Leituras de 2a Feira

*esta semana começam os Jogos Olímpicos de Inverno (Sochi), um evento enorme… é mentira que vou ver só por causa da bela Lolo Jones! Ao contrário do que a imprensa brasileira acha, há muita coisa boa pra se ver!

Uma das ideias do Nick Symmonds para tornar o atletismo financeiramente mais atrativo, seria a possibilidade de apostas. Você não precisa parar pra pensar muito pra lembrar que isso abriria chances enormes de resultados forjados. E aí? O que fazer? Há outra opções? Numa bela matéria, a Runner´s World fala sobre o assunto.

Leitura Obrigatória - BLOGVocê conhecia o tanzaniano Filbert Bayi? Confesso que nunca tinha ouvido falar dele nem da histórica corrida de 40 anos atrás, talvez a maior prova de 1500m/Milha de TODA a história. E ela é magistralmente relembrada e escrita em 2 textos de leitura obrigatória. Aqui você tem uma das maiores provas de 1500m contada em seus detalhes. Demais! E aqui um pouco da vida e carreira de Bayi, um monstro meio esquecido.

No blog do The Guardian a pergunta que vai nos aborrecer por muito tempo: será que alguém algum dia irá correr a maratona abaixo das 2 horas? A resposta é sim. E só coloquei a matéria aqui porque quem fala a respeito é o monstro David Epstein. Só por isso.

Se você gosta de saber sobre os profissionais, aqui uma matéria onde alguns deles falam dos planos para a temporada 2014. Entre eles: Flanagan, Symmonds, Krupicka, Meb e Jurek!

Quem disse que somos coadjuvantes no cenário esportivo mundial?? Um ranking mundial de doping por nações e modalidades nos coloca em um nada honroso 3º lugar.

Eu tenho que respirar fundo quando vou falar do assunto, mas para mim, a “entrada” das bebidas esportivas em treinos de assessorias esportivas é um câncer para a Saúde Pública. O hábito de se juntar para correr que deveria ser apenas para buscar saúde é também um local onde por orientação do próprio profissional da Saúde, acaba entupindo os alunos de bebidas esportivas. O problema é: a imensa maioria dos que treinam, não precisa e, pior!, não deveria consumir este produto! Deixa eu contar até 10…

Woman-eating-spoon-of-sugar

Etiquetado ,

11 pensamentos sobre “Leituras de 2a Feira

  1. Hélio Shiino disse:

    Parece-me que fora do ambiente esportivo a confusão é absurdamente grande!
    Você localiza estas bebidas esportivas (pasmem) na seção de sucos/refrescos/refrigerantes!!!
    Se me perguntarem onde seria o local adequando, não saberia responder. Mas que a confusão é absurdamente grande, eu confirmo.
    Quantas vezes não cansamos de ver não-atletas bebendo que nem água???

    Curtir

  2. Nilson Duarte Monteiro disse:

    Danilo,

    Eu tenho o recorte de jornal do recorde do Filbert Bayi, de 1974. E aqui o vídeo da prova e o depoimento dele e do John Walker:

    Curtir

  3. Sim, chego na minha assessoria, já devidamente equipado com minhas meias de compressão, gps, ipod, camisa de tecido tecnológico com protetor solar, bebo uns gatorade antes do treino então coloco minha máscara e saio pra correr. Parece que a nova moda é correr usando uma máscara que “simula” o ar rarefeito da altitude. Chama ” Training Mask 2.0″. Parece aqueles trecos vendidos na Polishop. Estou é me divertindo com tudo isso.

    Curtir

  4. Fabio disse:

    Não precisam consumir, não deveriam e ainda estão recebendo um desserviço de seus contratados… Saem do treino com mais calorias ingeridas do que gastas… Se comerem uma banana junto à bebida, então…!
    http://www.theverge.com/2014/1/20/5327072/gatorade-bolt-game-food-marketing-mobile-apps

    Curtir

  5. Giovana Kaupe disse:

    Difícil é tu explicar pro teu aluno que ele não precisa dessas bebidas nos treinos e ele querer e continuar pedindo isotônico porque as outras assessorias proporcionam isso. Como se eu não levasse só pra não gastar. Sim, acontece na minha! rsrsrsrs

    Curtir

  6. Pelas pesquisas que fiz como leigo, a opinião mais embasada que encontrei foi que reposição de carboidratos somente é necessária a partir de 1 hora e meia de exercícios. Eu costumo seguir essa regra mas abro exceções como nesse verão tórrido em que acabo suando muito mais do que o normal.
    Por outro lado, consultando os rótulos das bebidas esportivas não achei o teor de calorias tão elevado. O sujeiro tem que beber muito para conseguir empatar o gasto num treino de corrida.

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: