Leituras de 4a Feira

O Daily Relay lista 5 coisas que os eventos de atletismo podem aprender com a Copa do Mundo.

Às vésperas da tradicional corrida galesa entre homens e cavalos, alguém lembrou que existe uma corrida britânica entre homens e bicicletas. Aqui o vídeo da edição de 2013! Muito legal!

Esqueça a vida glamorosa que as estrelas do atletismo levam. A grande maioria não é milionária. Uma matéria e com o todo poderoso Max Siegel da USA Track & Field revela um pouco da realidade salarial e financeira desses atletas.

Durante os Commonwealth Games em Glasgow, o público poderá desafiar Usain Bolt em uma prova de 30m virtual. Com o uso de LEDs a Virgin Media deverá preparar uma ativação parecida com o que a ASICS fez com Ryan Hall no Metrô às vésperas da Maratona de Nova Iorque em 2011.

Uma das coisas mais inacreditáveis na Nutrição é o quanto ela é tomada por achismo, crenças e carência de Ciência. Ontem mesmo vi uma famosa do Instagram dizendo que toma gel antes de treino de 8km e depois come 3 claras e 1 gema. O que ela faz com as outras duas gemas? Provavelmente joga fora porque o gênio do nutricionista dela acha que isso a mataria do coração. No mesmo dia um conhecido treinador  recomenda antes de uma Meia Maratona beber 3 litros de soro fisiológico caseiro por dia. A receita? Pedialite, água e dextrosol (ou açúcar!!). Por quê? Porque sim. Passei duas faculdades inteiras ouvindo meus professores falando bobagens sobre Nutrição, sobre uma importância descabida de um carboloading que nunca conseguiram provar em amadores. Pior, nunca colocaram suas crenças à prova. Acompanhe um amador de assessoria às vésperas de uma prova de 21km ou 42km e o verá se entupindo de massas. Pra quê? Boa pergunta. Um pouco de convivência com atleta “de verdade” e você vai ver que isso é preocupação de pangaré. Um vídeo recente que recebi com os hábitos pré-prova de grandes estrelas de vários esportes mostra a distância entre a teoria (nunca provada) e a realidade. Não se passa um dia sem que eu tenha a certeza que o papel de um treinador amador seja irrelevante, que seu maior benefício é somente o de ficar te chamando pelo seu nome a cada vez que você passa em frente a ele na hora dura do tiro. O segundo maior benefício é evitar que você se machuque. E “só”. De resto, eles são de uma importância menor, quase irrelevante. Suas teorias não se sustentam, suas experiências práticas pouco influenciam, seu diferencial técnico quando falamos de desempenho é pequeno demais. Aqui o vídeo.

O ótimo Meeting de Ostrava (Golden Spike) lançou este belo vídeo promocional abaixo!

Etiquetado

12 pensamentos sobre “Leituras de 4a Feira

  1. Mario Mello disse:

    Bom dia Balú! Gosto muito de seu blog, claro que tenho divergências , natural, apenas comentando em referência a sua opinião quanto a irrelevancia do papel do treinador para amadores, permita-me discordar. Talve por você estar afastado do dia a dia do treinamento com alunos possa não enxergar o quanto um treinador é solicitado por estes amadores, o quanto eles tem dúvidas e o quanto um profissional de Educação física pode ajudá-lo! Com certeza nem todos fazem bem o seu papel, mas dai não podemos generalizar!
    Você que prega tanto a ciência, como pode este amador fazer melhor sózinho? Sim, pode! Mas vai ter que estudar ou ser auto de data, mas aí é melhor receber orientação pois se tiver que estudar vai estudar a sua própria profissão, não ?
    Você tem chupado muito limão, não vai virar um Datena pelo amor de Deus!
    Grande abraço!

    Curtir

    • Nelton Araujo disse:

      Prazer,

      Nelton Araujo, “auto de data”, que cada vez que entrou numa assessoria, perebeu que era melhor treinar sozinho. Foi quando mais evoluí. Pq não fui subtreinado e nem me tratei como se fosse um Commodity.

      Ps. Sou historiador, e realmente deveria estudar mais sobre minha profissão, né? Quando é sobre seu hobby, melhor pagar pra alguem te dar tudo mastigadinho e falar certas “verdades” dos anos 1950.

      Um abs

      Curtir

  2. Julio Cesar Kujavski disse:

    Sim, a cada dia que passa também acho o treinador desnecessário para um corredor amador. Já tive alguns treinadores e naturalmente as marcas melhoram quando o amador tem treinador, porque a motivação é maior e também porque se paga caro por isso. Cheguei a pagar R$ 180,00 mensais para um treinador, alguns meses depois vi a besteira que estava fazendo e decidi nunca mais gastar com isso. Com esse dinheiro posso viajar pra uma prova e ficar num bom hotel. E não serão 1 minuto ou 30 segundos de diferença na minha prova de 10 km que me deixarão mais ou menos feliz.

    Curtir

  3. Concordo com a opinião do treinador frustrado e do ultra e frustado. Não é necessário ter treinador, nutricionista, médico, nutricionista, dentistas e etc. Sejamos todos ignorantes por conta própria. Ops, autodidata!

    Curtir

    • Julio Cesar Kujavski disse:

      Evêncio e Mario Mello. É interessante que tem (muitos) maratonistas (pra ficar só nessa modalidade) que corre perto de 2:30 e nunca teve treinador. Pelo outro lado tem muito maratonista que faz em 3:30, 4:00, 4:30, 5:00 que tem treinador e faz questão de mostrar isso sempre que possível. Faz algum tempo que ter treinador passou a ser também uma questão de status. Fica bonito falar: “meu treinador isso, meu treinador aquilo”, “eu e meu treinador definimos os objetivos” e etc. Outro dia li um relato de uma corredora iniciantes, se não me engano tinha feito somente uma prova de 5 km em 32 minutos, falando em intervalados, educativos, como se fosse íntima dessa metodologia. E estamos vivendo uma época que precisamos de profissionais pra tudo, desde treinador pra correr 5 km em 30 minutos até alguém pra vender nosso carro usado (sim, isso existe).

      Curtir

      • Danilo Balu disse:

        É um absurdo vc querer vender seu carro usado sem usar um profissional qualificado que estudou 4 anos pra fazer justamente isso. Aliás, se eu o vir vendendo um carro usado cobrando por isso, vou interpelar o sindicato e a Associação de Vendedores de Carros Usados (que cobra uma módica anuidade, lógico)… vamos exigir seu diploma. E é um absurdo que vc use de serviços de alguém que queria ter estudado por conta a milenar e complexa arte de vender carros. Se vc quer comodidade e pagar alguém (sempre formado e registrado!), tudo bem! Está no seu direito, mas nós não podemos deixar esse costume de fazer por conta própria tão perigoso se propagar. Por quê? Porque pensamos e queremos o seu bem. E após anos estudando a arte de Vender Carro sabemos que vc não está nas suas capacidades para escolher o que é melhor para vc.

        Curtir

      • Mario Mello disse:

        Caro Julio
        Entendo perfeitamente sua posição. Acho bem natural a escolha de cada qual de acordo com sua necessidade . Para voce, que já conheço, sei que pela experiencia que tem pode treinar sózinho, mas a maioria e principalmente os iniciantes, não tem muita noção de treinamento e procuram orientação principalmente por isso, o que é natural. Apenas acredito que para se falar bem do azul não se precisa falar mal do amarelo, pois muitos gostam do azul e tantos outros do amarelo!
        Grande abraço

        Curtir

  4. Tem muito corredor que corre maratona pra 2:30 na maratona e treina sozinho. Joga na mão de um bom treinador e com certeza vai correr muito melhor. Já pra comparar organismos que tem coração, pulmões, rins, figados, além de articulações, músculos, ossos e sentimento, com carros, precisa ter perdido a noção há muito tempo!

    Curtir

  5. Marcelo Hideki disse:

    Os treinadores devem “odiar” o dardista queniano Julius Yego hahaha

    Curtir

  6. Estevam disse:

    Chegando atrasado…. pois sou um pangaré sem treinador rsrs. Se até o Geoffrey Mutai, pelo que li outro dia, não tinha treinador, o que eu ganharia com um? 15 segundos numa prova de 5k? Muito obrigado! Deixo para os atletas profissionais.

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.