Bolha no Mercado de Corrida?

Vendo números do mercado (e por mercado vamos sempre basear no americano, que controla e audita números), você tem que, seja nos 21km, nos 42km, nas maiores, no mercado de tênis e nas provas não-tradicionais, a coisa não para de crescer. Mas tem uma coisa que preocupa.

Fui acompanhar algumas provas recentemente e, não sei se pelo excesso de eventos ou se por uma restrição de investimentos por causa da Copa do Mundo, observei eventos bem cotados sem nenhuma “bandeira”, nada de patrocínio. Apenas apoios, geralmente baseados em (pouco) produto, sem dinheiro.

Por mais que haja expectativas sobre o crescimento das Meias no Brasil, a verdade é que nós brasileiros corremos 10km, não 21km. Disse aqui à época da criação da Half Marathon da Mizuno que achava que ela ajudaria a aumentar o número total de concluintes no ano, mas ainda acho que haverá canibalismo. Por quê? Porque não temos poucos concluintes por falta de oferta (provas), mas por falta de demanda (corredores de 21km).

bolha runningPor mais que haja pipoca se justificando com o argumento estúpido de que pipoca porque as empresas lucram fácil, a história é bem diferente. Fazendo uma conta bem porca, só metade do custo do evento é pago com valor das inscrições. Não precisa de muito então pra entender que uma prova sem patrocínio tem que ser enxuta ao máximo pra não quebrar a organizadora.

Acontece que as questões burocráticas de uma prova exigem que você lance o evento meses antes. E se na hora H não apareceu quem banque a festa, alguém paga o pato. Pior: se quem poderia investir, decidiu arriscar no maior evento esportivo do país do futebol, você tem um problemão. Mais: você não pode voltar atrás, e imaginou que o mercado de corrida iria crescer florido, você colocou em sua agenda N corridas Brasil afora. Algumas delas em datas “ruins” como o Dia das Mães (os números deste final de semana não me deixam mentir), também em função da Copa. Que soe então o alarme!

Não tenho detalhes precisos de todos os acertos de algumas das maiores provas, mas sei que tem gente que perdeu bastante nesses meses. Como sempre repete um brilhante e grande amigo Economista: árvores não crescem até o céu. As ruas e os domingos são finitos. E timing, ele ainda diz, é tudo.

Acho que até dezembro vai ter muito organizador de prova perdendo o sono em busca de patrocínio com prova já agendada…

 

Etiquetado ,

12 pensamentos sobre “Bolha no Mercado de Corrida?

  1. Excelente avaliação.Bem a realidade que todos organizadores estão vivendo.O percurso 21km não há corredores em números que supra as despesas da corrida e 42km são raríssimos os corredores(dá grande prejuizo realiza-la os gastos são inúmeras vezes maiores que realizar uma corrida de 5km e 10km)

    Curtir

  2. O mercado está em crescimento mas qual o perfil dos novos consumidores? Não tenho dados na mão mas desconfio que a maior parte dos novos corredores na verdade é o pessoal do fitness frequentador de academia que se inscreve lá mesmo e vai para curtir com o pessoal. É só olhar a quantidade de barracas de academias que existem nas provas mais badaladas. Eles tem outras prioridades: corpo sarado, saúde, paquera, etc, etc, etc.

    E, novamente sem dados, chuto um palpite: esse pessoal tende a correr “só” 10k, e não há nenhum demérito nisso. Correr 10k é mais do que suficiente para atender os seus objetivos, não há razão para que ampliem a distância. Dá para treinar bem para 10k de segunda a sexta, não é preciso perder a balada porque no fim de semana tem que fazer longão de 20 ou 30 km. Novamente: não vai aqui nenhum juízo de valor. Cada um tem suas próprias razões pra correr e ninguém é “melhor” por conta disso.

    Ou seja, organizador que apostou pesado em crescimento de meias ou maratonas é capaz de ter prejuízo mesmo. Para 5 ou 10k pode até haver prejuizo pontual mas acredito que a maior parte das provas continuará dando lucro.

    Curtir

    • Nishi disse:

      Tem uma questão temporal e de amadurecimento da massa de corredores aí. Praticamente todo novo corredor-participante-de-provas começa pelas provas mais curtas, até 15km (sim, a distância da São Silvestre). Para esse pessoal passar para os 21km há um funil de tempo de interesse. Difícil falar em percentuais, mas vamos dizer que de cada 100 iniciantes, 10 tentem um dia uma meia-maratona. Lógico que quanto maior a “base” de corredores de distâncias mais curtas (1000, 100000), maior a chance de existirem corredores passando para os 21km (100? 10000?), só que isso leva tempo. O que me parece é que há um movimento não-organizado dos organizadores, cada um querendo morder um pedaço desse filé que está crescendo. Mas se o filé cresceu, o número de bocas pra morder também cresceu e até numa proporção maior. Aí é que começa a encrenca. E isso tudo acontecendo num ano sui generis como 2014, torna isso ainda mais drástico!

      Curtido por 1 pessoa

  3. Fábio disse:

    Na opinião tem mercado para os 21km e muito …… só no meu grupo de corrida tem umas 30 pessoas que corre 21Km…Creio que em outros grupos tem muitas pessoas que correm também ….. é só pesquisar (teve um dia que fizemos essa brincadeira deu 80 pessoas que corre 21km e não costumam fazer provas……só as grandes…. Isso só no meu ciclo de amizades) … Porém os preços altos faz com que todos não participem……. Exemplo da Mizuno no ultimo final de semana (ninguém fez) optaram por correr as Lojas Americanas e Rio antigo (falando de Rio de Janeiro)………. Se depender de mim eles não vão ver nenhum centavo………… Outras que vem aumentando são as grandes do Brasil tipo SS, Meia do RIo, Pampulha….. acho que organizadores tem que pensar para que lado vão….Se não vão conseguir esvaziar até essas grandes do Brasil que sempre foram motivo de festa…..

    Exemplo foi a corrida as lojas americanas no ultimo domingo aqui no Rio….. Uma corrida de 20 reais e bem organizada…… Na minha opinião foi a melhor corrida que já fiz em termos de organização e respeito com o corredor……. Foi bem comentada de vários grupos de corrida….. Como eles conseguiram fazer uma corrida de 20 reais com um ótimo kit e as outras na fazem?
    Mandar um link e veja o respeito com o corredor………

    Agora 42Km eu posso até concordar……….. Mas entraria em outro méritos……..

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      Esse é o pto! O motivo pelo qual eles conseguiram fazer uma prova a R$20, é porque alguém pagou a festa (Lojas Americanas). 1. Vamos ver por qto tempo; 2. Se desse lucro, fariam mais e mais e mais….

      Curtir

      • Fábio disse:

        Isso…….. e foi só as lojas americanas (usou bem a Lei de incentivo ao esporte) não teve nenhum patrocínio na camisa…(esqueci de citar: e premiou troféus para os 3 primeiros de cada faixa)….. Agora vamos lá….. estou com uma camisa aqui na minha mão (não vou nem citar a corrida para não ficar chato) que depois do trabalho vou fazer meu treino….. vamos lá para os patrocínios – Caixa – Tryon – Montevérgine – Rádio Globo- Gatorade – 3 Corações – CBN – Probiótica – SportTV – Ideeia ……..Com tantas empresas patrocinando uma prova e ainda cobram caro? Essa corrida foi há alguns anos e não paguei 20 Reais…… Na minha opinião as organizadoras com todos esses patrocínios cobrando 20 ou 40 reais uma prova lucrariam e muito….

        Curtir

      • Danilo Balu disse:

        Fábio, já reparou que só vc teve essa ideia? Não sei qual prova que é. … mas parto da premissa que qto mais patrocinador, menor é o $$$ de cada um no evento. Imprensa não dá $$ como patrocinador, Gatorade tb não. Suplemento e alimentos em MTOS casos entram com brinde e uma merreca… vai por mim, qto mais empresa envolvida, menor é o dinheiro.

        Curtir

  4. Balu, eu comentei no Twitter que aqui em Raleigh, NC, tem umas oito meias, mas agora estou vendo que são provas bem pequenas. A que vai acontecer neste domingo, organizada por corredores, nem vai fechar o trânsito. Vai ser num parque. Grande mesmo só a Rock n Roll (e a primeira foi em 2014).
    E sempre é importante ter cuidado ao comparar com números americanos. Alguém que termina uma meia em 3h30, caminhando a maior parte do tempo, é é considerado um concluinte por aqui.

    Curtir

  5. Mario Mello disse:

    Balú, enxergo como voce, gostaria apenas de mencionar que temos mais corredores de 10km devido a ser possivel correr esta distancia toda semana se desejar, provas de 21km já é bem diferente, por isso menos gente nas provas também! Corredor no Brasil reclama de tudo, daqui a pouco até pipoca vai reclamar, coisa chata isso! Provas no exterior custam muito mas muito mais caro e ninguém reclama, apenas paga senão nem de pipoca consegue correr! Grande abraço

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: