Curtos pitacos

10km-padrao10km – Imagine uma prova de 10km gigante, plana, em avenidas largas, com bandas e público local animando nas ruas, em um mês que faça temperatura amena, numa cidade boa, com praia, perto de um grande aeroporto, com os maiores nomes do atletismo nacional, baias, largadas por onda, pelotão premium, elite B, preço honesto, pontual, com estrutura mais do que condizente e muito bem organizada. Imaginou? Temos que sair do país pra achar uma prova dessas, não? Não! Se você ainda não encarou, devia dar uma chance à melhor prova de 10km deste país, a 10km Tribuna FM – Unilus, em Santos (SP). Ela é imperdível, obrigatória no currículo do corredor brasileiro de 10km e é de longe uma das melhores provas deste país, em qualquer distância. *lembro que em setembro (14) haverá a 10ª edição de uma das melhores e mais subestimadas Meias do país, a Meia Maratona Tribuna – Praia Grande (SP).

Treinight_Final_azul-452x30042km – A Maratona do Rio de Janeiro terá seu TreiNight, evento de uma patrocinadora. Bancar um evento exige dinheiro, “ativá-lo” exige (muito mais) dinheiro e competência. Essa não é a melhor maratona do país por simples acaso. É coisa de profissional, e tem sido assim faz tempo… Por outro lado, soube do evento no mesmo dia que soube dos números da Maratona de Porto Alegre, tecnicamente nossa melhor prova, mas que tem como maior entrave quem deveria justamente promover a corrida no estado. Não falo muito mais porque diriam que sou parte interessada, mas a prova estagnou, e está longe de ser culpa de quem decide apoiá-la. A culpa, como sempre, está na “cartolagem”; nas ONGs, não nas ORGs.

bolha runningMercado – Não gosto de falar sem números, mas cada vez mais na base da fofoca venho vendo números de inscritos, concluintes e patrocínios que não fecham a conta quando você cruza com número dos eventos. A Copa do Mundo atrapalhou o plano de muita gente e essa “muita gente” criou ou manteve muitos eventos. O Pipoca vai argumentar que a taxa de lucro é grande, só quem nunca organizou um pega-pega patrocinado fala isso. Tem corrida operando no vermelho. E não são poucas…

*me dói recomendar ou elogiar provas publicamente…. morro de medo de passar a  impressão que caí no balaio daqueles que funcionam na base do jabá (risos)… paguei 100% minha ida à Tribuna e não vou correr no Rio.

Etiquetado , , , , ,

21 pensamentos sobre “Curtos pitacos

  1. Hélio Shiino disse:

    – Não! Se você ainda não encarou, devia dar uma chance à melhor prova de 10km deste país, a 10km Tribuna FM – Unilus, em Santos (SP –

    Provocação.
    Seria uma comodidade despretenciosa, a cada edição, esgotarem, em tempo recorde, as inscrições para uma prova cujo percurso tenha estas características que não desprendam de esforço para conclusão? Ou seja, falta um tempero a mais? Único e exclusivo ato de pisar no acelerador? O que o interessa é o início e o fim sem se ater ao “durante”?
    É a velha e eterna Lei do Menor Esforço?

    Chegará um ponto, para um atleta que não estabelece limites, que ladeiras e cotovelos técnicos o atrairá mais do que estas provas “fáceis”?

    Não queria citar, mas cito. A Meia Internacional de São Paulo é punk! 11 entre 10 concluintes conjugam da mesma opinião. Mas penso que com foco nela o deixará “mais” completo em termos de estrategista. Falam também muito mal – no sentido de exigir bastante esforço – da Maratona de Curitiba.

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      São propostas diferentes. .. percurso legal, percurso pra recorde… Cada prova tem a sua. Não vejo algo mto de errado em buscar prova rápida pra tentar recorde pessoal.

      Curtir

      • Hélio Shiino disse:

        Nem muito nem pouco de errado. Nada de errado!
        O que eu levantei foi um outro ponto. O entendimento do que cada um vê como “A Melhor Prova” e que está grifado.

        Analogamente:
        Tem provas que precisamos estudar apenas Língua Portuguesa!
        E tem outras que, além de Língua Portuguesa, precisamos estudar Matemática, Física, Biologia, Química, Geografia, Inglês etc. Repito é uma prova mais técnica!

        Mas ressalto que tenho nada contra a 10km Tribuna FM! Pelo contrário. Tanto é que já manifestei em blogs de terceiros, em um futuro próximo, participar desta Prova.

        Bola pra frente!

        Curtir

  2. Julio Cesar Kujavski disse:

    Você está dizendo que o CORPA trava o crescimento da maratona de Porto Alegre ?

    Curtir

  3. Mauro Leão disse:

    Ontem escrevi pra um amigo blogueiro, minha experiência em POA domingo. Falei a mesma coisa, não entendo o não crescimento dela e a passividade da Mizuno como patrocinadora… devem estar satisfeitos com tamanho atual. E o percurso, corri 3 vezes lá e foram 3 percursos diferentes, características iguais mas percursos diferentes…

    Curtir

  4. Julio Cesar Kujavski disse:

    Acho que a maratona se mantém entre as melhores justamente por causa do CORPA, que é integrado por corredores que entendem o maratonista. Nos anos que a Latin Sports entrou houve um pequeno retrocesso, com relação à premiações, transporte interno e outros detalhes Agora sem a Latin a prova voltou a ser o que era, isto é, de um nível excelente. Sobre a Mizuno, não entendi muito bem o patrocínio, pois não tinha nenhum produto Mizuno no kit, e somente quem subia no pódio ganhou um boné MIzuno. Quando o patrocinador era a Fila, a camiseta do kit era Fila e haviam mais brindes de pódio, como meias, bonés e até tênis. Quando terminei a maratona falei que nunca mais ia correr outra, mas agora já estou pensando em treinar pra correr esta prova no ano que vem, mas desta vez treinar mesmo, e não enrolar e fazer 50 km semanais.

    Curtir

  5. Adriana Piza disse:

    É realmente impressionante a organização da prova da Tribuna 10k ( e da meia da Praia Grande também, embora não sei porque, seja uma prova relativamente pequena, com máx. de 3500 atletas). Tudo, tudo mesmo funciona, desde banheiros químicos sem filas quilométricas, opção de kit pelo correio e tudo mais já dito no post. E ainda tem premiação por categoria, e para não acontecer aquelas brigas na frente do pódio ( sempre forma aquele bolo com gente discutindo os erros comuns nesse tipo de premiação…) além de ser muito chato e longo (categorias de 5 em 5 anos de 18 a 100) eles publicam os resultados e esperam um tempo para reclamações….e quando é finalmente definido corretamente, enviam o troféu pelo correio! Acho legal também porque sendo uma prova super forte, com a elite em peso, caímos na real e vemos como somos pangarés rsrsrsrs. Enfim, é boa para recordes e para se divertir!!!!

    Sobre a CORPA ter parado no tempo….seria o mesmo que está acontecendo com a Corpore e suas provas?

    Curtir

  6. Marcelo Hideki disse:

    Estagnou o número de participantes/concluintes?

    Curtir

  7. Sobre os 10km da Tribuna é uma ótima prova, este foi o quarto ano consecutivo que fiz. Por morar em Santos, gosto de fazê-la devido a festa, mas não é uma prova para quem busca recordes. A prova tem excelente estrutura sim, é realizada num percurso plano e com clima ameno também, mas ela tem um pequena problema (e foi o único erro do seu texto): largadas em onda!!! Na verdade, além da elite, são formados três pelotões amadores e um de caminhante no final de tudo (você seleciona em qual quer largar no ato da inscrição) e que tem uma diferença de 10 minutos entre cada largada. Aí que acontece os problemas: a pessoa pode selecionar qual pelotão quer, sem precisar comprovar tempo. Na prova deste ano (realizada no último domingo), larguei no primeiro pelotão amador e logo no primeiro km já ultrapassei pessoas que estavam caminhando (e não foram poucas e e até a chegada teve muito mais!) e acabavam atrapalhando quem estava correndo de verdade. Você vê pessoas no primeiro pelotão correndo para 40 minutos, mas também para 1h10min. Esta é a principal reclamação sobre esta prova!

    Curtir

  8. Domingos Massa disse:

    Republicou isso em Domingos Massa.

    Curtir

  9. Fábio disse:

    Ouço falar super bem desta Tribuna 10 KM….. é uma prova que anda me rondando …… O problema é sair do Rio de Janeiro para correr 10 Km……..

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: