Leituras de 3a Feira

Análise biomecânica de profissional usando câmeras não faz muito o meu feitio, já escrevi aqui de como não se deve simplificar o complexo. Em todo caso, fique aqui com uma análise com alguns dos atletas que correram em Nova Iorque dias atrás.

O Bruno Gelmi me mandou um projeto bem legal de uma pulseira que regula a temperatura corporal que está competindo em uma ação bacana da Intel!

Uma das grandes diferenças que todos citam na Maratona de Nova Iorque é de como a cidade abraça o evento. Nenhuma outra cidade no mundo faria em igual proporção. Até por isso acho que algumas provas aqui no Brasil sejam especiais, como a Tribuna FM 10km de Santos. Matéria fala aqui um pouco sobre o assunto NY.

Certifique-se de ativar o “Modo Ironia” quando for ler o texto: um relato divertido na The New Yorker sobre um agradecimento de alguém que queria correr os 42km em NY, mas nem começou porque dá muito trabalho.

No Esporte Espetacular da Globo, uma matéria de 4 minutos com uma velocista paratleta holandesa recordista mundial. Basta vê-la correndo para ver que não é a mesma coisa, há vantagens. Ao menos dessa vez, muito provavelmente por ela não ser brasileira, não veio de fábrica aquele discurso de igualdade.

Mas o Esporte Espetacular também acerta! Aqui uma cuidadosa matéria explicando de modo bem didático o amplo domínio queniano e o caminhar apressado do recorde mundial nos últimos tempos.

O Rodrigo Lucchesi é sempre cuidadoso nas pesquisas dele. Dessa vez ele resolveu falar do amador ídolo de muita gente: Yuki Kawauchi. Ano passado ele correu 11 maratonas em um tempo médio mais rápido que os 11 melhores americanos. *aqui uma entrevista com a fera!

Etiquetado ,

4 pensamentos sobre “Leituras de 3a Feira

  1. Hélio Shiino disse:

    – Uma das grandes diferenças que todos citam na Maratona de Nova Iorque é de como a cidade abraça o evento. Nenhuma outra cidade no mundo faria em igual proporção. Até por isso acho que algumas provas aqui no Brasil sejam especiais, como a Tribuna FM 10km de Santos. –

    Curiosidade: Nas datas ou no período que são marcadas estas provas em Nova Iorque e em Santos, coincidem com alguma grande festividade comemorativa local???
    Se positivo, isto poderia estar contribuindo (não estou dizendo que é a principal justificativa) com a presença também de viajantes/turistas/visitantes de fora.
    Se negativo, um Mistério!

    Por exemplo, a Corrida de São Silvestre é aquele mundaréu de gente só porque cai no último dia do ano em que de 11 entre 10 brasileiros já chutaram o balde e quer mais é bagunçar, porque se a Corrida fosse 1 dia antes, ou seja, 30 de dezembro, e aí a Corrida se chamaria Corrida Internacional de São Rugero e não São Silvestre, já não teria graça e não atrairia tanto porque não seria a Corrida da virada, , da “limpeza do corpo”, dos pedidos, das promessas etc etc etc.

    E convenhamos que a Corrida é em Nova Iorque. Muitos viajam para correr e depois fazer as comprinhas, se sobrar tempo, ou viajam para fazer as comprinhas e depois correr, se sobrar pernas?

    Curtir

  2. Nishi disse:

    “Consegui condicionar meu ciclo de treinamento para durar 30 dias, assim posso alcançar o pico de condicionamento uma vez a cada mês, no dia da prova”. Esse é cara!!!

    Curtir

  3. Gustavo disse:

    Balu, a matéria do esporte espetacular sobre o domínio queniano nas pistas foi realmente boa. Porém, a explicação ficou restrita à questão genética, algo certamente importante, porém, associado aos fatores sociais que a matéria excluiu. Na verdade, o maior mérito da reportagem foi divulgar o esporte. Milhões de pessoas só têm a rede globo como fonte de informação. Abraços!

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: