lá tem o site como o calendário oficial de corridas de rua do Estado. Site sempre atualizado. Toda assessoria indica pros alunos, todo corredor comenta, etc. Um belo exemplo. Acho que todo Estado deveria ter um site assim, que ajuda muito a se programar. E é impressionante a quantidade de corridas que tem em SC. Corridas em sua maioria pequenas, mas muito boas.

    Curtir

  2. Hélio Shiino disse:

    – A outra notícia é um monstro que correu a Maratona de Nova Iorque tricotando e bateu o recorde mundial da “especialidade”. Tempo? 3h56. Tricotando! –

    E o cara teve a genialidade de substituir as duas agulhas pelos seus dedos indicadores e a habilidade de “escrever” “I’ll remember for you”!!!!!!!!!!

    * Babcock’s fundraising efforts for the New York City chapter of the Alzheimer’s Association will continue through the end of November.

    Curtir

  3. Bruno Gelmi disse:

    Podemos arriscar que Berlin e Frankfurt 2015 serão mais lentas ou com memos corridores de elite?

    Curtir

  4. Essa discussão sobre o “doping queniano” dá uma preguiça… a questão é muito pior é o doping dos atletas profissionais, seja lá de onde vem. As pessoas parecem se esquecer que o caso Lance Armstrong mostrou que os protocolos antidoping mais rigorosos podem ser burlados com extrema facilidade desde que haja dinheiro suficiente envolvido para pagar médicos e outros profissionais.

    Por outro lado essa criminalização do doping é exagero. O que a sociedade tem a ganhar encarcerando um atleta dopado? Simplesmente bani-lo do esporte profissional já é punição suficiente, o sujeito pode refazer a vida em outra profissão como um membro produtivo da sociedade. De todo modo se inventarem um protocolo antidoping realmente eficaz…. vai faltar cadeia.

    Curtir

    • Julio Cesar disse:

      Concordo. Se for pra criminalizar, vamos criminalizar tudo de uma vez, até os estudantes que tomam coisas pra virar a noite estudando e passar num concurso ou vestibular, afinal ele está trapaceando tanto quanto um atleta dopado.

      Curtir

  5. martinhovneto disse:

    Não acho justo colocar o “peso” de um atleta “pego” no exame anti doping sobre toda uma nação. Nisso sim eu vejo “nuvens negras”. Continuo dizendo que um grande atleta é um grande atleta. Doping não forja todos os fatores necessários para que uma pessoa mediana se torne atleta de elite. O problema é quando a coisa se transforma em um negócio de meio milhão de dólares por corrida ou desestrutura ansia hiper competitiva em síndrome de nunca perder. Seja do atleta, do treinador, ou de ambos, ou de quem quer que seja. Mas o doping é moralmente e legalmente condenado, com razão, e deve ser punido com justiça e com rigor.
    Sobre a URSS, sera que não tinha um contexto lá? Sera que a época os EUA, o grande antagonista TB não fazia isso, tendo apenas uma maquiagem ou propaganda melhor? Não são perguntas retóricas rsrs.

    Acho que vão abrir um novo pelotão nas maratonas, a dos recordes bizarros! Pq daqui a pouco tem gente fazendo sub 3 h fazendo malabarismo com motoserra kkkkkk.

    Curtir

  6. Nishi disse:

    Nossa, acho que a Wilma Rudolph deveria estar entre as primeiras indicadas de qualquer Hall of Fame do atletismo. Pra mim, qualquer gênio do esporte que tenha figurado no Manual do Escoteiro Mirim já mereceria essa indicação desde logo. Surpreso dela só ter sido indicada agora. E K42 Uyuni é sonho de consumo total!!!!!

    Curtir

  7. Estevam disse:

    Balu, estiveste em algum evento aqui em São Luís? Não fiquei sabendo…

    Curtir

  8. Estevam disse:

    Beleza. Aproveite Barreirinhas.

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: