KT e BCAA dão (só) esperança. E um pouquinho de $$ nunca é demais, né?

Você já assistiu o filme O Espetacular Homem-Aranha 2? NÃO?!? Deveria! É ótimo! Em uma passagem Peter Parker diz: “eu prefiro pensar que o Homem-Aranha dá esperança às pessoas”. Um dos argumentos que mais usaram depois do meu texto sobre a picaretagem da recomendação do Kinesio Taping (KT) é sobre o efeito placebo. Não ignore esse efeito, ele é enorme! *recomendo fortemente este vídeo

Há dois casos de aplicações bem claras do efeito placebo pra mim na corrida. A primeira é quando o não-lesionado sai buscando Nutricionistas e Treinadores querendo ter ganhos de desempenho. Aí ele apela ao BCAA, meias de compressão, cápsulas de sal… vale tudo para ganhar alguns segundos, não? Mais. Como uma pílula de nome pomposo e caro poderia NÃO funcionar? E toda aquela tecnologia embutida? É lógico que TEM que funcionar!

Para lesionados sigo uma teoria excelente dita por um fisioterapeuta: o lesionado gosta tanto daquela atividade e está numa fase emocionalmente tão susceptível que se alguém propõe algo florido e elaborado, é lógico que ele corredor irá abraçar como uma salvação quase milagrosa. É nessa hora que o mau profissional tem sua maior chance! Uma frase dita por outro super-herói cabe bem pra isso. Em seu último filme, o Super-Homem se sai com essa: Isso no meu peito não é um “S”. Em meu planeta, esse símbolo significa esperança.

É isso o que significam técnicas mirabolantes, que uns usam sob o argumento de que “casos clínicos mostram que funcionam”, justificam sua venda de forma questionável ou mal intencionada dizendo que “a ciência não tem a velocidade necessária para provar seu ponto”. Querem dar esperança a quem a busca quando não podem comprovar sua alternativa. Como diz o sempre ótimo Nassin Taleb, a melhor maneira de identificar um charlatão é perceber se ele te aconselha sobre o que fazer ao invés do que NÃO fazer, a ideia por trás é que o conhecimento é subtrativo, nesse caso, você não sabe dizer exatamente para quê serve a KT, mas você sabe para o quê ela NÃO funciona.

superman__hope

O mais engraçado é que as mensagens que recebi pelo texto não atacam a mensagem, mas o mensageiro, uma das falácias argumentativas mais pueris que existem. Não à toa poupei citar 3 fisioterapeutas com quem conversei antes de escrever. Há até quem me censure dizendo que eu não posso usar meias de compressão porque não acredito nelas, há quem cite casos de conhecidos (“porque a prima da vizinha da minha avó…”) ou quem busque desqualificar a revisão do Leonardo Costa, mas não há quem se dê ao trabalho de trazer à tona alguma revisão da suposta efetividade do KT. É tão difícil assim? Deve ser.

Você pode achar, como disse um, que tenho problemas com Médicos, Treinadores, Nutricionistas ou Fisioterapeutas. Não tenho! Tenho problema com a cegueira em negar o enorme conflito de interesse na relação comercial desses com seus clientes, tenho problema com corporativismo e a dificuldade de uma reserva de mercado que defende quem ignora as evidências reprodutíveis (ou não). Com isso tudo, SIM, tenho problemas enormes.

Pois bem, quem conhece meu trabalho fora daqui deve saber que estou envolvido na primeira Meia Maratona Feminina da América Latina. Você não deveria dar bola pra mim se eu elogiasse a W21K ASICS, afinal, tenho um compromisso com ela. Mas vou usar do mesmo bordão dessa gente: corra a W21K ASICS porque ela faz bem, minha experiência clínica mesmo sem evidências científicas, que são lentas demais, comprova que mulheres que correm essa prova melhoram sua corrida e têm menos lesões. Mas não pode ser qualquer corrida! Tem que ser essa! O valor a ser pago é pra cobrir os custos e garante a maior efetividade. Não tenho lucros!

Vou fechar o texto citando outro herói, Batman: às vezes a verdade não é suficiente, às vezes as pessoas merecem mais. Às vezes elas merecem ter sua fé recompensada.

*I like to think Spider-Man gives people hope.

**It’s not an ‘S.’ On my world it means ‘hope.

***Sometimes the truth isn’t good enough, sometimes people deserve more. Sometimes people deserve to have their faith rewarded

Etiquetado , , , ,

9 pensamentos sobre “KT e BCAA dão (só) esperança. E um pouquinho de $$ nunca é demais, né?

  1. Marcos Medeiros disse:

    Será porque é tão difícil convencer as pessoas com argumentos científicos? O bicho homo sapiens evoluiu para pensar magicamente? Uma mentira contada várias vezes se torna uma verdade? Enquanto existir um trouxa existirão dez picaretas para explorá-lo?

    Curtir

  2. Luis Oliveira disse:

    Cara, é impressionante. Vi um artigo de um fisio em uma revista em que o cara falava que não conhecia o trabalho acadêmico, mas que KT funcionava em sua experiencia clinica, “desde que utilizado adequadamente”. Naturalmente o autor desfilava uma porção de títulos acadêmicos ao final do artigo. Quer dizer, a ciência serve para qualificá-lo como monopolista do conhecimento específico, desde que não afete o seu ganha pão.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Balu, já sei sua posição sobre KT, BCAA e meias de compressão. Quanto as cápsulas de sal, vc acha apenas intúteis contra caimbras e úteis para repor sais em treinos longos acima de 2h ou Maratonas ( principalmente para quem sua muito) ou acha uma inutilidade completa ? Abs

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      O que ela se propõe: repor o sal perdido, evitar cãimbras e acelerar a reidratação.
      1. Ela não repõe o sal e vc nem precisa disso até 42km; 2. Ela não evita câimbras; 3. Ela não acelera a reidratação.
      Ela é um belo de um placebo. Só que qdo vc já sabe que é um placebo, é inútil.

      Curtir

  4. Já que você citou super heróis, você merece uma frase também nessa luta contra os chalatões: “Não contavam com minha astúcia?” Muito bem, Balu!

    Curtido por 1 pessoa

  5. augusto.thome disse:

    Danilo, e sua posição sobre o BCAA. Qual é??

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      Oi Augusto!
      Tudo bem?
      A suplementação de BCAA serve pra mto pouco ou praticamente nada. A teoria por trás dele é basicamente reduzir a fadiga central, acelerar a síntese proteica (anabolismo) e evitar o dano ao tecido muscular. Vamos por partes… a parte da fadiga central parece ser uma enorme balela. O BCAA reduziria a concentração de triptofano, um aminoácido que gera fadiga no sistema nervoso (uma fadiga mental, porcamente falando). Há 30 anos falam isso e há 30 anos que nunca demonstraram haver esse benefício. Há mto triptofano no leite, por exemplo, e ninguém se esgota tomando leite.
      A questão do reparo/dano muscular é uma questão hormonal, trata-se de ter os hormônios certos (insulina, GH, testosterona….) nas concentrações “boas” nas hora certas com substratos energéticos (nutrientes) em disponibilidade. Não há NADA no BCAA que o torne fundamental ou melhor do que os demais. Alimentos de origem animal têm, BCAA, whey protein tem BCAA. Mas Nutricionistas têm tara de que precisamos de mais BCAA. Há 30 anos dizem isso e há 30 anos que não há estudos mostrando benefícios/ganhos reais com isso. Vale sempre lembrar que diferente de mtas outras coisas, como KT, meias de compressão, gelo em lesões, o BCAA é de mto fácil isolamento e mto fácil controle. E ainda assim não encontramos benefícios! Ignore o que eu digo, procure as pessoas mais sérias no assunto. Te dou 3 nomes hour concour: Alex Hutchinson, Tim Noakes e Ross Tucker. Eles simplesmente IGNORAM o assunto. Pra eles é passado.
      Espero ter ajudado!

      Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: