De meteorologia, Yescom e do discurso patrocinado.

Lá por 5a feira começaram a pipocar nas redes sociais os e s p e c i a l i s t a s nos avisando das altas temperaturas aqui em SP. Talvez seja um erro meu, mas eu costumo nunca subestimar a inteligência de quem lê qualquer coisa que eu escreva. Se você sabe ler um tuíte, sabe ler o algarismo que aparece na tela do seu celular avisando que está 30-e-tantos graus. Meu corpo me avisa da temperatura, dispenso comentaristas do lógico. Pois se você com dias de antecedência me avisa que “vai fazer calor domingo” eu suponho que:

– ou você me acha burro;

– ou você não entende de Previsão de Tempo;

– ou você não entende de estatística;

– ou é burro mesmo.

Eu gosto de simplificar as coisas, se você disse com cara e tom de conteúdo algo sobre a temperatura de SP no domingo, eu estou seguro sobre um dos itens acima.

Eu não sei o quê ou quem move os interesses de algumas pessoas. Na verdade eu sei, sim. O de muita gente! É só perceber quem critica ou se silencia no dia seguinte de uma prova. Eu só não tenho é coragem (nem necessidade) de falar um a um. Pois bem, no domingo fui correr a prova de 25km da Maratona de São Paulo. Só te falo uma coisa: é um provão, redondíssima. Quem mora em SP em algum momento deveria fazê-la.

Da Maratona não posso nem vou falar nada agora porque estão (ainda) chegando relatos da falta de água para os mais lentos (+5h30). Parece que houve erros, e eu não sei ainda o que achar deles. Faltar água em Maratona é INCONCEBÍVEL, abastecer prova cheia de pipoca é IMPOSSÍVEL.

Já a de 10km é uma das maiores do país nessa distância. Pra ser mais exato, é a 5a maior prova de 10km do país. Não dá pra enganar tanta gente, ao mesmo tempo por todo esse tempo.

Pois eu ainda vou entender o ranço de tanto ~formador de opinião~ com a Yescom. Como as concorrentes, eles acertam e eles erram. Têm grandes acertos e grandes erros. Mas sempre que vejo o discurso de certos críticos, eu vejo uma preguiça de quem acha que deve ser ouvido porque entenderia mais do que os demais corredores. Mas eles entendem é de menos.

A Maratona de SP foi em Outubro por causa de um pequeno evento que acontece de 4 em 4 anos chamado Copa do Mundo. A Yescom acertou como quase ninguém ao adiantar a mudança em 2013. Errará se a mantiver em uma época quente. Simples assim.

Eu posso falar por mim: eu não pretendo mais correr essa prova depois de tê-la corrido duas vezes. Mas acho meio irônico que quem recomenda boicotarmos a maior maratona da cidade seja justamente quem nunca a correu ou justamente quem só corre ou queira correr major. Outra ironia é que por “coincidência” eu até consigo dizer com qual tênis esses correram a major lá fora porque quase sempre a fazem no famoso ixxxquema. Sei de todos, viu?!

Ou seja, não é só que o especialista ache que você é meio burro de não saber que está quente na rua, ele acha que você não é corredor o suficiente a ponto de saber o que é melhor ou pior pra você. E eu tenho pavor de quem queira escolher o que é melhor ou pior pra mim. Sem precisar pesquisar posso listar inúmeras provas no calor, na alta umidade, na altitude, com altimetria cruel…

É sempre muito importante sabermos com quem falamos. Sempre que você acha que todos os corredores do país ficam ou cabem debaixo da Marquise do Ibirapuera, o discurso fica direcionado pra algo pequeno, irreal. Domingo, mesmo sob forte calor, havia muito, mas muito corredor casca grossa, forte, experiente lá. Esses caras sabem o que vão encontrar. E tem mais. Esse papo de que maratona (ou qualquer prova) tem que ser no frio, plana e pra tempo, é discurso de alguns, não de todos. Um tempo atrás, por exemplo, mostrei os dados aqui da Golden Four ASICS, uma prova que tem o discurso de ser feita “pra tempo”. Repare na enormidade das pessoas que correm pra cima de 2h00. Você acha mesmo que eles se importam com quão rápida é uma prova? Pra esse público terminar é a vitória pessoal! Aliás, pra alguns, quanto mais difícil, melhor.

E tem mais, qual outro evento em SP, além da São Silvestre pode fazer de você sendo o herói dos amigos correndo 25km ou 42km ao vivo na maior TV do continente? Qual? Antecipar a largada (mudança mais lógica) tirando a TV, é como tirar a Paulista da São Silvestre, é querer tirar a Volta da Pampulha da…. Pampulha!

Reforço, a Maratona de SP tem erros, lógico, e quando você vem falar que em Chicago cancelaram a prova, é uma grande desonestidade intelectual. Vamos ver o que aconteceu aos mais lentos nos 42km, mas sem o discurso paternalista de “vamos boicotar” e isso ou aquilo. Não existe um só tipo de corredor. Você pode achar natural querer só correr lá fora, mas são muitos os que optam por uma da Yescom. Você não entende mais do que eles. Você não é mais corredor do que eles. Não gosta? É só não ir. Mas deixem os outros correr!

*por mim, faria São Silvestre, Pampulha e os 25km todos os anos. Todos.

Etiquetado ,

61 pensamentos sobre “De meteorologia, Yescom e do discurso patrocinado.

  1. Obviamente sou adepto que se corra maratonas sub 10°C que para mim é o ideal. O Rio no meu caso particular não é nem a temperatura o agravante e sim a umidade que me destroça!

    Curtir

  2. Gustavo Fiorante disse:

    Quantos será que treinaram no período crítico que vai ocorrer a prova, ou seja, por volta das 9h até umas 12h? É fácil treinar a noite com a brisa, sem sol, embaixo das árvores e quando chega o cenário real criticar porque estava muito calor.

    Curtir

  3. Martinho disse:

    Sobre calor em prova, vou morrer dizendo.: Venham treinar em Teresina. Máximas acima de 40º, correr entre 35 e 38 aqui é rotina, principalmente nos últimos 6 meses do ano. Menos que isso só acordando as 4:30 da manhã.

    Curtir

  4. Fábio disse:

    Sobre comparar maratonas, acho isto muito pessoal, vai de pessoa pra pessoa…….. Sem bairrismo, acho a maratona do Rio infinitamente melhor do que a de São Paulo (pelo menos as que corri)…… E em termos de organização, Rio também leva vantagem – Spiridon é melhor organizadora do que a yescom…….. A mais difícil acho a de Curitiba………
    Agora blogueiro e jornalistas que fica queimando provas por interesse próprio, acho isso uma canalhice……. Balú, tem que dá nomes aos bois!

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.