Leituras de 3a Feira

Imagine você sendo o primeiro atleta a vencer a maior maratona de seu país depois de 10 anos de vitórias de atletas estrangeiros. Por volta do 37km você ultrapassa os sempre favoritos quenianos. Então aos gritos, o carro madrinha se aproxima e gritam com você em espanhol: Salí de la carrera, salí. No te metas que es una carrera. Foi o que aconteceu domingo com o argentino Mariano Mastromarino em Buenos Aires. Impagável!

Um pouco nerd, um pouco off-topic: tendões – (uma boa) hora para revisitar o tema inflamação.

A Maratona de Chicago passou a ser a 3a com mais brasileiros concluintes. Buenos Aires ultrapassou a Disney e passou a ser a preferida. Nova Iorque daqui algumas semanas pode retomar o posto de número 3. Não importa, Chicago e Berlim atraem muitos amadores com o sonho de um recorde pessoal. Damos a essas provas um peso técnico irreal que outras menos badaladas têm, como Frankfurt, Amsterdã e Roterdã, só pra citar 3 dentre dezenas. Você pode muito bem correr uma major por tudo o que ela oferece como evento único e especial, mas precisa entender que a correlação recorde mundial e recorde pessoal não existe. Como já falei aqui tempinho atrás, nossa capacidade de dissipar calor é talvez hoje o maior limitante que se conhece e por isso NUNCA vou entender a tara de amador por manguitos, pernitos, gorros, meias de compressão e leggings nos 21km ou 42km. Treinador bom deveria proibir isso em atleta sob CNTP. Enfim, falei tudo isso porque o Alex Hutchinson (sempre ele!) fala sobre as temperaturas em maratonas mostrando que um recorde amador não precisa passar só por Berlim ou Chicago. Bela leitura!

Quem entrar no Recorrido por acaso pode achar que sou viciado em trail, mas não é verdade. Mas é inegável que os vídeos dessa especialidade são sempre diferentes, muito bacanas! Aqui um longo (13 minutos) da The North Face, o Curiosity. Vejam!

Se eu fosse convidado a conhecer um único estado americano, minha opção sem titubear seria o Alasca no verão. Abaixo você tem o trailer do filme 3022 feet sobre uma prova de trilha que deve ser incrível! *não é uma maratona, apesar do nome do monte.

Etiquetado

8 pensamentos sobre “Leituras de 3a Feira

  1. Martinho disse:

    Imagina ver um cara com isso correndo a noite em Teresina, com 38°/39° e sensação térmica de 40… Da-lhe assessoria de corrida…

    Curtir

  2. Nishi disse:

    Quase todo mundo nessa 3022ft corre sem camisa!

    Curtir

  3. Antonio Bentes disse:

    Andei pesquisando bastante em algumas plataformas científicas, os equipamentos de compressão não produzem melhora significativa em relação a desempenho, seja em atletas amadores ou de elite. No entanto, apresentam um efeito benéfico no pós-treino, melhorando a fadiga muscular. Acredito que seu uso esteja muito mais por estar “na moda” do que por qualquer outro motivo.

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      Só um adendo… realmente ela pode ser benéfica (não conclusivo), gera uma sensação de conforto. Só não sabemos qual a vantagem no longo prazo se ela realmente for capaz de ajudar na recuperação.

      Curtir

  4. Eu sempre achei que o pessoal prefere as majors por conta da festa e do turismo. Recorde pessoal entra tanto assim na conta?

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      Não existe essa estatística…. tem de tudo um pouco… turismo, PB, major… mas informalmente pergunte pra treinador e corredor onde ir correr pra fazer marca boa. POA e BsAs entram na conta ($$$) e depois virão Berlim e Chicago (majors).

      Curtir

  5. Danilo Balu, você citou que deveria ser proibido usar manguitos, pernitos, meia de compressão …. Justamente hoje me veio essa curiosidade, pois no domingo estava fazendo um longão e vi um monte de gente usando e pensei: que diabo de utilidade tem esse treco apertando a canela?…. Bom, hoje pesquisei (muito pouco) sobre o temo e vi que muitos dizem da sua utilidade pós treino. Existe realmente alguma utilidade pós treino? EU ainda não achei nada que demonstrasse realmente a utilidade pré treino, durante o treino ou pós treino.

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      Não perca seu precioso tempo, não existe ainda nenhuma evidência de seus benefícios. Minha explicação: elas são bonitas (gosto pessoal), gostosas (sensação de benefício e conforto) e caras (uma dose de antropologia e sociologia). Eu mesmo tenho umas 10 ou mais e uso em trilha e em prova de 5km por causa dos motivos que citei. Zero ciência rsrs

      Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.