Leituras de 2a Feira

Falei semana passada: as pessoas não leram Outliers de Malcolm Gladwell e não gostaram. Agora é a revista Smithsonian que vem dizer que a Teoria das 10.000 horas de prática não funciona.

O biólogo Daniel Lieberman é um dos caras mais incríveis e mais pertinentes da corrida na atualidade. Quando o assunto é tênis e o impacto deles nas lesões, sua opinião não poderia jamais ser ignorada, ele deve ser sempre ouvido e lido. A entrevista da Runner´s World foi fraca, não-técnica e superficial, mas lê-lo é obrigação pra quem quer entender o tema.

Conhece o ex-atleta Bob Schul? Se você gosta de ler sobre atletas do passado, deveria ler essa matéria que fala sobre a carreira do fundista americano!

Um vídeo belo e bem bacana na Athletics Weekly fala de um lançador de disco paratleta e sobre sua atitude para fazer de si mesmo um atleta muito melhor.

O que é um tênis Zero Drop? O pessoal da Xero Shoes responde em um vídeo de 5 minutos.

Semana passada a Running USA divulgou os dados das 100 maiores corridas nos EUA em 2013. Mais do que saber que foram quase 1,6 milhão de concluintes (8.300 a 100ª), é interessante ver que mesmo um mercado maduro como o deles cresceu tanto em 13 anos (foram 922.000 em 2000, 73% de aumento no período ou 5,6% ao ano). Outro dado interessante: lá foram 26 provas femininas com mais de 2.000 concluintes. Aqui temos quantas? Duas Vênus, três Lotus, três do Mc Donald´s… umas 10 ao todo? Outro: dos 19 tipos de prova, nosso maior 15km (São Silvestre) e nosso Revezamento Pão de Açúcar (SP) são bem maiores que os deles. Por fim, fique aqui com esse infográfico mostrando como mudou o padrão das 100 maiores. O resultado? Muito mais Meias Maratonas entre as top 100, 43 ao todo! Quantas seriam no Brasil? Eu acho que não mais que 10.*deixei passar algo importante?

IMG_20140829_161548

A maior prova do país, a Maratona Pão de Açúcar de Revezamento chega à sua 22ª edição. Você vê que está ficando velho quando lembra que correu a primeira edição… Bom, o vídeo promocional abaixo gravado no Parque do Ibirapuera, local do evento, contem um único “porém”: por que diabos incentivar uma selfie DURANTE a prova?!?!

Etiquetado , ,

3 pensamentos sobre “Leituras de 2a Feira

  1. Quanto ao Ranking das 100 maiores provas dos EUA, talvez seja interessante comparar, além do crescimento do número total de concluintes ( os 73% que vc citou), o “crescimento médio” ( não sei se seria o termo correto) em cada distância, além das médias de concluintes. Por exemplo, os 5K tiveram em média 9.776 concluintes em 2000, nas 25 provas listadas contra 12.244 em 2013, nas 12 provas (+25,25%). Já os 10K cresceram muito mais, 273,24%, a Meia 119,24%, a Maratona 107,73% e as outras 72,19%.

    Em 2013 a média de concluintes nos 10K é 28.279, seguido da Maratona (23.580)…Poucas provas entraram no ranking (8 nos 10K e 9 na Maratona) mas essas que entraram devem ser enormes ( Ex, Peachtree 10K citada na materia, Disney?, e outras que desconheço, Maratonas de NY, Chicago, Disney, Boston, Marine Corps…). Já a Meia tem muitas provas (43) mas a média de concluintes (13.973) é bem mais baixa, assim como os 5K (12,244).

    Balu, vc acha que essas provas gigantes ( principalmente as Maratonas ) são o objetivo/desejo/sonho de grande/maior parte dos corredores de Meia nos EUA e isso acaba refletindo na maior quantidade absoluta de concluintes dessa distancia? Seria assim tbm no Brasil com a S. SIlvestre/ Meia Internacional do Rio sendo o objetivo/desejo/sonho da maior parte dos corredores, e isso reflete nos numeros de corredores de 10K por aqui? Abs

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      Mto bom! Ainda acho que pra evitar outliers, ptos fora da reta, o ideal não é nem analisar o crescimento médio das que estão na lista top 100, mas tipo as top 5, top 10 de cada distância… tenho certeza que de lá pra cá elas cresceram de forma sustentada., só que há mais espaço para crescimento de provas mais curtas (até 21km). Chute puro!

      Eu acho que cada vez mais os corredores querem as provas gdes. Aqui no Brasil fica um debate teórico que ignora os números. os “especialistas” ficam querendo melhoria técnica, mas a Meia do Rio deste domingo foi a maior da história!! As maiores do país crescem porcentualmente MTO mais que as menores, o corredor parece querer isso, provas gdes,

      O 10km é um treino, é uma etapa pra quem corre 21km ou pra quem é novato. Sempre haverá espaço. E como é mais fácil de organizar,vai sempre ter mtos concorrentes diluindo a demanda.

      Curtir

  2. Lieberman fez 3:24 numa maratona…
    Com rotina de professor de Harvard.
    Tenho que melhorar meu PR urgentemente 🙂

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: