Alongar? É simples: NÃO!

Se quiser um tema polêmico, responda: É preciso alongar antes ou depois do treino?

Na verdadlearn_to_stretche não acho NADA polêmico. Como diz alguns dos melhores profissionais do setor, isso é uma discussão praticamente superada na ciência. Um recente levantamento (sem validade estatística) mostra que 68% dos maratonistas brasileiros consultados alongam antes e/ou depois do treino. Ou seja, o suposto corredor mais experiente e que em 62% dos casos tem orientação de um treinador, acaba alongando, por mais que todas as evidências científicas mostrem que alongar antes e/ou depois não melhora o desempenho, não reduz a chance/incidência de lesões e não ajuda/acelera a recuperação. Porcamente falando: alongar na sessão de corrida é uma enorme perda de tempo. Pior, às vezes é muito contraproducente, mas se for passivo, é muito agradável. E este é o ponto que pode justificar tanto Treinador ainda insistir nele.

Sempre que eu falo sobre não alongar, alguém aparece usando o discurso de sempre: recomendo porque o Fulano precisa alongar o músculo X. Ou ainda: alongo meus alunos porque minha experiência mostra que Y. Como disse MUITO bem o leitor Luis Oliveira, é impressionante como profissionais atropelam qualquer evidência argumentando sempre com “a experiência, desde que utilizado adequadamente”. Mas ao final eles sempre cospem alguma titulação pra tentar ganhar credibilidade. Oliveira diz: a ciência serve pra ele só quando for para qualificá-lo como monopolista de um conhecimento específico, desde que não afete o seu ganha-pão.

CF1EjBomo sempre diz o filósofo Milton Neves, o bolso é o órgão mais sensível do ser humano. Alongar o aluno deitadão te dá pontos como o Treinador Amigão e justifica parte do quanto o Fisioterapeuta cobra de você pra tratar uma lesão. O alongamento é um tremendo enfeite como ferramenta de aderência de cliente, mas não menos que uma vergonha como ferramenta se você faz cara de conteúdo para defendê-lo.

Às vezes acho que o tema Corrida tem a profundidade do assunto Adolescência nas revistas. Elas vão pulando de tempos em tempos falando de alongamento, hidratação e emagrecimento. De um lado fica o leitor sem novidade e sem informação ouvindo um discurso uníssono e bem covarde porque liso. De outro, vem a capa com a mesma chamada a cada 3 meses. E do lado de dentro treinadores (com títulos, lógico!) que fecham os olhos porque insistem em repetir o que aprenderam lá atrás sem jamais aceitar que podem estar errados.

Escrevi tudo isso porque dias atrás uma Fisioterapeuta que começou a correr pediu algum material sobre a inutilidade do alongamento para ela mostrar a um paciente que não acreditava. Eu passei este texto que é ótimo e didático pra quem não é da área. Se você ainda tem alguma dúvida de que alongar não entrega o que promete, leia. Vai por mim.

stretching-630x421

Etiquetado , , ,

14 pensamentos sobre “Alongar? É simples: NÃO!

  1. Julio Cesar Kujavski disse:

    Falar de alongamento é complicado. Tá certo que para a corrida ele não produz efeito nenhum, mas para a saúde geral ele é benéfico. Estou fazendo pilates faz um mês e meio e já senti bastante melhora nas minhas costas e meu quadril ganhou bastante mobilidade, o que no final das contas é bom para a corrida. O ponto é: Um corpo EQUILIBRADO, com flexibilidade na medida certa, especialmente na região do quadril, vai correr melhor e conseguir suportar melhor as cargas de treinamento da corrida. No meu caso em particular, que tenho vários problemas nas costas, se não alongar simplesmente não vou mais conseguir correr. E não estou falando de esticar a perna durante 30 segundos antes do treino, estou falando de uma sessão de uma hora por dia, com vários tipos de alongamento, de preferência à noite, antes de ir deitar. E hoje tem sessão de pilates. Uma hora com tudo doendo. Delícia.

    Curtir

  2. Alan disse:

    Vc quer dizer alongamento ou flexionamento??
    E acredito que o Alongamento tem uma influência psicológica tbm, já que a maioria dos indivíduos, tem o habito de alongar antes de qualquer atividade, sendo que o alongamento favorece a produção de líquidos sinoviais melhorando a mobilidade articular, diferente do Flexionamento que é específico para uma valência física.

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      Com todo o respeito… flexionamento? zzzZZZzzz…
      Falo do alongamento pré ou pós a corrida com intuito de ganho (ou não) de mobilidade ou flexibilidade naquele momento.
      Exercícios para ganho de flexibilidade (alongamento como ferramenta) só se for em outra sessão.
      Abrax

      Curtir

  3. Douglas Alves disse:

    Dani, tu poderia me enviar o link do artigo. Abs e continue colaborando com os seus conteúdos.

    Curtir

  4. Matheus disse:

    O alongamento não é útil antes ou depois de uma atividade aeróbica, é isso que se depreende dos estudos científicos, certo ?
    Eu jogo futebol pela faculdade e comissão técnica é composta por profissionais formados em ed.física e eles não passam nenhum tipo de alongamento durante os aquecimentos ou após as sessões de treino, mas eles pedem para fazer alguns exercícios de alongamento em dias que não há treino. O alongamento em dias que não se corre é benéfico, certo ?

    Curtir

  5. Muito boa a parte: “Às vezes acho que o tema Corrida tem a profundidade do assunto Adolescência nas revistas. Elas vão pulando de tempos em tempos falando de alongamento, hidratação e emagrecimento.”
    Eu vejo isso em todos os veículos, um começa a falar sobre o assunto e os outros seguem a tendência!
    Agora falando sobre alongamento, alongamento ativo ajuda a soltar tudo que tá travado antes da corrida. Imagina vc ficar 9 horas sentado trabalhando e depois sair direto para a corrida? O corpo tá todo comprimido e a lesão vem certa! E depois da corrida é bom para dar uma relaxada.
    Agora minha flexibilidade nunca mudou e muito menos a performance.
    Abçs

    Curtir

  6. carlos disse:

    Meu ok a todos os comentários, Mas vejamos o comportamento físico de uma criança ou até mesmo de um animal adulto, tentando sobreviver para pegar uma caça, será que ambos terão lesão, após o término de suas ações? “pensem nisso, com carinho”.

    Curtir

  7. […] mesmo dia que eu postei sobre a ineficácia do alongamento na corrida, Alex Hutchinson, um dos mais pertinentes do mundo falou também a […]

    Curtir

  8. Edivaldo Araujo disse:

    Parabéns Danilo, muito bom esse seu texto, bastante elucidativo e enfático. Vou nessa linha agora… Alongamento realmente era tratado como uma forma de prevenção… ineficaz pelo que observei aqui.

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: