Leituras de 2a Feira

Especialistas tentam explicar que pessoas não passam a sentir menos dor quando passam a treinar. O que cada vez parece ficar mais claro é que treinados podem suportar mais dor e por mais tempo. É uma capacidade maior de lidar com a dor que parece haver em muitos atletas. Pronto já pode se gabar disso no próximo evento social com não-corredores. Alex Hutchinson fala a respeito.

Outro assunto muito interessante é sobre a capacidade mental. O que deveríamos fazer nos treinos longos, por exemplo? Publiquei semanas atrás a Longoterapia. Correr de cabeça vazia? Correr pensando na técnica? Correr se motivando? Aqui um texto bacana da Runner´s World sul-africana.

Off-topic: o best-seller Daniel Coyle faz uma defesa contra a especialização precoce de crianças atletas.

Se há uma coisa que eu não gosto de fazer no blog é o de postar textos antigos. No máximo posto o link quando há alguma relação com um texto atual. Mas tem coisas tão bem escritas que merecem ser revisitadas. Quem gosta de alto nível talvez se lembre do queniano Daniel Komen. Ele assombrou o mundo muitos anos atrás. E desapareceu. Recentemente com toda a história da decisão de Kenenisa Bekele em preferir correr a Maratona de Paris à Maratona de Londres, lembrei imediatamente deste texto. Li muita gente criticando a escolha do etíope. O que eu acho? Que vocês não sabem de NADA. Bekele sabe melhor do que qualquer um de vocês o que é melhor para ele e o que faz ele se levantar muito cedo para se matar treinando. Ao optar pela prova francesa teria ele aberto mão de uma chance de conseguir ser maior do que o compatriota Haile Gebrselassie? E quem disse que ele quer isso? Quem foi que disse que ele precisa disso? Li alguns comentários e desisti de seguir ou entrar nessa discussão. Uma das coisas que mais tenho pavor é a arrogância de alguns em ter a petulância de tentar aconselhar dizendo à distância qual seria a melhor escolha na vida de um terceiro. Se Bekele escolheu o cachê ($$), os ares parisienses ou concorrentes mais fracos, ele sabe melhor do que eu, você ou qualquer um dos “””comentaristas””” do Twitter o que é melhor pra ele, Bekele. Menos paternalismo e mais humildade, moçada… se juntar todos vocês, não dá meia palmilha de uma sapatilha surrada e suja dele. *afinal por que Daniel Komen sumiu? E quem foi que disse que ele queria estar ganhando tudo??

E o astro Justin Bierber, hein…? Preso que foi, virou tema de uma campanha para promover a equipe de atletismo feminina de uma escola americana.

Justin Bierber

Etiquetado ,

2 pensamentos sobre “Leituras de 2a Feira

  1. Rá ! Sobre sentir dor e etc, ontem mesmo conversando com minha mulher, que é sedentária, falei que nós corredores gostamos de fazer coisas difíceis, pois correr é difícil e ficar parado é fácil, e que cada treino é um desafio, e que suportamos mais dor, e bla bla bla… Porém ela não se impressiona muito com isso.

    Curtir

  2. Adriana Piza disse:

    Sobre dor, tem um artigo muuuito bom (mas não tão recente….2011) escrito pelo David Epstein mostrando que as circunstâncias vão influenciar na percepção da dor! Com vários exemplos/histórias impressionantes! http://si.com/vault/article/magazine/MAG1188954/3/index.htm

    Sobre especialização precoce de crianças…já dizia o Prof. Valdir Barbanti do problema da iniciação precoce. Encontrei com ele há algumas semanas e conversamos exatamente sobre isso. A criança tem que primeiro desenvolver as habilidades motoras (correr, pular, subir, descer…..) e de forma lúdica antes de partir para apenas movimentos específicos levados muito a sério e muitas vezes com pressão externa dos pais… Ele escreveu um ótimo livro sobre Formação de Esportistas, um pouco antigo (2005) mas muito bom!

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: