O Mundial Juvenil e o tamanho da nossa delegação

Final de semana passado rolou em Eugene (Oregon, EUA) o Campeonato Mundial Juvenil de Atletismo da IAAF. Mais uma vez tentei comparar o tamanho de nossa delegação de não-atletas e não-treinadores com a de outros países. Por algum motivo desta vez a CBAt deixou de fora esse tipo de informação em seus boletins (aqui e aqui). Sabendo que há investimento de muito dinheiro público, não acho o melhor dos procedimentos e então resolvi escrever à CBAt pedindo a lista. E para minha surpresa, o presidente da CBAt, José Antonio Martins Fernandes, o Toninho, queria me receber pessoalmente e sozinho. Seria por causa das minhas críticas recentes? Pode ser que sim, mas pode ser que não.

O presidente foi e é muito educado, explicou os porquês. Primeiro entregou em mãos a lista completa e, para que saibam, consta: delegado, chefe, médico, fisioterapeuta, massoterapeuta, psicóloga e nutricionista. Expliquei então que deveria estar ao acesso de todos porque consegui a lista jamaicana, a canadense, a espanhola e a belga além da francesa (com um e-mail) sem precisar ir até a sede de nenhum desses países como tive que fazer no caso da brasileira. Ele disse ter havido algum equívoco porque ela deveria estar no ar, mas no momento que escrevo ela ainda não está.

Uma coisa o Sr. Presidente tem toda e completa razão: todas as decisões sobre delegações técnicas foram decididas em conjunto com 150 treinadores, não foi uma decisão pessoal ou ditatorial. Eu disse ao presidente que os mais de 5 treinadores (todos com experiência internacional) que me procuraram pessoalmente em mensagens privadas questionavam os demais acompanhantes (delegados e outros profissionais). E é aí que há divergência entre nós 2.

Na visão do presidente da CBAt, havendo recursos é plausível termos Nutricionista e Psicólogo acompanhando os atletas. Longe de achar que esses profissionais não tenham utilidade, mas o que nunca vai entrar na minha cabeça é o porquê só o Brasil ter. Pra mim, se só existe no Brasil e não é Pororoca nem Jabuticaba, então não presta. O presidente não acha isso e está na plenitude de seu direito.

Por fim, agradeço à CBAt pelo convite feito para me receber.

Etiquetado ,

6 pensamentos sobre “O Mundial Juvenil e o tamanho da nossa delegação

  1. Julio Cesar Kujavski disse:

    Tá ficando importante hein….

    Curtir

  2. Pô, você ta falando contra sua classe (nutricionistas)? 🙂 Sim, não vejo motivo para levar nutricionistas. Se os nutricionistas acompanham os atletas ao longo do ano, eles (atletas) deveriam saber comer sozinhos por alguns dias…

    Porque só o Brasil leva psicólogo? Será que não tem a ver com alguns problemas recentes que tivemos com atletas (de vários esportes), que foram indicadas como tendo fundo psicológico? Por exemplo, 7 a 1, Diego Hypolito, aquela moça do salto com vara, etc. Só uma hipótese. Longe de mim querer justificar mais gasto público…

    Curtir

  3. Mauro Leão disse:

    Uma alternativa muito mais barata seria o atleta levar por escrito todas as instruções que precisa, nutricional e psicológica. Se precisa de alguém segurando a mão e instruindo, é prova que não está preparado para campeonato desta importância. #growup

    Curtir

  4. Em relação ao psicólogo. Caso se trate de um profissional que acompanhou os atletas nos treinamentos acho válido que acompanhe a delegação. Aliás foi exatamente isso que fizeram as seleções dos EUA e da Alemanha na Copa do Mundo. Agora, caso se trate de um profissional que só foi chamado em cima da hora de fato não vejo razão pra isso.

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: