Você é adepto da Kinesio Taping? Hmmm…

Dias atrás cheguei a 3 textos do Rodolfo Lucena (1, 2 e 3) sobre kinesio taping (KT), aquelas fitinhas coloridas que parecem um esparadrapo brilhantemente definida pelo fisioterapeuta Leonardo Oliveira Pena Costa como “um dos maiores cases de marketing esportivo da história”. Eu nunca conseguiria fazer uma definição tão feliz. E quem é Leonardo Costa? Não o conheço pessoalmente, mas ele fez algo que é uma transgressão, quase um delito quando se fala em Ciências da Saúde: ele resolveu contestar algo porque – veja só que enorme absurdo! – não há evidências de sua real eficácia alegada, no caso as da KT. Pior: descobriu ele que “há comprovação científica de que KT não funciona”.

Antes de tudo é honesto que já saiba minha opinião: considero e coloco as KT no mesmo balaio da inutilidade do bom-corredor-enganado junto com BCAA, cápsulas de sal e meias de compressão. Mais. Considero o profissional de saúde que use ou recomende esses recursos (SEMPRE falando de corrida) como sendo os de 3 tipos:

boy-with-taped-mouth– o desinformado/desatualizado;

– o picareta mal intencionado;

– o que obtém ganho direto ou indireto em sua comercialização. Ou seja, aquele com forte conflito de interesse mesmo.

Voltemos ao Leonardo Costa. O estudo chegou a revisões de quase 500 pacientes em 12 pesquisas internacionais que preenchem critérios técnicos de confiabilidade. Qual a frase usada pelo pesquisador em entrevista? É forte: “o KT não é útil para pacientes e atletas como os criadores da técnica proclamam“. Direto assim, honesto assim.

Os que defendem o KT usam argumentos sem embasamento científico algum. Até porque partem do princípio de que ele pode causar diversas alterações fisiológicas e metabólicas como melhorar o fluxo linfático e ter efeito analgésico. Fica difícil encontrar justificativa plausível para que um pedaço de fita colado na pele provoque tanto efeito sendo superficial para atingir os fusos neuromusculares que regulam o tônus muscular. Imagine o estrago que uma meia de compressão ou uma luva não causariam?

O KT é mais um dos milagres que vira e mexe surgem numa área tão fértil como o esporte, onde atletas vivem buscando resolver um problema crônico, mas imaginam haver algo “salvador”. Junte nessa salada Fisioterapeutas, Médicos, Treinadores e Nutricionistas colaborando com essa maluquice toda e querendo agradar o seu paciente.

mummy-vector-279300Algumas coisas são bem caras ao profissional da Saúde. A primeira é a enorme dificuldade de dizer “não sei” sob o risco de perder um cliente. A outra é o enorme conflito de interesse que ele tem quando seu maior commodity é justamente ele, o paciente. Quanto maior a duração dessa relação, maior o retorno financeiro. Como desagradar justamente quem paga seu salário? Vir com cara feia me negar esse conflito não reduz o problema, só demonstra miopia.

Ainda nos textos do Lucena, talvez tenha lhe faltado um pouco mais de coragem de desagradar alguns colegas, normal a prudência de quem está num veículo grande. Mas anos na área me ensinaram a reconhecer a picaretagem dessa gente pelo cheiro, pelo traquejo, pelo uso titubeante de algumas frases. Não conheço os fisioterapeutas entrevistados, eles podem não ser picaretas (se achasse eu diria!), mas a frase que um usa quase quebrou meu detector de picaretagem: “todo o meu uso atual está embasado em experiência clínica (…), há carência de estudos até pela novidade da KT, e a ciência tem a sua própria velocidade”. Essa argumentação é a de um curandeiro, não de quem diz aplicar ciência, é a técnica milenar do rá-ié-ié no profissional da saúde. Dou muito mais crédito a uma parteira anafabeta de Quipopró que fala assim do que em um estagiário de obstetra com o mesmo princípio. Por quê? Porque esse é o método da primeira e demonstra a falta de recursos do segundo.

A outra fisioterapeuta, também apela à crença: “não baseio em estudos, apesar de buscar uma atuação fisioterapêutica embasada”. Seja lá o que isso queira dizer, reforço, não avalio competências de quem nem conheço, mas ambos estão na turma dos profissionais de Saúde que, para enfeitar e florir seus trabalhos garantindo seu commodity dão um pé na bunda das evidências e, como um ex-boleiro fora de forma, vai na base da “experi”. Vai por mim, eles não são poucos.

A única coisa que me incomoda de verdade é o corporativismo e a reserva de mercado que a categoria sempre reivindica, querendo que você procure por eles, profissionais “qualificados, formados ou especializados” porque “se não aplicar direito, não surte efeito”. Acontece que eles não conseguem jamais provar que funciona, e isso é SIM picaretagem.

Escrevi tudo isso pra dizer que a Kinesio Taping assim como tudo que é Simpatia, pra surtir efeito precisa ter FÉ, muita FÉ. Já dizia o poeta: Felicidade começa com Fé. Mas esses fisioterapeutas, mesmo sem saber o que fazem, vão cobrar um preço. E não é barato.

kinesio tape

Etiquetado , , , ,

43 pensamentos sobre “Você é adepto da Kinesio Taping? Hmmm…

  1. larissa disse:

    Outra informação CUIDADO com o que você posta! Hoje uma opinião pode se tratar de um processo.. estou encaminhando para as marcas que você citou para elas darem uma olhada… Assim como todos os bons fisioterapeutas que vc chamou de picaretas que usam uma técnica, pagam o curso que é caro… e que sabem que funciona! Cuidado na próxima postagem caro amigo 😉

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      Pode me copiar nas denúncias se quiser… Duvido que elas queria seguir adiante… Eu sei o motivo de não quererem…

      Curtir

      • larissa disse:

        É por isso que eu indico a todos.. querem informações saudáveis vão na SCIELO e procurem artigos válidos e aceitos no comitê de ética.. Porque pessoas assim querem chamar a atenção e não sabem de nada..
        Coitados daqueles que acreditam em você, uma pessoa que pelo visto não é médico, nem fisioterapeuta, nem nutricionista, nem farmacêutico e acho que nem educador físico.. PQ estas pessoas estudam.. não ficam achando picuinhas e trazendo informações falsas… que provar? Prove mesmo… traga ao menos 10 artigos válidos e de preferencia na língua inglesa para dar mais credibilidade, enquanto isto confio no no meu professor que fez mestrado e doutorado e divulgo isto aos leigos que acreditam num ”corredor” de um ”blog” que coloca uns artigos que até podem ser modificados tudo para que você ganhe a fama…
        Você xingou a classe de profissionais meu amigo, vou te denunciar para o Crefito além disso.. eu sei bem o motivo de eu não confiar no seu motivo… até o Português você erra imagine nessas informações ridículas. Abraço meu filho!

        Curtir

      • Danilo Balu disse:

        Larissa, não xinguei toda categoria, até poque conheço ótimos fisioterapeutas. Só disse que KT não funciona na corrida como é pregado. Eu disse apenas que os fisioterapeutas que a aplicam NA CORRIDA são picaretas. Só isso. Na verdade eu disse que (aqueles que aplicam) são:
        – desinformados/desatualizados ou;
        – picaretas mal intencionados ou;
        – obtêm ganhos diretos ou indiretos em sua comercialização. Ou seja, aqueles com forte conflito de interesse.
        Podendo haver obviamente uma combinação 1 a 1, ou 2 a 2 ou mesmo as 3. Por favor, não estenda a fama de picareta à toda a classe.
        Até mais!

        Curtir

      • JOAQUIM MARINHO NETO disse:

        conheci o professor que foi pioneiro no curso de Kinesio tape no Brasil em 2000 desde desta época não vi técnica nem terapia melhor para cuidar de lesões etc. Seu erro é nao ter usado e comprar ideias e estudos equivocados alheios. acho que a picaretagem está em ofender os outros sem te conhecimento real do que se propõe a falar faço esporte há mais de 30 anos, nunca vi um recurso terapêutico tão bom, e uma matéria tão tendenciosa e obsoleta.
        vá perguntar a que já usou ou usa…

        Curtir

      • Danilo Balu disse:

        Isso… Perguntar quem usou agora virou método de análise… A culpa é sempre do outro, nunca do picareta.

        Curtir

  2. […] mais de 1 ano atrás escrevi sobre o que acho de kinesio taping (KT) e do profissional que faça uso dela na corrida: picaretagem florida. Óbvio que teve […]

    Curtir

  3. gabiela shickltol pererie disse:

    qt babaquisse cara. se informe antes de criticar algo. existem profissionais bons e ruins e certamente vc foi num lixo que te prometeu acabar com uma dor sua em um numero x de sessões sendo que vc tem essa dor ha mais de dez anos. vai chupar rola seu trouxa

    Curtir

  4. Herberton disse:

    É me parece que as pessoas andam Falando muito estudando pouco. olha existem algumas técnicas como inúmeras coisas no Universo que só podem ser provadas na Praticas e algumas funcionam para uns e outros não como: Medicações, dieta, cirurgias e etc…. eu utilizo a kinesio e tenho retorno positivo dos meus pacientes principalmente no que se refere a diminuição e até mesmo o fim da dor após o uso da Kinesio que muitas das vezes apenas uma aplicação já resolve, em fim vamos com calma e para de fazer criticas destrutivas. abraço.

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      1. Se pode ser privada na prática, pode ser reproduzida. 2. Se funciona pra uns e não pra outros, tem que ter razões por isso. E ser reproduzia. 3. Se é por “experiência clínica”, já conheço essa. 4. O tempo todo falei da KT na corrida.

      Curtir

  5. Naranda disse:

    Discordo de vc…Uso e faço a comparação, é eficaz e seguro. Teoria sem respaldo na prática não vale. Vc já fez uso em alguma lesão, e comparou o seu uso e não na lesão?! Tem muita gente, inclusive acadêmicos e médicos que acham que a homeopatia e a acupuntura são balelas. Muitos não usaram, se o fizessem não diriam tal bobagem. Veja bem, a forma ocidental de comprovação, é só uma forma. Existem outros métodos, outras verdades, outros meios.Para mim que danço e preciso de recuperação rápida e segura, a kinesio tape é perfeita.

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.