Mais pitacos sobre os tênis dos melhores em NY

Vou ser muito honesto, eu adoro falar tecnicamente sobre tênis, só não tenho a menor paciência. Talvez eu esteja velho, mas aposto que seja mesmo um pouco de arrogância depois de estudar muita biomecânica e também o mercado. Acabo me vendo como um economista impaciente tendo que discutir coisa técnica com um leigo que não sabe terminar seu ponto de vista sem citar a alta do preço do tomate em SP. Quando chega nessa riqueza argumentativa, já perdi toda a vontade. Outro ponto é que quem entende de tênis/biomecânica não está nas revistas e marcas, e quem está, vira e mexe fala muita bobagem.

No ano passado a Sneaker Report fez uma lista dos tênis dos 100 melhores atletas na Maratona de Nova Iorque. Eu tive a paciência de escrever um segundo texto e convidei o Alexandre Lopes pra que falasse um pouco também. Agora neste ano o veículo repete seu ótimo relatório. Clique aqui e veja a lista com foto dos tênis nos pés dos 100 melhores corredores em Nova Iorque dias atrás.

Nada mudou de lá pra cá e sigo com o que dissemos:

– a maioria NÃO é patrocinada. Você pode criticar a lista, não com esse argumento;

– as pessoas usam Nike no dia a dia, ASICS e Brooks nos treinos (Mizuno no Brasil), mas na hora H, se você for bom e estiver entre os 100 melhores, tem mais de 50% de chance de usar ou Nike (26%) ou adidas (27%);

– em todos os esportes os amadores usam exatamente aquilo que os melhores usam. A exceção? A corrida de longa distância.

– vocês acreditam no tal do amortecimento de um tênis mais do que eu acredito na zaga do meu SPFC. Eu acredito mais em macumba do que nesse tal do amortecimento. Até porque já vi galinha preta com vela colorida em poste, amortecimento não.

– temos enorme tendência de achar que aquilo que fazemos é algo especial, mesmo que haja por ano mais de 1 milhão de maratonistas! Achamos que é algo tão diferente e especial que requer algo feito apenas pra nós, nas nossas medidas, porque teríamos necessidades muito particulares. Não serve nem o do atleta de elite, tem que ser um especialmente pra mim, com muito mais tecnologia. “Eu exerço cargas que ele não aguentaria“… é muito otimismo…

– “até o momento muito pouca ciência existe por detrás dessa área, apesar das empresas afirmarem que gastam milhões com pesquisas. Sobre ‘lesão X tênis’ (…) posso afirmar que até o momento existem (…) menos de 5 estudos. (…) Não existe uma associação entre tipo de tênis e prevenção de lesão.”

Enfim, tal como no ano passado, quase não há aqueles tênis gigantes, todos estruturados, cheio de peso morto. Por outro lado não há minimalistas roots, apenas tênis menos estruturados, talvez a maior herança da onda recente pró-Minimalismo. A marca? Isso pouco ou nada importa! Pra mim o segredo é o “nível de estruturação”, seja lá a definição exata disso. É essa a maior “lição” deste relatório que pelo 2o ano nos indica a mesma tendência.

Os tênis dos 100 melhores na Maratona de Nova Iorque

Os tênis dos 100 melhores na Maratona de Nova Iorque

Etiquetado , , , ,

33 pensamentos sobre “Mais pitacos sobre os tênis dos melhores em NY

  1. Hélio Shiino disse:

    – a maioria NÃO é patrocinada. Você pode criticar a lista, não com esse argumento; –

    Você diz que a maioria não é patrocinada, mas quais seriam estes que não são patrocinados? Devem ser pouquíssimos.

    Vejo que nem a Adidas nem a Nike precisaria usar deste artifício por ser uma marca fortíssima, mas elas se dariam o luxo de não aproveitar quando poderiam associar as suas marcas aos corredores de ponta? Dinheiro para pagar eles tem.

    Se estes corredores de ponta resolvessem calçar uma Newton, por exemplo, em suas próximas corridas, a balança do mercado de calçado de corrida sofreria uma alteração considerável? Não! A Marca Adidas e Nike são fortes!

    Enquanto os Quenianos do Quênia ganham grandes provas internacionais usando Adidas, os Quenianos do Brasil ganham provas domésticas usando Fila…

    Alguns links.
    What Marathon Racing Shoes Did The Pros Wear In The 2014 New York City Marathon?
    http://www.letsrun.com/news/2014/11/marathon-racing-shoes-pros-wear-2014-new-york-city-marathon/

    Do celebrity runners
    sell running shoes?http://www.sportstrader.co.za/pages/Issue%20articles/2014July/whatsellsrunningshoes.php

    Off-topic: Para aqueles que veem suas performances melhorarem cada vez que usam calçados de Drops cada vez mais baixos, durmam com um barulho desses. (Eu me incluo nos que migraram para os calçados com drop entre 4 e 8mm.

    Heel striking in a cushioned shoe with a 10mm drop and he still managed to break the world marathon record!
    http://www.runresearchjunkie.com/heel-striking-in-a-cushioned-shoe-with-a-10mm-drop-and-he-still-managed-to-break-the-world-marathon-record/

    E desta lista citada no post
    http://sneakerreport.com/news/the-first-100-shoes-to-cross-the-2014-nyc-marathon-finish-line/2/
    tirando o Skechers GOmeb Speed 3 e o Adidas Adizero Takumi Sen 2, por exemplo, deem uma checada nos drops.

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      Não fiz as contas, mas qdo falo maioria, é literal, +50% NÃO é patrocinado…

      Não há na corrida um Cristiano Ronaldo, ou seja, UM desses caras não-patrocinados não tem o poder de fazer uma marca de básica participação crescer, no máximo uma Kara e um Meb fazem os outros conhecerem, mas não necessariamente comprar um Sketcher.

      Curtir

      • Zé Lúcio disse:

        Que para os meus pés é um excelente tênis…. Insisto: o melhor tênis pra você é o que você considerar confortável e…bonito! Sim, porque, senão for com a cara do tênis, a chance de colocá-lo de lado é enorme. Abs

        Curtir

  2. Quando li a lista pensei que as marcas estavam bem associadas ao patrocínio/apoio das marcas as atletas, mas você desarmou o meu argumento. Parabéns. Análise bem feita. Já tem alguns meses que troquei meus Asics “amortecidos e estruturados” por Saucony e Skechers, bem mais leves independente do meu tipo de pisada.

    Curtir

  3. Excelente análise, como sempre!
    Um detalhe me chamou atenção: tem até bastante gente entre os 100 melhores pisando com o calcanhar primeiro. Achei que isso era coisa de amador que não sabe correr…
    Como você falou que já estudou muita biomecânica, sugiro um post sobre essa coisa do calcanhar, com bons links para material de primeira sobre o assunto.
    Abraços

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      3 coisas:
      1. Não podemos acreditar que eles estão MESMO “entrando” com o calcanhar por causa de uma foto em 42km. A precisão não é gde, eu não acreditaria mais do que 80% do que a imagem sugere;

      2. Não sabemos se essa foto é no começo, meio ou fim. Deve ser obviamente no fim, onde o cara já não corre como “deveria”.

      3. Já existem bons estudos mostrando que há corredores de tudo que é tipo de pisada (ponta ou calcanhar) que lideram provas.

      Um dia tento escrever a respeito…

      Curtir

  4. Nishi disse:

    Eu gosto de ver nessas fotos justamente os tênis que saem do lugar comum. Numa dessas (não lembro se é Boston deste ano ou NY do ano passado) tinha um cara que correu de tênis de trail. Agora em NY, o Lee Troop, se aposentando (41 anos) correu com um Nike Air Streak Spectrum, um tênis super antigo, do início da década passada (eu só achei foto desse tênis de 2002)…

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      São os caras old school! Rsrs tem uns modelos de 2009/2010 aí. .. se vc imaginar que todos esses caras correm mais de 150km/semana, sinal que ele deixou guardado ou estava perdido rsrs

      Curtir

      • Nishi disse:

        E no caso específico do Lee Troop, o cara usa meias da Asics e o logo da Nike tá coberto por uma fita preta… deve ser um tênis histórico mesmo, sei lá.

        Curtir

  5. martinhovneto disse:

    Danilo Balu, pergunta de principiante: Como classifico tênis estruturado? Porque pra mim o Pegasus é estruturadão, mas o Zoom Streak tb não é pouco estruturado. Mas meu olho é destreinado, confesso. Já o adzero Adios é “fininho”. Normalmente escolho tênis pelo peso. Teu texto me confirmou algo que desconfiava, porquê não utilizamos os que os grandes utilizam? Acho que vem de anos e anos de plantação de amortecimento/índice de lesão, mesmo sem lastro…

    Curtir

  6. Lucas Perrone disse:

    Balu, esse fds treinei escutando ao podcast do Por Falar em Corrida. O tema era maratona de NY. E lá eles soltaram um dado, não me recordo se foi divulgado a fonte, dizendo que os atletas de elite ficam cerca de 75% do tempo no ar. Ou seja o Kipsang ficou somente 30min2s com os pés no chão durante toda a maratona. Acho q isso corrobora a pouca importância do tênis no desempenho. Caso ele não tivesse uma técnica de corrida exemplar, esse tempo de contato com o solo seria muito maior.

    Curtir

  7. Acho que a maioria dos amadores que corre maratonas tem certeza absoluta que não pratica o “mesmo esporte” que os profissionais. Nesse vácuo, não é estranho que usem coisas diferentes no pé e no resto do corpo.

    Curtir

    • Mais ou menos. Muitos profissionais treinam com os mesmos tênis que os amadores. O Marilson, por exemplo, já disse em entrevista anos atrás que treinava com Vomero (não sei se ainda é o caso). Claro, ele era patrocinado mas certamente podia escolher um Nike Free pra treinar se quisesse.

      Ou seja muitos profissionais só colocam esses tênis leves nos pés na hora da prova pura e simplesmente com a intenção de enxugar alguns segundos do tempo, algo completamente fora da realidade da maioria dos amadores.

      Curtir

      • Danilo Balu disse:

        Mas eu não acho a rotatividade de tênis ruim! Mas vc consegue imaginar o cara dando tiro de 400m possa baixo de 1’05” (2’40″/km) com um tijolo nos pés? E treino de ritmo (3′-baixo/km)?? Sei não…

        Curtir

  8. Alexandre disse:

    Balu, o que acha da corrida descalço?

    Há muito tempo enfrento um problema de canelite que nunca passa. Já fui em muitos ortopedistas e fisioterapeutas e falam a mesma coisa: besteira. “voce está usando o tênis errado”. Já troquei de tênis o suficiente para ter juntado esse dinheiro e comprado um carro novo.

    Vou apelar e começar a correr descalço. Esses dias corri e senti que descalço há menos impacto do que usando o Nike Free, por exemplo.

    Valeu!

    Curtir

  9. Sergio Rocha disse:

    “Enfim, tal como no ano passado, não há aqueles tênis gigantes, todos estruturados, cheio de peso morto.” Balu, meu grande colega. Sua afirmação não está 100% correta. Se você for ver a listagem do ano passado, “há” pelo menos 8 corredores com tênis estruturados, como o Wave Rider (ProRunner), Supernova Sequence, Boost Energy e o NB 1400 – todos tênis altos e estruturados. A listagem deste ano, tem pelo menos 4 corredores com Wave Rider, ou ProRunner. Portanto, o correto seria dizer que tal como no ano passado, a esmagadora maioria dos tênis não é daqueles gigantes, todos estruturados, cheio de peso morto. Abs!

    Curtir

  10. Gustavo disse:

    Coisas que me assustaram nessa lista dos tenis prediletos pelo top 100 de NY:
    1) Ausência da marca FILA
    2) A escassez dos minimalistas
    3) Mizuno como tênis de preferência mediana
    4) Adizero no topo

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      FILA (na elite queniana) e Mizuno (amadores) são coisas do Brasil… Minimalismo nunca foi forte nos 42km e adizero está sempre no pé de mto cara rápido. Mesmo aqui onde vendem pouco.

      Curtir

      • Hélio Shiino disse:

        – Mizuno (amadores) são coisas do Brasil –

        Tanto isso é verdade que, não me lembro bem em que ocasião, algum gerente da Mizuno Brasil disse que a empresa estava investindo pesado para tirar este estigma de “entry level” shoes que a Marca Mizuno carrega faz um bom tempo entre os corredores brasileiros que se iniciam na corrida de rua. Acho que foi até um pouco antes de lançarem a 1ª edição do Mizuno Up Hill junto com a reestruturação do design de seus calçados com o intuito de ser mais arrojado.

        Curtir

  11. Adriana Piza disse:

    Confesso que não tenho dificuldade em diferenciar aqueles tênis gigantes de um menos estruturado, mas depois desse comentário do Sérgio sobre alguns como o NB 1400….achava ele tão pouco estruturado… não é? O que mais gosto é o Lunar Racer, mas já me recomendaram usar algo com mais amortecimento (???)! Enfim, o que era para ser simples, parece que se tornou uma decisão complicadíssima! Quando preciso de um par novo me dá preguiça de tentar escolher…

    Curtir

    • Julio Cesar disse:

      Também fico confuso com tanta oferta de tênis, e agora inventaram a categoria “running performance” pra nos confundir ainda mais. Na dúvida sempre fico entre minhas duas opções favoritas: Adizero Adios para provas e Fila Kenya Racer para treinos.

      Curtir

  12. Gustavo Bianch disse:

    Danilo, permita-me voltar a esse assunto. Fico a questionar como a força publicitária de um produto entra na mentalidade das pessoas e vira senso comum. SEMPRE ouvi dizer que as duas marcas com os melhores tenis running eram Mizuno e ASICS. Isso é um negócio generalizado por essas bandas tupiniquins. Qualquer academia que vc frequenta ou nos parques que frequentam corredores essas marcas são soberanas. Como essas marcas conseguiram convencer os consumidores que elas são especialistas em running?

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      Mas se vc perguntar qual a “melhor marca de tênis pra correr” nos EUA vão dizer que é ASICS, Brooks e Nike. No Brasil ASICS e Mizuno. Em mtos países da Europa nem citarão Mizuno… só que os tênis são os mesmos no mundo inteiro! Como pode? Não há uma resposta simples. Ainda acho que no Brasil é MTO fruto do que vem de fora, no caso da ASICS, e mto fruto do alto investimento da Mizuno lá atrás, no começo da década passada (2000), no começo do boom da corrida aqui no Brasil justamente qdo eles faziam investimento até em TV.

      Curtir

  13. […] no solo. Aí você vai dizer: eu disse, Balu, eu passo mais tempo no solo, então tenho mais impacto, mais carga que o de elite. Você pode pesar mais que a elite (que pesa menos de 60kg), mas quanto mais tempo no solo, menor […]

    Curtir

  14. Adriano C. disse:

    Bom Dia Balu,

    Sou amador e estou treinando bastante pra minha primeira maratona que vou fazer no Rio de Janeiro. Tenho 34 e 68 kg…gostaria de um tênis com amortecimento médio, que não fosse tao pesado e cheio de amortecimento…mas também não fosse um tênis minimalista.Sempre usei acics ou mizuno…não teria problema de comprar outras marcas…gostaria de algum modelo para fazer essa maratona.Obrigado.Qualquer outra pessoa q puder ajudar agradeço.

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      Estou longe de poder dar mtos nomes…. da ASICS por que vc não dá uma olhada no DS Racer ou no Trainer? Não gosto de nenhum dos 2, mas há mtos que gostam, principalmente do Racer. O Skechers tb tem modelos nessa linha!

      Curtir

  15. Fernando Simões disse:

    Excelente texto!!!

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.