Leituras do Blogueiro

O Adalberto pediu que eu deixasse uma espécie de arquivo ou lista de livros e documentários citados aqui no Recorrido. Vou fazer mais do que isso, vou criar uma aba essa semana e ir atualizando com as obras que pautam esse blog.

Os livros abaixo, na maioria de Economia Comportamental (depois vem um post só com livros de Esporte e de Nutrição) em maior ou menor grau moldam o que escrevo aqui e minha linha de raciocínio dentro e fora daqui. Muitos livros ficaram de fora porque não têm relação. Não consigo dizer menos do que no mínimo recomendo todas as obras. Todas.

*a enorme maioria foi lida no original, em inglês, mas como alguns sempre pedem, deixei também a versão traduzida disponível.

The Art of ChoosingA Arte da Escolha (The Art of Choosing), Sheena IYENGAR. Para aqueles que acham que fazemos escolhas independentes de fatores externos, que somos racionais e imparciais, visitar essa obra é obrigação para diminuir a ingenuidade.Bad Science - quacks, hacks, and big pharma flacks

Ciência Picareta (Bad Science), Ben GOLDACRE.
O que não falta por aí é ciência vagabunda e mal feita, mas pior que isso é jornalista que não sabe ler números e escrever sem estar em 4 apoios.

Being Wrong - Adventures in the Margin of ErrorBeing Wrong, Kathryn SCHULZ. Precisamos aprender que erramos demais. Mesmo que seja depois de décadas recomendando o errado.a logica do cisne negro

A Lógica do Cisne Negro (Black Swan) e Iludido pelo Acaso (Fooled by Randomness), Nassim Nicholas TALEB. Tentei em vão convencer meu professor de Introdução à Ciência Atuarial na FEA (USP) que esses 2 livros deveriam ser obrigatórios, não apenas recomendações. Taleb é gênio e merece ser sempre lido.

Buy-ology - How everything we believe about why we buy is wrongA Lógica do Consumo (Buy-ology), Martin LINDSTROM. Porque a “arte” do marketing e de convencer é mais complexa do que apenas oferecer a como vencer um debatemelhor opção.

Como Vencer um Debate sem Precisar Ter Razão Em 38 Estratagemas, Arthur SCHOPENHAUER. Sempre que você pisar nesse cafofo usando de falácias argumentativas, cuidado! Posso te pegar no pulo quando tentar me enganar.

The Drunkard's Walk - how randomness rules our livesO Andar do Bêbado (The Drunkard’s Walk), Leonard MLODINOW. Deve ter sido aqui que sepultei minha crença na meritocracia… o the undercover economistacaso definitivamente nos governa. É mais fácil não se levar a sério (um mal moderno das redes sociais) lendo esse excelente livro.


O Economista Clandestino
(The Undercover Economist), Tim HARFORD. Um guia da Economia na vida real, não a da sua cabeça.

Guia Politicamente Incorreto da História do BrasilGuia Politicamente Incorreto da História do Brasil, Leandro NARLOCH. Para quem transpira nacionalismo, ler isso o coloca por The (Honest) Truth about Dishonestymais tempo com os pés no chão.

A mais pura verdade sobre a desonestidade (The (Honest) Truth about Dishonesty), Previsivelmente Irracional (Predictably Irrational) e Positivamente Irracional (The Upside of Irrationality), Dan ARIELY. Como Taleb, Ariely é essencial porque nos coloca em nosso devido lugar, mostra como não sabemos nada do que acontece no mundo. Seus causos são preciosos, você atropela os livros de tão interessante.

The Invisible Gorilla - how our intuitions deceive usO Gorila Invisível (The Invisible Gorilla), Christopher CHABRIS & Daniel SIMONS. Porque nem tudo o que enxergamos conseguimos ver.Justiça - O Que é Fazer a Coisa Certa, Michael J. SANDEL

Justiça (Justice), Michael J. SANDEL. Porque a Justiça é também filosófica e uma aula de lógica. Ótimo! Pra se pensar!

O Mal Ronda a Terra - um tratado sobre as insatisfações do presenteO Mal Ronda a Terra (Ill fares the Land), Tony JUDT. Consuma certificando-se que por segurança o pessimismo está trancado a sete chaves.Mistakes Were Made (but not by me)

Mistakes Were Made (but not by me), Carol TAVRIS & Elliot ARONSON. Aula de hoje: não se leve a sério, capítulo 2.

Nudge - Improving decisions about health, wealth and happiness, Richard H. THALERNudge, Richard H. THALER & Cass R. SUNSTEIN. Porque às vezes, o melhor para a sociedade ainda é um empurrãozinho sem nos tirar toda a liberdade. É o paternalismo our inner apelibertário. Ótimo!

Our Inner Ape, Frans DE WAAL. Demais! Explica muito do que somos por animais que julgamos muito diferente de nós.

outliersFora de Série (Outliers), Malcolm GLADWELL. Ninguém na atualidade conta histórias melhor do ele. Ninguém. É excelente ao contar os porquês do sucesso.The Person and The Situation - Perspectives of Social Psychology

The Person and The Situation, Lee ROSS & Richard E. NISBETT. Um dia quando for mais inteligente vou reler este livro, citado em toda grande lista de economia comportamental. Perdi muita coisa.

trafficPor que dirigimos assim? (Traffic), Tom VANDERBILT. O comportamento irracional humano sobre 4 rodas. Todo motorista e político deveria ler.Risk - the science and politics of fear, Dan GARDNER

Risco (Risk), Dan GARDNER. Somos horríveis calculando riscos. A área da saúde ganharia muito se usasse essas métricas.

freakFreakonomics, Steven D. LEVITT & Stephen J. DUBNER. Um livro essencial pra entender como encontrar a irracionalidade no dia a dia. Se você chegou até aqui, se estenda e leia também Superfreakonomics.Teoria dos Sentimentos Morais, Adam SMITH

Teoria dos Sentimentos Morais, (The Theory of Moral Sentiments) Adam SMITH. A mão invisível deveria nos obrigar a ler esse clássico. Uma aula de economia e também filantropia.

Thinking Fast and Slow, Daniel KAHNEMANRápido e Devagar (Thinking Fast and Slow), Daniel KAHNEMAN. Se não conhece o autor, se não quer muitas obras de economia comportamental, eis a Bíblia escrita pelo seu maior profeta.the unthinkible

Impensável (The Unthinkable), Amanda RIPLEY. DEMAIS. Como agimos (sempre burramente) na iminência de desastres.

why we make mistakesPor que cometemos erros (Why We Make Mistakes), Joseph T. HALLINAN. Aula de hoje: não se leve a sério, capítulo 3. sinal e ruido

O Sinal e o Ruído (The Signal and the Noise), Nate SILVER. Não tente fazer previsões, somos todos muito ruins nisso. Se quiser insistir, leia quem melhor entende disso no mundo. Por quê? Ele é brilhante analiticamente.

Etiquetado , ,

20 pensamentos sobre “Leituras do Blogueiro

  1. Quando mais a gente estuda, mais burro se sente.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Mauro Leão disse:

    Obrigado!

    Curtir

    • Gostei muito de Previsivelmente Irracional e estou lendo Fora de Série. É uma área que me interessei recentemente. O meu próximo será: Envolvimento Total: Gerenciando Energia e Não o Tempo, de Tony Schwartz e Jim Loehr, que me parece estar fundado numa ideia totalmente adequada.
      Abraço.

      Curtir

  3. Giovana Kaupe disse:

    Jesuuuuuus agora minha lista aumentou demais!

    Curtir

  4. Luis Oliveira disse:

    Sua lista tem 3 grupos:

    Canastrões – Lindstrom eu taco fora a tapa

    Na berlinda – Gladwell escreve bem, o que lhe dá capacidade de dizer trivialidades com ar profundo. Tenho pé atrás com Levitt e com o Silver, mas por pura implicancia mesmo. Hartford eu gosto apesar de tudo.

    Ciência (tanto quanto possível) – não entendi a ordem. Kahneman vem antes de Thaler e Ariely. Bem antes. Tipo, ele em primeiro e eles em oitavo e décimo primeiro. E ninguém no meio do caminho (se é que entende).

    Curtir

  5. Faltou a marcação de leitura obrigatória….

    Curtir

  6. Rodolfo disse:

    E o Thomas Piketty?

    Curtir

  7. […] Pra fechar a biblioteca do Recorrido, aqui vai a lista de livros de Esporte e Nutrição. Vou atualizando. A aba no blog eu aviso quando estiver pronta. A parte 1 você encontra aqui. […]

    Curtir

  8. Adriana Piza disse:

    Balu,
    qual dos 3 do Dan Ariely você recomendaria se tivesse que escolher?

    Curtir

  9. Adriana Piza disse:

    Não, só li sobre alguns dos trabalhos e experimentos dele, e fiquei mais tentada a ler A Era da Empatia do que o Our Inner Ape. Bom, vai tudo prá fila…..Estou lendo “The World Until Yesterday” (Jared Diamond) sobre como vivem alguns povos primitivos hoje e o que podemos aprender disso. Bem interessante.

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: