Dias atrás cheguei a 3 textos do Rodolfo Lucena (1, 2 e 3) sobre kinesio taping (KT), aquelas fitinhas coloridas que parecem um esparadrapo brilhantemente definida pelo fisioterapeuta Leonardo Oliveira Pena Costa como “um dos maiores cases de marketing esportivo da história”. Eu nunca conseguiria fazer uma definição tão feliz. E quem é Leonardo Costa? Não o conheço pessoalmente, mas ele fez algo que é uma transgressão, quase um delito quando se fala em Ciências da Saúde: ele resolveu contestar algo porque – veja só que enorme absurdo! – não há evidências de sua real eficácia alegada, no caso as da KT. Pior: descobriu ele que “há comprovação científica de que KT não funciona”.
Antes de tudo é honesto que já saiba minha opinião: considero e coloco as KT no mesmo balaio da inutilidade do bom-corredor-enganado junto com BCAA, cápsulas de sal e meias de compressão. Mais. Considero o profissional de saúde que use ou recomende esses recursos (SEMPRE falando de corrida) como sendo os de 3 tipos:
– o desinformado/desatualizado;
– o picareta mal intencionado;
– o que obtém ganho direto ou indireto em sua comercialização. Ou seja, aquele com forte conflito de interesse mesmo.
Voltemos ao Leonardo Costa. O estudo chegou a revisões de quase 500 pacientes em 12 pesquisas internacionais que preenchem critérios técnicos de confiabilidade. Qual a frase usada pelo pesquisador em entrevista? É forte: “o KT não é útil para pacientes e atletas como os criadores da técnica proclamam“. Direto assim, honesto assim.
Os que defendem o KT usam argumentos sem embasamento científico algum. Até porque partem do princípio de que ele pode causar diversas alterações fisiológicas e metabólicas como melhorar o fluxo linfático e ter efeito analgésico. Fica difícil encontrar justificativa plausível para que um pedaço de fita colado na pele provoque tanto efeito sendo superficial para atingir os fusos neuromusculares que regulam o tônus muscular. Imagine o estrago que uma meia de compressão ou uma luva não causariam?
O KT é mais um dos milagres que vira e mexe surgem numa área tão fértil como o esporte, onde atletas vivem buscando resolver um problema crônico, mas imaginam haver algo “salvador”. Junte nessa salada Fisioterapeutas, Médicos, Treinadores e Nutricionistas colaborando com essa maluquice toda e querendo agradar o seu paciente.
Algumas coisas são bem caras ao profissional da Saúde. A primeira é a enorme dificuldade de dizer “não sei” sob o risco de perder um cliente. A outra é o enorme conflito de interesse que ele tem quando seu maior commodity é justamente ele, o paciente. Quanto maior a duração dessa relação, maior o retorno financeiro. Como desagradar justamente quem paga seu salário? Vir com cara feia me negar esse conflito não reduz o problema, só demonstra miopia.
Ainda nos textos do Lucena, talvez tenha lhe faltado um pouco mais de coragem de desagradar alguns colegas, normal a prudência de quem está num veículo grande. Mas anos na área me ensinaram a reconhecer a picaretagem dessa gente pelo cheiro, pelo traquejo, pelo uso titubeante de algumas frases. Não conheço os fisioterapeutas entrevistados, eles podem não ser picaretas (se achasse eu diria!), mas a frase que um usa quase quebrou meu detector de picaretagem: “todo o meu uso atual está embasado em experiência clínica (…), há carência de estudos até pela novidade da KT, e a ciência tem a sua própria velocidade”. Essa argumentação é a de um curandeiro, não de quem diz aplicar ciência, é a técnica milenar do rá-ié-ié no profissional da saúde. Dou muito mais crédito a uma parteira anafabeta de Quipopró que fala assim do que em um estagiário de obstetra com o mesmo princípio. Por quê? Porque esse é o método da primeira e demonstra a falta de recursos do segundo.
A outra fisioterapeuta, também apela à crença: “não baseio em estudos, apesar de buscar uma atuação fisioterapêutica embasada”. Seja lá o que isso queira dizer, reforço, não avalio competências de quem nem conheço, mas ambos estão na turma dos profissionais de Saúde que, para enfeitar e florir seus trabalhos garantindo seu commodity dão um pé na bunda das evidências e, como um ex-boleiro fora de forma, vai na base da “experi”. Vai por mim, eles não são poucos.
A única coisa que me incomoda de verdade é o corporativismo e a reserva de mercado que a categoria sempre reivindica, querendo que você procure por eles, profissionais “qualificados, formados ou especializados” porque “se não aplicar direito, não surte efeito”. Acontece que eles não conseguem jamais provar que funciona, e isso é SIM picaretagem.
Escrevi tudo isso pra dizer que a Kinesio Taping assim como tudo que é Simpatia, pra surtir efeito precisa ter FÉ, muita FÉ. Já dizia o poeta: Felicidade começa com Fé. Mas esses fisioterapeutas, mesmo sem saber o que fazem, vão cobrar um preço. E não é barato.
Kkkkk. As fotos são sensacionais!
CurtirCurtir
Marquei uma hora com um fisioterapeuta em Porto Alegre exclusivamente pra aplicar as fitas pra evitar cãibras na maratona de POA deste ano. As cãibras vieram, mas só no finalzinho da prova… hé hé hé… Como eu tive fé, acho que quase funcionou.
CurtirCurtir
Ô Balu, você fala mal do BCAA, que eu tomo.
Fala mal das meias de compressão, que eu uso,
e agora falou mal das fitas, que já usei em duas maratonas.
Só falta vc falar mal do Pilates que agora estou fazendo… rsrs
CurtirCurtir
Não falo mal, não. .. BCAA e KT movimentam a economia, geram emprego e não são nocivos. Só não cumprem nada do que prometem!! Rsrs pilates é bom!!
CurtirCurtir
Estudo mostra que pilates aumenta a incidência de dor lombar em patinadores… http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24968798
Corredores ainda não vi nada, mas cuidado hein kkkk
CurtirCurtir
Bah, mas eu comecei o pilates justamente por causa de dores lombares.. hehehe
CurtirCurtir
Enquanto observador distante, eu achava que Kinesio Taping® liberava alguma substância da mesma forma como o emplastro Salonpas® libera…
Já que é assim, esta Fita está acima ou abaixo da “Pulseira do Equilíbrio” dentro do Ranking de “Dispositivos Geradores de Confiança”???
Esta informação é muito importante para aqueles que visam fazer um “Ótimo Negócio”…
CurtirCurtir
Haja fé e fita. Sempre achei a KT muito mais placebo e psicológico. Nunca me pareceu que fosse algo bom mesmo. E todos os amigos que usavam diziam que ajudava. Acreditar que ajuda deve fazer menos dolorido o dinheiro gasto nessas fitinhas coloridas. O BCAA também passo longe. E dos médicos e doutores mais ainda. Gostei do texto de hoje.
CurtirCurtir
Olha o efeito placebo aí, minha gente! É o emplastro sabiá do século 21! Texto muito bom. Vou encaminhar para meus amigos fisioterapeutas rsrsrs
CurtirCurtir
Pode encaminhar e se vierem latir sem embasamento, vão apanhar com um livro de fisiologia. rsrs
CurtirCurtir
FISIOLOGIA? Este cara nem sabe da FISIOLOGIA ? kkkkkkkk se soubesse não estava falando tanta m********.
CurtirCurtir
Eu achei o texto sensacionalista e desrespeitoso com os colegas que usam KT…mais cuidado na hora de escrever!! Trabalho com PBE (prática baseada em evidência científica), mas deve-se tomar muito cuidado ao chamar profissionais da área de saúde que utilizam uma técnica sem PBE de picaretas.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Se não tem evidência, é picaretagem, curandeirismo, simpatia. .. vc promete e não cumpre.
CurtirCurtir
A fisioterapia esta engatinhando em seu processo de construção cientifica…. e muito daquilo que utilizamos, até mesmo a cinesioterapia requer comprovação em muitas das abordagens tomadas… Tive acesso ao texto e estudos,,, todos cheios de erros metodológico, comum na Fisioterapia. Avaliação funcional não foi realizado, exemplo: dor no ombro, simplesmente inibiram o deltoide em todos os casos, NÃO ESTOU DEFENDENDO A KINESIO, estou tentando entender como faço um artigo e não avalio o que realmente necessita ser trabalhado, qual realmente a disfunção do movimento. Vamos ler ultrassom por exemplo, acredita que principalmente em atleta ele consegue alcançar o tecido alvo? Vem me dizer do TCI usado muito em pacientes com AVE com 100% de comprovação, porém com grau I ou 1,5 de comprometimento, este paciente esta muito bem, 3 meses de fisioterapia convencional esta bem. Todos os pacientes relatam melhoras, se é placebo ou não o paciente melhora e não é ser picareta. Cabe bons estudos, não a grande maioria que eu li, mesmo internacionais.
CurtirCurtir
Algum esperto já teve a brilhante idéia de fazer uma especial para cavalos (haja cola, não deve ser fácil colar naquele pelo todo)….http://equi-tape.com, já vejo no futuro algumas pessoas usando as de cavalo para ter um efeito “mais forte”!!!!!
CurtirCurtir
Danilo,
Meu KT sempre foi e sempre será o Emplastro Sabiá. Eu corto ele em tiras e aplico nos lugares doloridos. Sempre funcionou.
CurtirCurtir
Você sabe me dizer se a cor da fita influência também??? Geralmente uso as fitas com as cores que combinam o meu short/camiseta/tênis…tem surtido efeito!!! 🙂
CurtirCurtir
O assunto é relevante e a discussão válida, porém o autor poderia ter analisado criticamente o assunto, respeitando o princípio ético da neutralidade. Acho um desserviço prestado à comunidade leiga expor o assunto desta forma, um discurso parcial,sensacionalista e extremamente grosseiro, fazendo AINDA uma generalização irresponsável e desrespeitosa ao desqualificar e descaracterizar os profissionais que utilizam ou prescrevem o TAPING. Fazer afirmações como as que li nessa matéria, é no mínimo leviano!
Não se trata de negligenciar a prática baseada em evidências, mas o fato é que o taping, as bandagens funcionais e suas variações quando bem indicados apresentam resultados clinicamente consistentes. Agora, quando utilizado isoladamente como recurso único pode sem dúvida estar fadado ao fracasso! O emprego de técnicas e métodos atendem às necessidades em momentos e situações específicas, não havendo uma verdade absoluta para todas as demandas! Concordo que o TAPING careça de maior respaldo científico, o que não significa que profissionais usem o recurso de forma indiscriminada e com interesses escusos como colocado pelo autor. Fazer afirmações como as que li nessa matéria, é no mínimo leviano!
Lembro a quem possa interessar que existe uma enorme diferença entre comprovação de ineficácia e simplesmente falta de comprovação!!! E isso não é picaretagem, meu caro!!! Mais…Nem toda verdade é cientificamente comprovada e verdade científica também não é sinônimo de verdade absoluta e muito menos de verdade imutável!
Todos deveríamos ter o compromisso de veicular na rede informações de forma responsável, ética e, acima de tudo, respeitosa!!
CurtirCurtir
“respeitando o princípio ético da neutralidade” não sou neutro, nunca fui. Desconfio de quem mente dizendo que seja.
“quando utilizado isoladamente como recurso único pode sem dúvida estar fadado ao fracasso!” me lembra a propagando do Doril…. tem um mte de Simpatia, todas com Doril. Ou a do regime… coma isso, MAS faça mta atividade física. A revisão fala disso mesmo, tentando comparar o que promete a KT e o que ela entrega, sem outros suportes.
“careça de maior respaldo científico” typo…. ela carece de respaldo científico. Sem o “mais”.
“existe uma enorme diferença entre comprovação de ineficácia e simplesmente falta de comprovação!” A falta da falta de comprovação é um recurso no qual dá pra se esconder por detrás dele por mto tempo sem poder ser rebatida a prática. Isso não deixa de ser MTO leviano.
CurtirCurtir
CARA eu proponho a você a fazer um artigo….. ok? Sobre a Kinesio tape.. e que ela NÃO FUNCIONA..Ahh mas acho que não daria certo né? Você nem deve saber muito da FISIOLOGIA HUMANA ( wikipédia não vale heim?) kkkkkkkkkk
CurtirCurtir
Balu, para analisar criticamente o que foi veiculado é necessário que se entenda que verdade científica é verdade provisória e contestável! Ainda que houvesse comprovação irrefutável dos efeitos do Taping, isto não seria suficiente para indicá-lo a todos os indivíduos e nem mesmo garantia de cura! Somente pessoas de mente embassada, inexperientes e sem conhecimento não conseguirão enxergar isso. A questão que aqui deve ter ficado clara com o meu comentário e o de tantos outros leitores é que você ao manifestar sua opinião foi radical, sensacionalista, fazendo um juízo de valor desnecessário de profissionais de forma desrespeitosa. PONTO.
CurtirCurtir
[…] que o Homem-Aranha dá esperança às pessoas”. Um dos argumentos que mais usaram depois do meu texto sobre a picaretagem da recomendação do Kinesio Taping (KT) é sobre o efeito placebo. Não ignore esse efeito, ele é enorme! *recomendo fortemente este […]
CurtirCurtir
Oi Balu,
Você viu esse artigo sobre KT dos seus colegas de USP no Journal of Physiotherapy?
http://www.journalofphysiotherapy.com/article/S1836-9553(14)00009-5/fulltext
CurtirCurtir
A propósito Quem é você?
CurtirCurtir
Não é difícil, vai…?
https://blogrecorrido.com/2013/12/11/sobre/
CurtirCurtir
É óbvio e é falado em cursos que a aplicação da bandagem deve ser associada a outros tratamentos, porém quando a pessoa é mal informada, dá nisso ai. Acaba falando bobagens sem na realidade conhecer a profissão e a técnica em si, que é o seu caso, um simples corredor. E digo isso sim pois citou muito mal os fisioterapeutas nesse seu textinho quase polêmico. É claro que existe os bons profissionais e os ruins. Mas cada um no seu lugar e aprendendo a conhecer antes de ser leigo no assunto e deixar passar conhecimento sobre coisas novas só porque você acha que tem a ver com propaganda ou qualquer outra coisa.
É por isso que esses tais “profissionais “qualificados, formados ou especializados'”, exatamente meu caro, FORMADOS, QUALIFICADOS E ESPECIALIZADOS, profissionais da saúde estão ai para fazer dar certo, e se for psicológico? ÓTIMO! É um resultado ganho! Estamos ai pra tudo, e principalmente reabilitar, aliviar dores.. Se é que você sabe do que se trata.
CurtirCurtir
“deve ser associada a outros tratamentos”… lójico…
CurtirCurtir
Lógico é com G!
CurtirCurtir
“Quando aplicada sobre a pele, as tensões geradas pelas propriedades elásticas da bandagem geram um estímulo tátil que interage com o controle motor, alterando a sensibilidade do sistema nervoso central. Isso gera uma ativação ou um relaxamento da musculatura ou na articulação aplicada. Estudos recentes mostram também que a Kinesio atua no sistema linfático, auxiliando na drenagem da linfa e contribuindo para o quadro de dor e edema.”
Aprendeu mais um pouco?
CurtirCurtir
Gente, nunca tinha ouvido falar nisso, mas um fisioterapeuta colocou na minhas costas depois de eu reclamar de muita dor, além do problema no disco da lombar. cai com o cox na escada e a dor não passou com anti-inflamatório. Hoje é meu terceiro dia com a Kinésio.
Achei fantástico, a dor da coluna reduziu muito, a dor do tombo acabou! Super indico! Show!
CurtirCurtir
[…] atrás eu falei aqui no blog sobre a papagaiada que é a Kinesio Tape (KT) na corrida. Basicamente é uma enrolação travestida de terapia séria. Uma vela vermelha, uma galinha e […]
CurtirCurtir
Agente passa estudando 5 anos numa sala vem um blogueiro que nem sabe o que é MECANOCEPTORES e fala tanta besteira.. Vai estudar meu filho talvez você entenda a Lógica. Pois cada corpo é diferente um do outro, estas pessoas que fizeram este artigo aplicaram corretamente o uso do tape? você sabe? ali expica? Esta faltando mais estudos e artigos que comprove, porque o povo não faz… 1 ou 2 fizeram e você já diz que não funciona?
Se não ajudasse tantas pessoas… talvez você não visse em TANTOS jogadores e atletas. Se não funcionasse talvez o Kinesio tape não seria abolido como método anti dopping .
Se não funcionou corretamente com você ou em um estudo foi porque não foi aplicado correto… Para cada aplicação dor..tonificação deve ter uma aplicação correta a forma de colocar a base.. a ancora se alonga ou tensiona…
CurtirCurtir