Leituras de 5a Feira

A esta altura você já deve saber e ter visto a “corrida” de Usain Bolt contra um típico ônibus de Buenos Aires: bem velho, quadrado, colorido e lento, bem lento. Nada muito mais a dizer que já não tenha sido mostrado na Globo (em bela matéria explicativa no Esporte Espetacular), na Sky News, no The Guardian ou outro veículo com imagens do YouTube (*adiante ao 7´45” pra ver uma “corrida” de 120m). O que eu acho? Um fim de feira. Bolt não poderia perder e também não queria competir a esta altura do ano, mas os organizadores portenhos poderiam ao menos ter se dado ao trabalho de fazer uns testes antes. Eu pensei seriamente em ir ver, e voltaria revoltado como muitos que torraram sob o calor do infernal verão local. Pois já sabendo da ação que viria, o CQC local (*para quem não sabe o programa é originalmente argentino) chamou o fundista brasileiro naturalizado Leonardo da Silva para uma corrida verdadeira com um ônibus. Do ponto de vista de desafio, foi MUITO melhor, confiram aqui!

Você conhece o grande ex-atleta Al Blozis? Não?!? Eu também não. Praticamente todos o esqueceram. Mas não deveríamos. No Run Blog Run uma coluna explicando o porquê.

Na faculdade os professores de matérias mais técnicas vivam debatendo se era interessante alterar a técnica de alguém. Uma argumentação que sempre achei meio tosca era dizer que Emil Zatopek teria sido pior se corrigissem sua forma horrenda de correr. Ou então que o ex-ponteiro da seleção de vôlei Pampa teria sido pior se não fosse todo errado. Afinal, existiria “A” melhor forma de correr? O leitor Luis Oliveira mandou este texto interessante. São tantas, mas tantas as variáveis que me pergunto se há algum treinador que acredite em haver a melhor forma. Aos mais interessados, semana passada saiu replicada essa matéria em vários lugares falando sobre a mudança de nossa técnica em função do cansaço e também da velocidade. Acho meio “lógico”, mas o autor tenta se fundamentar em ciência.

Merry Lepper é aquele tipo de atleta com feitos de pioneira que poucos recordam por talvez não ter sido muito rápida 50 anos atrás. Mas se hoje as mulheres correm as mesmas provas que os homens, parte desse direito se deve à coragem dela. Saiba mais aqui.

Imagine você desafiando um Papai Noel para uma corrida com a chance de ganhar um prêmio gordo de R$5.000. Foi isso o que o Luciano Huck fez em seu programa. O que as pessoas não sabiam, é que o Papai Noel era o velocista brasileiro Bruno Lins, que tem no currículo Mundiais e Jogos Olímpicos correndo os 200m. Veja o vídeo da bela brincadeira! Demais!

Quem não conhece Michelle Jenneke? Ela é a barreirista australiana que atraiu olhares maliciosos do mundo inteiro no Mundial Junior no ano passado. Ela ainda ganha dividendos com aquela dancinha sensual de largada. Veja abaixo sem deixar de checar o número de visualizações!

Etiquetado , ,

Um pensamento sobre “Leituras de 5a Feira

  1. Marcos disse:

    Hoje acho que foi um erro meu tentar uma pisada mais natural. O aprendizado foi bom, mas ainda me custa uns incômodos no pé direito, que por ter domínio maior era o que eu tentava “ensinar a correr certo”. Antes não sentia dores apesar da técnica antiga ser menos adequada. Talvez essa mecânica antiga fosse a melhor para mim. Isso durou um ano e desisti de tentar “correr certo”. Sei que a técnica pode fazer diferença, mas não acho que é prioridade. Como bem abordado no texto, técnica envolve muitas variáveis e pode estar relacionada com muita coisa, só acho que não é bom ficar correndo e pensando muito sobre isso, tentando se “corrigir”. Prioridade para mim hoje é fazer o treino o mais próximo possível dos melhores ritmo e volume, depois é prevenção de lesões e alimentação. Em seguida cabeça / emocional, calçado, terreno, técnica, FC e respiração.
    Parece que o texto tá mais leve nesse blog livre Balu. Impressão?

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: