De Câimbra e Hidratação. Ou o quê LeBron ensina ao picareta.

Poucas coisas são tão superestimadas na corrida quanto a melhor hidratação. O homem é um dos animais com melhor sistema de resfriamento corporal e com um mecanismo de hidratação super sensível e acurado. Mas existem categorias de profissionais que tentam vender seu peixe tentando nos fazer acreditar que precisamos de muito auxílio para saber o quê, quando e quanto beber. É do jogo. Digite “hidratação” em qualquer portal de corrida e/ou saúde e verá inúmeras recomendações quando a sede por si só bastaria como indicador.

Até por uma questão de respeito não vou listar aqui exemplos, mas há quem sugira cápsulas de sal a cada hora. Sim, você leu certo, a cada hora de corrida. Certa vez um médico disse na TV que conseguia determinar o nível de desidratação do corredor só com as marcas de suor na camiseta. É sério, não ria! Além de desinformado no assunto, é um covarde porque colocou até a família e uma ex-chefe pra me patrulhar quando questionei. Boa sorte a quem for usar de seus serviços em alguma corrida ou prova intervalada.

hidratacao corujaAcontece que quem diz que você precisa de orientação pra se hidratar, acha que você tem o QI de um Porquinho da Índia e não sabe quando tem sede. Basicamente há 3 tipos de pessoas que privatizam a Hidratação:

1. O desinformado, como o tal médico;

2. O picareta, que é mal intencionado;

3. Quem tem benefícios com a venda de produto.

E só. Eu falo tudo isso porque como grande fã da NBA acompanhei a repercussão das câimbras do astro LeBron James em um jogo das finais. Como ler um livro denso e enorme como o Waterlogged do Tim Noakes dá uma baita trabalho, talvez Nutricionistas, Treinadores e Médicos pudessem ler esse ÓTIMO texto que desmitifica a câimbra e hidratação.

Falo tudo isso sabendo que bebidas esportivas têm sua utilidade, mas seu uso recorrente é desnecessário e nada saudável. E também porque orientar o consumo de cápsulas de sal para evitar câimbras é uma prática que deveria deixar qualquer profissional corado de vergonha. Enfim, recorra à sede, estratégia de hidratação é complicar o básico e o complexo. Pé na bunda de quem acha que seu hipotálamo é burro como ele.

**********************

Para amenizar o ambiente, existiria algo mais garantido que vídeo de competição de atletismo em câmera super lenta? Abaixo você tem um belo clip do britânico BUCS Outdoor Athletics Championships 2014!

Etiquetado , ,

13 pensamentos sobre “De Câimbra e Hidratação. Ou o quê LeBron ensina ao picareta.

  1. Hélio Shiino disse:

    Já havia dito em um post bem antigo que, constantemente, me vejo observando, seja in loco, seja através de documentários, os movimentos e o comportamento dos animais. O instinto animal procura se encarregar de direcionar o que tem que ser feito, sabiamente, sem a interferência do ato de pensar que é inerente aos seres humanos. Pois bem, será que algum pesquisador já fez algum estudo das cãibras nos animais caso realmente elas aconteçam? O que instintivamente é feito para que não ocorram cãibras nestes seres? Dada a resposta, pode-se tentar projetar para os seres humanos.

    Curtir

  2. Julio Cesar Kujavski disse:

    Sobre hidratação, é chato ouvir que alguém foi mal em uma prova porque a hidratação oferecida era deficiente. Deficiente foi o seu treinamento. não é meio copinho de água mineral que vai fazer diferença. Ainda sobre hidratação: Geralmente faço as provas inteiras quietinho sem conversar, gritar, dar bom dia, cantar uhúúú nos túneis, mas em uma prova tive que brigar com um cara porque em um posto de hidratação ele estava na minha frente e o staf estava com 2 copos de água em uma mão, e um copo na outra, eu me preparei pra pegar um dos copos e para minha surpresa o cara da minha frente pegou TODOS. bebeu um e jogou os outros dois na cabeça. E e fiquei sem água naquele posto, e já estava sem água a algum tempo porque não pego água em todos os postos. É claro que isso não afetou meu resultado final, mas fiquei muito puto e xinguei muito o cara, e foi até bom porque era uma meia maratona, estávamos no km 18, e com a raiva eu aumentei o ritmo e deixei o cara pra trás e assim fiz um tempo melhor.

    Curtir

  3. Felipe disse:

    clap clap clap clap!

    Curtir

  4. Balu, uma pergunta… sempre escuto dizer que, numa corrida, quando os sintomas da sede aparecem, na verdade já estamos desidratados. Teríamos na verdade que evitar esse sintoma de aparecer. Acho que faz sentido da seguinte forma: quando estou com sede, bebo muito líquido para saciar, e isso numa corrida é um problema pela dificuldade em se beber correndo. Ou seja, numa corrida, maratona em especial, pois duram bastante, eu preciso evitar essa sede de aparecer, pois ela significa que terei que beber muito líquido. O
    que acha disso?

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      Fala Rafa!
      Lenda! A sede NÃO é um sinal tardio de desidratação. A sede é um sinal de desidratação, mas não significa que já estávamos em estado de desidratação. Além disso, perdas de até 2% NÃO acarretam perda de desempenho. A questão não é o que eu acho, mas que perdas de até mais do que 2% são ainda compensadas pela cerda de peso nos esportes como a corrida. Beba qdo tiver sede e na qtide que a sacie. Vc sabia que os melhores atletas são os que chegam mais desidratados ao final da corrida? Pois é… isso o Treinador, o Nutricionista ou aquele Médico picareta nunca falam sobre… rsrsrs Abrax!

      Curtir

  5. Matheus Tonello disse:

    Balu, você esta cada vez melhor.

    Sobre esse texto quero fazer umas considerações:

    1- eu sou aquele tipo que superaquece muito fácil, principalmente quando esta calor. Um dia fui fazer um treino onde tradicionalmente encontro água em um determinado ponto, lá pelo km 14. Só que quando cheguei lá, estava fechado. Ok, continuei o treino, mas reduzi a intensidade; mesmo assim desidratei e meu hipotalamo começou a bater palma. Quebrei, me arrastei, travou tudo, sentei, achei que iria morrer, MAS NÃO TIVE CAIMBRAS!!!!!!

    2- eu gostei da pergunta do RAfael Maioral e é uma duvida que tenho também. Em todas as provas que fiz até hoje, nunca exAgerei na água, mas nunca deixei sentir muita sede, porque pelos treinos eu percebo que quando deixo sentir sede ou eu bebo água ou desando. Penso que quando os médicos e professores falam de beber água com uma periodicidade talvez seja porque tem corredores que não “escutam” o hipotalamo mesmo.

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      1- Calor (hiperaquecer ou “fundir o motor”) não é necessariamente estar desidratado… exaustão por calor é uma coisa por desidratação é outra. Podem estar juntos ou separados.

      2- Depois respondo com calma a dúvida do Rafa… os Médicos, Treinadores e NUtricionistas que pregam 200ml a cada 15-20min nunca tentaram porque senão teriam visto que não dá!

      Abrax

      Curtir

  6. alberto disse:

    Concordo com o Balu . Tem muita “picaretagem”. Em uma maratona, segui as dicas de hidratação de uma revista “especializada” e tive que parar duas vezes para ir ao banheiro (na verdade só parei uma).
    Entretanto, nas meias-marotanas venho sentido câimbras no final (último km).
    Resolvi, então, utilizar as cápsulas de sal nos últimos treinos. Por incrível que pareça, o resultado foi bem satisfatório.
    Longos de 20k com rítimo progressivo e uma cápsula após 1 hora. Resultado muito satisfatório.

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      Vai por mim, em 21km (nem que seja em 2h30) vc não tem tempo nem condições de suar a pto de haver “falta” de sal. Sua amostragem foi 1 dia com cápsula sal no dia que correu bem. Se tomou no treino (<21km), "pior" ainda…. menos tempo pra necessitar de sal. Quem prescreve sal pra aluno/cliente é picareta ou não se atualiza.
      Abrax

      Curtir

  7. Khael Valadão disse:

    Em apenas 30 minutos de leitura é possível perceber que esse cidadão escreve o que quer em seu blog, sem nenhuma fundamentação e muito menos preocupação com os seis possíveis leitores. Aliás, já deve ter reduzido muito os seus seguidores após falar tanta besteira!
    Espero que os órgãos fiscalizadores na área da saúde tomem as devidas providências e que os internautas não acreditem em tudo ler na web….

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: